quinta-feira, 14 de setembro de 2023

14 de setembro Exaltação da Santa Cruz.

 14/09 Quinta-feira
Festa de Segunda Classe
Paramentos Vermelhos
Parabéns 
Festa do Mosteiro da Santa Cruz: http://www.beneditinos.org.br/

Este dia é dedicado a celebrar a madeira que era o instrumento do triunfo de Cristo sobre o diabo. No último dia, Cristo virá para julgar o mundo, precedido pelo "sinal", isto é, da Cruz e vão ver o quando Ele ama. 

"Que grande coisa para possuir a Cruz! Quem possui possui um tesouro" (Santo André de Creta) 

. "Esse é o nosso único orgulho a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, em quem temos a salvação, vida e ressurreição através dele estamos salvos e libertos (Gal 6, 14). 

    O sinal da Cruz, c 'é para proclamar a nossa fé em nosso Senhor Jesus Cristo, e assim, para escapar da ciladas do demônio.
   No Ocidente, a festa do dia que comemora a descoberta por Santa Helena da Cruz e da dedicação das basílicas de Constantino, em Jerusalém. Ele também comemora o retorno da Cruz em Jerusalém, sob Heráclio após sua vitória sobre os persas no Oriente, este festival é um dos doze principais solenidades litúrgicas anuais que tem uma vigília da noite, um rigoroso jejum, e se estende até em 21 de setembro. 


Santa Salústia e São Cereal, Mártires
Exaltatio Sanctae Crucis Segundo a tradição, a Vera Cruz foi descoberta em 326 por Helena de Constantinopla, mãe do Imperador Constantino I, durante peregrinação à cidade de Jerusalém. A Igreja do Santo Sepulcro foi construída no local da descoberta, por ordem de Helena e Constantino. A igreja foi dedicada nove anos após, em 335, com uma parte da cruz em exposição. Em 13 de Setembro ocorreu a dedicação da igreja e a cruz foi posta em exposição no dia 14, para que os fiéis pudessem orar e venerá-la. Em 614 os persas invadiram a cidade e tomaram a cruz, que foi recuperada pelo Imperador Bizantino Heráclio em 628. Após um ano em Constantinopla, a cruz retornou ao Santo Sepulcro “E como Moisés levantou no deserto a serpente, assim também importa que seja levantado o filho do homem, a fim de que todo o que nele crê, nele tenha a vida eterna”. (Jo 3,14-15) O próprio Senhor Jesus denominou a sua crucificação como uma exaltação: “Cumpre que o filho de Deus seja exaltado.” De fato foi pela cruz que Jesus foi exaltado sobre os céus e a terra. Devemos também, nós entendermos que seremos exaltados se, com Nosso Senhor Jesus Cristo, levarmos nossa cruz com paciência, resignação e humildade.                                                                                                                                 
No dia do nosso batismo fomos marcados com a cruz do Senhor. No dia da Crisma também fomos marcados com a cruz do Senhor em nossa testa. 


A cruz é o distintivo dos filhos de Deus e o catecismo ensina qual o sinal do Cristão e dizemos é a cruz.       
Mártir (século III) Ele celebra a festa de Santa Salústia de Itália Roma casada com São Cereal, tornaram cristãos, instruído na fé pelo Papa São Cornélio. Eles morreram foram decapitados por sua fé em Cristo em 251 no mesmo dia que o Papa Cornélio. São Santos Mártires do Império Romano Roma na perseguição de Décio.
       
Intróito/Gal. 6, 14.
Para nós, devemos nos glorificar na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo: nele temos a salvação, a vida e a ressurreição: por ele somos salvos e libertados.
Sal. 66, 2.Que Deus tenha misericórdia de nós, e nos abençoe, faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, que hoje nos dás motivo de alegria na festa anual da Exaltação da Santa Cruz, concedei-nos, rogamos-vos, que mereçamos recolher no céu as recompensas adquiridas por meio da redenção daquele cujo mistério conheceram aqui abaixo

Leitura da Epístola dos   
                                                                      
Filipenses 2,5-11 5 Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus. 6 Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, 7 mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. 8 E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9 Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. 11 E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor.

Gradual. Ibid., 8-9.Christus factus est pro nobis oboediens usque ad mortem, mortem autem crucis. Cristo foi feito por nós, obediente até a morte e morte de cruz.V/. Propter quod et Deus exaltavit illum, et dedit illi nomen, quod est super omne nomen.V/. Por isso Deus o exaltou supremamente e lhe deu o nome que está acima de todos os nomes.
Aleluia, aleluia. V/. Dulce lignum, dulces clavos, dúlcia ferens póndera: quæ sola fuísti digna sustinére Regem cælórum et Dóminum. Aleluia.Aleluia, aleluia. V/. Ó doce madeira, ó doces pregos, você carrega um fardo ainda mais doce: ó Cruz, somente você foi digna de sustentar o Senhor e Rei do Céu. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São João 12,31-36 
31 Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo. 32 E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim. 33 Dizia, porém, isto, significando de que morte havia de morrer. 34 A multidão respondeu-lhe: Nós temos ouvido da lei que o Cristo permanece para sempre. Como dizes tu: Importa que o Filho do Homem seja levantado? Quem é esse Filho do Homem? 35 Respondeu-lhes Jesus: Ainda por pouco tempo a luz estará em vosso meio. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos surpreendam; e quem caminha nas trevas não sabe para onde vai. 36 Enquanto tendes a luz, crede na luz, e assim vos tornareis filhos da luz. Jesus disse essas coisas, retirou-se e ocultou-se longe deles. 

Ofertório/ Sal. 20, 2-3.
Senhor, o justo se alegrará com a tua força, e se regozijará com grande alegria, porque tu o salvaste. Você concedeu a ele o desejo de seu coração.

Secreta
Enquanto vamos nos nutrir com o Corpo e Sangue de Jesus Cristo, Nosso Senhor, por quem o Estandarte da Cruz foi santificado: nós te pedimos, Senhor, nosso Deus, que como merecemos adorar este estandarte, possamos também se beneficiará eternamente do efeito de sua glória salutar.

Praefatio de sancta Cruce. [ * ] Prefácio da Cruz..

Comunhão
Pelo sinal da cruz, livrai-nos dos nossos inimigos, ó nosso Deus.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Esteja presente, Senhor, nosso Deus: e aqueles que você fez feliz pela honra da Santa Cruz, defenda-os também com sua ajuda perpétua.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário