quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Quarta-feira das Quatro têmporas

20/09 Quarta-feira
Festa de Segunda Classe
Paramentos Violeta

 

Intróito/  Ps. 80, 2, 3, 4 et 5.
Celebrar com alegria o Deus que nos ajuda, cantar hinos ao Deus de Jacó, cantar um doce cântico com acompanhamento da cítara, tocar a trombeta no início do mês, pois é um preceito em Israel e uma lei nele …honra do Deus de Jacó.
Ps. ibid., 6. Ele instituiu isso para ser um testemunho aos descendentes de José quando eles saíssem do | terra do Egito, onde José ouviu uma língua que não conhecia./. Glória Patri.
Post Kýrie, eléison, dicitur : Orémus. Flectámus genua. R/. Leváte.    Après le Kýrie, eléison, on dit immédiatement : Prions. Fléchissons le genou. R/. Levez-vous.
Oratio.

Coleta
Concede, Senhor, nós te suplicamos, que a nossa fraqueza seja sustentada pelos remédios da tua misericórdia, para que, se for arrastada para a terra por causa do seu próprio estado, seja elevada graças à tua clemência.
¶ Præcedens oratio sine Flectámus génua sumitur ad commemorandam feriam IV Quatuor Temporum ¶ A oração precedente, sem o Flectámus génua, é feita se for necessário comemorar a Quarta-feira das Quatro Vezes

Leitura da Epístola do Profeta

Neemias 8, 1-10                                                                                         
1. Todo o povo se reuniu então, como um só homem, na praça que ficava diante da porta da Água, e pediu a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia prescrito a Israel. 2. O sacerdote Esdras trouxe a lei diante da assembléia de homens, mulheres e de todas (as crianças) que fossem capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês. 3. Esdras fez então a leitura da lei, na praça que ficava diante da porta da Água, desde a manhã até o meio-dia, na presença dos homens, mulheres e das (crianças) capazes de compreender; todos escutavam atentamente a leitura. 4. O escriba Esdras postou-se num estrado de madeira que haviam construído para a ocasião; a seu lado encontravam-se, à direita, Matatias, Semeías, Anias, Urias, Helcias e Maasias; à esquerda, Fadaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mosolão. 5. Esdras abriu o livro à vista do povo todo; ele estava, com efeito, elevado acima da multidão. Quando o escriba abriu o livro, todo o povo levantou-se. 6. Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus; ao que todo o povo respondeu, levantando as mãos: Amém! Amém! Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor com a face por terra. 7. E Josué, Bani, Serebias, Jamin, Acub, Seftai, Odias, Maasias, Celita, Azarias, Josabed, Hanã, Falaías e outros levitas explicavam a lei ao povo, e cada um ficou no seu lugar. 8. Liam distintamente no livro da lei de Deus, e explicavam o sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura. 9. Depois Neemias, o governador, Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que instruíam o povo, disseram a toda a multidão: Este é um dia de festa consagrado ao Senhor, nosso Deus; não haja nem aflição, nem lágrimas. Porque todos choravam ao ouvir as palavras da lei. 10. Neemias disse-lhes: Ide para as vossas casas, fazei um bom jantar, tomai bebidas doces, e reparti com aqueles que nada têm pronto; porque este dia é um dia de festa consagrado ao nosso Senhor; não haja tristeza, porque a alegria do Senhor será a vossa força.

 Graduale. Ps. 112,5-7.Quem é como o Senhor nosso Deus que habita nas alturas e que olha para as coisas mais humildes no céu e na terra?
V/Tirando os fracos do pó e levantando os pobres do monturo.
 

Beáta gens, cuius est Dóminus Deus eórum:pópulus, Quem elegit Dóminus in hereditátem sibi. Bem-aventurado o povo cujo Deus é o Senhor, o povo que o Senhor escolheu para sua herança.
V/. Verbo Dómini cæli firmáti sunt:​​et spíritu oris eius omnis virtus eórum. Os céus foram estabelecidos pela palavra do Senhor, e toda a sua beleza é pelo sopro da sua boca.


Sequência do Santo Evangelho
                                                                                                                       
São Marcos 9,16-28 
16. Ele lhes perguntou: Que estais discutindo com eles? 17. Respondeu um homem dentre a multidão: Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo. 18. Este, onde quer que o apanhe, lança-o por terra e ele espuma, range os dentes e fica endurecido. Roguei a teus discípulos que o expelissem, mas não o puderam. 19. Respondeu-lhes Jesus: Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos hei de aturar? Trazei-mo cá! 20. Eles lho trouxeram. Assim que o menino avistou Jesus, o espírito o agitou fortemente. Caiu por terra e revolvia-se espumando. 21. Jesus perguntou ao pai: Há quanto tempo lhe acontece isto? Desde a infância, respondeu-lhe. 22. E o tem lançado muitas vezes ao fogo e à água, para o matar. Se tu, porém, podes alguma coisa, ajuda-nos, compadece-te de nós! 23. Disse-lhe Jesus: Se podes alguma coisa!... Tudo é possível ao que crê. 24. Imediatamente exclamou o pai do menino: Creio! Vem em socorro à minha falta de fé! 25. Vendo Jesus que o povo afluía, intimou o espírito imundo e disse-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: sai deste menino e não tornes a entrar nele. 26. E, gritando e maltratando-o extremamente, saiu. O menino ficou como morto, de modo que muitos diziam: Morreu... 27. Jesus, porém, tomando-o pela mão, ergueu-o e ele levantou-se. 28. Depois de entrar em casa, os seus discípulos perguntaram-lhe em particular: Por que não pudemos nós expeli-lo?

Ofertório/ Sal. 118, 47 et 48.

Meditarei nos teus preceitos, que amo profundamente, e levantarei as minhas mãos para cumprir os teus mandamentos que me são caros.

Secreta
Concede, Senhor, nós te suplicamos, que esta hóstia nos purifique dos nossos pecados e que santifique os corpos e as almas dos teus servos para a celebração do sacrifício.


Comunhão/ 2. Esdr. 8, 10.
Comam alimentos nutritivos, bebam vinho misturado com mel e enviem parte de suas refeições aos pobres que não prepararam nada para si, pois o dia do Senhor é santo; não fique triste, pois a alegria do Senhor é a nossa força.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Tomando os teus dons celestiais, pedimos-te sinceramente, Senhor, que, pela tua graça, recebamos com sentimentos dignos a vítima deste sacrifício que celebramos, tu que o dás a nós, com o desejo de te servir como nosso melhor.


 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário