segunda-feira, 11 de setembro de 2023

11 de setembro dia de Santo Proto e São Jacinto, Martires.

11/09 Segunda-feira
Festa de Quarta Classe
Paramentos Verdes
 
Segundo o martirológio romano, “Em Roma, na antiga via Salária, no cemitério de Basila, (deu-se) o natalício dos irmãos mártires Proto e Jacinto, eunucos da bem-aventurada Eugênia. Descobertos como cristãos sob o imperador Galieno, receberam ordem de sacrificar aos idolos. Como recusassem fazê-lo, foram duramente açoitados, e logo em seguida degolados”.Em 1845, arqueólogos encontraram intacto o túmulo de um santo mártir, onde se podia ler a inscrição latina DP III IDUS SEPTEBR YACINTHUS MARTYR: “Deposição em 11 de setembro de Jacinto mártir”. Agora poderia ser esclarecido o destino das relíquias dos dois santos.Julgava-se que suas relíquias estivessem em Roma, na Igreja de São João dos Florentinos. Após muitos séculos descobriu-se na catacumba da Basila, a oeste da via Salária, o túmulo, ainda intacto, de São Jacinto, com seu nome, exatamente como o martirológio havia registrado desde tempos imemoriais. Perto dali encontrou-se um fragmento de pedra com a inscrição “Sepulcro de Proto M.” Confirmava-se, assim, que o túmulo de São Proto estaria nos arredores. Sem demora, os estudiosos inteiraram-se de como seus antecessores transladaram para a sobredita igreja apenas as relíquias de São Proto. Quando tentaram entrar no túmulo, este ruiu inteiramente, atestando que estava vazio, contendo apenas alguns fios de ouro, único resto do tecido que teriam envolvido os ossos do santo.

Galieno, o imperador em cujo reinado se deu o martírio dos dois irmãos, era filho do perseguidor Valeriano (253-260) e reinou de 260-268. Foi muito tolerante para com os cristãos, tendo proclamado o primeiro edito de tolerância para com o cristianismo. Mesmo assim houve atos de hostilidade isolados sob seu governo. Santa Eugênia, a quem São Proto e São Jacinto serviam, também é comemorada como mártir no dia 25 de dezembro, tendo sofrido o martírio sob o mesmo imperador.
 
Intróito/ Ps. 85, 1 e 2-3.
Inclina o teu ouvido para mim, Senhor, e ouve-me. Salva, meu Deus, o teu servo que em ti espera. Tem piedade de mim, Senhor, porque clamei a ti o dia todo.
Ps. ibid., 4.Alegra a alma do teu servo, porque a ti elevo a minha alma, Senhor.
V/. Glória Patri.

Coleta
Senhor, purifica e fortalece a tua Igreja pelo efeito contínuo da tua misericórdia; e já que não pode subsistir sem você, conduza-o sempre por meio de sua graça.

Leitura da Epístola dos   
                                                                      
Gálatas 5,25-26; 6. 1-10 
25.Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito.26.Não sejamos ávidos da vanglória. Nada de provocações, nada de invejas entre nós. 1.Irmãos, se alguém for surpreendido numa falta, vós, que sois animados pelo Espírito, admoestai-o em espírito de mansidão. E tem cuidado de ti mesmo, para que não caias também em tentação!2.Ajudai-vos uns aos outros a carregar os vossos fardos, e deste modo cumprireis a lei de Cristo.3.Quem pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. 4.Cada um examine o seu procedimento. Então poderá gloriar-se do que lhe pertence e não do que pertence a outro.5.Pois cada um deve carregar o seu próprio fardo.6.Aquele que recebe a catequese da palavra, reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.7.Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá.8.Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.9.Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos.10.Por isso, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos os homens, mas particularmente aos irmãos na fé.

Gradual. Sal. 91, 2-3.Bonum is confitéri Dómino: et psallere nómini tuo, Altíssime. É bom louvar ao Senhor e cantar hinos ao teu nome, ó Altíssimo.
V/. Ad annuntiándum mane misericórdiam tuam, et veritátem tuam per noctem.Para anunciar a tua misericórdia de manhã e a tua verdade durante a noite.Aleluia, aleluia. V/. Sal. 94, 3.Aleluia, aleluia.Quóniam Deus magnus Dóminus, e Rex magnus super omnem terram. Aleluia.Pois o Senhor é um grande Deus, um grande rei que domina toda a terra. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 7,11-16  
1.No dia seguinte dirigiu-se Jesus a uma cidade chamada Naim. Iam com ele diversos discípulos e muito povo.12.Ao chegar perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto a ser sepultado, filho único de uma viúva; acompanhava-a muita gente da cidade.13.Vendo-a o Senhor, movido de compaixão para com ela, disse-lhe: Não chores!14.E aproximando-se, tocou no esquife, e os que o levavam pararam. Disse Jesus: Moço, eu te ordeno, levanta-te.15.Sentou-se o que estivera morto e começou a falar, e Jesus entregou-o à sua mãe.16.Apoderou-se de todos o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta surgiu entre nós: Deus voltou os olhos para o seu povo.

Ofertório/ Pr. 39,2,3 e 4.
Com esperança esperei no Senhor, e ele olhou para mim; ele respondeu ao meu apelo. Ele colocou uma nova canção em meus lábios, um hino ao nosso Deus.

Secreta
Tua nos, Dómine, sacramenta custodiant: et contra diabólicos sempre tueántur incúrsus. Por Dominum. Que os teus sacramentos nos guardem, ó Senhor, e nos protejam sempre contra os ataques dos demônios.
Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .
Prefatio de B. Maria Virg. E você em Transfixione. Prefácio à Bem-Aventurada Virgem Maria E na Transfixação.

Comunhão/ São João 6, 52.
O pão que eu darei é a minha carne, para a vida do mundo.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Que a ação de seu dom celestial se exerça perfeitamente, ó Senhor, em nossas almas e em nossos corpos, para que não seja nosso próprio sentido, mas sua influência que sempre predomine em nós.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário