sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Sexta das Quatro têmporas

 22/09 Sexta-feira
Festa de Segunda Classe
Paramentos Violeta

Intróito/ Sal. 94, 6-7.
Vinde, adoremos a Deus e prostremo-nos diante do Senhor, e choremos diante daquele que nos fez; porque ele é o Senhor nosso Deus.
Ps. ibid., 1.Vinde, regozijemo-nos no Senhor; vamos cantar hinos a Deus nosso Salvador
V/. Glória Patri.

Coleta
Deus Todo-Poderoso e Eterno, que curas corpos e almas pelo salutar remédio da abstinência, humildemente suplicamos a Vossa Majestade, para que, aplacados pela piedosa oração dos que jejuam, nos ajudeis no presente e no futuro.

Leitura da Epístola do Profeta


Oséias 14, 2-10
2 Muni-vos de palavras (de súplicas) e voltai ao Senhor. Dizei-lhe: Perdoai todos os nossos pecados, acolhei-nos favoravelmente. Queremos oferecer em sacrifício a homenagem de nossos lábios. 3 O assírio não nos salvará, não mais montaremos nossos cavalos, e não mais teremos como Deus obra alguma de nossas mãos, porque só junto de vós encontra o órfão compaixão. 4 Curarei a sua infidelidade, amá-los-ei de todo o coração, (porque minha cólera apartou-se deles). 5 Serei para Israel como o orvalho; ele florescerá como o lírio, e lançará raízes como o álamo. 6 Seus galhos estender-se-ão ao longe, sua opulência igualará à da oliveira e seu perfume será como o odor do Líbano. 7 (Os de Efraim) virão sentar-se à sua sombra. Cultivarão o trigo. Crescerão com a vinha. E serão famosos como o vinho do Líbano. 8 Que terá ainda Efraim de comum com os ídolos? Eu mesmo, que o afligi, torná-lo-ei feliz. Eu sou como o cipreste sempre verde: graças a mim é que produzes fruto. 9 Quem é sábio atenda a estas coisas! Que o homem inteligente reflita nelas, porque os caminhos do Senhor são retos. Os justos andam por eles, mas os pecadores neles tropeçam.

Gradual. Sal. 78, 9 e 10.Propício esto, Dómine, peccátis nostris: ne when dicant gentes: Ubi est Deus eórum?Sê propício a nós e perdoa os nossos pecados, Senhor, para que as nações não digam: Onde está o seu Deus?
V/. Adiuva nos, Deus, salutáris noster: et propter honórem nóminis tui, Dómine, líbera nos. Ajuda-nos, ó Deus, que és nosso Salvador e para a glória do teu nome, Senhor, livra-nos.Oremus. Flectamus genua. R/. Levante. Vamos rezar. Vamos dobrar o joelho. R/. Ficar de pé.
Oração.Da nobis, quǽsumus, omnipotens Deus: ut, ieiunándo, tua grátia satiémur; e, abstinéndo, cunctis efficiámur hóstibus fortióres. Por Dominum. Concede-nos, por favor, Deus Todo-Poderoso, que jejuando sejamos sustentados por tua graça e que praticando a abstinência nos tornemos mais fortes do que todos os nossos inimigos.

Sequência do Santo Evangelho                                                                                                                    
São Lucas 7,36-50                                                                              
36 Um fariseu convidou Jesus a ir comer com ele. Jesus entrou na casa dele e pôs-se à mesa. 37 Uma mulher pecadora da cidade, quando soube que estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro cheio de perfume; 38 e, estando a seus pés, por detrás dele, começou a chorar. Pouco depois suas lágrimas banhavam os pés do Senhor e ela os enxugava com os cabelos, beijava-os e os ungia com o perfume. 39 Ao presenciar isto, o fariseu, que o tinha convidado, dizia consigo mesmo: Se este homem fosse profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que o toca, pois é pecadora. 40 Então Jesus lhe disse: Simão, tenho uma coisa a dizer-te. Fala, Mestre, disse ele. 41 Um credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinqüenta. 42 Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos a sua dívida. Qual deles o amará mais? 43 Simão respondeu: A meu ver, aquele a quem ele mais perdoou. Jesus replicou-lhe: Julgaste bem. 44 E voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não me deste água para lavar os pés; mas esta, com as suas lágrimas, regou-me os pés e enxugou-os com os seus cabelos. 45 Não me deste o ósculo; mas esta, desde que entrou, não cessou de beijar-me os pés. 46 Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta, com perfume, ungiu-me os pés. 47 Por isso te digo: seus numerosos pecados lhe foram perdoados, porque ela tem demonstrado muito amor. Mas ao que pouco se perdoa, pouco ama. 48 E disse a ela: Perdoados te são os pecados. 49 Os que estavam com ele à mesa começaram a dizer, então: Quem é este homem que até perdoa pecados? 50 Mas Jesus, dirigindo-se à mulher, disse-lhe: Tua fé te salvou; vai em paz.

Ofertório/Sal. 87, 2-3.
Senhor, Deus da minha salvação, clamei a ti e diante de ti dia e noite, deixa minha oração entrar em tua presença, Senhor.

Secreta
Fazei, nós vos suplicamos, Deus Todo-Poderoso, que o dom oferecido aos olhos de vossa majestade, nos obtenha a graça da devoção e nos conduza ao gozo da bem-aventurada eternidade.

Prefatio Communis. Prefácio Comum .

Comunhão/  Levit. 23, 41 e 43.
No sétimo mês celebrareis esta festa, porque fiz habitar os filhos de Israel em tendas, quando os tirei da terra do Egito, eu, o Senhor vosso Deus.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Suplicamos-te, Senhor, que os teus sacramentos aperfeiçoem em nós a graça que contêm, para que possamos receber a realidade daquilo que agora realizamos em figura.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário.