sexta-feira, 8 de setembro de 2023

08 de setembro Natividade de Nossa Senhora.

08/09 Sexta-feira
Festa de Segunda Classe 
Paramentos brancos.

Os pais de Maria são chamados de Joaquim e Ana. Ambos pertencem à tribo de Judá, têm grandes rebanhos, e levar uma vida santa, mas sem filhos. Depois de anos de orações, o seu desejo é finalmente cumprida: Judéia, no sul de Israel, é o nascimento de Maria, a Imaculada Conceição. Nascimento, chamado de Natividade da Virgem Maria, é celebrada de 8 setembro.

   A Bem-aventurada Virgem mãe de Deus foi santificada no seio materno, antes de nascer? 
  São Tomás de Aquino refere-se de imediato ao fato de que a Igreja não celebraria a festa da Natividade da Bem-Aventurada Virgem se ela não fosse santa desde o nascimento. Portanto, se a Igreja celebra a festa de seu nascimento, significa que foi santa antes de nascer, ou seja, desde o seio materno [STh.III,q27,a.1,sed cont]. Ora, é plausível argumentar racionalmente favorável à santidade de Maria antes de nascer, se se considera o testemunho das Escrituras como, por exemplo, o do Evangelho de Lucas [1, 28], quando o anjo lhe diz: Salve, cheia de graças. Ora, se a outros foi concedido o privilégio da santificação no seio materno como, por exemplo, a Jeremias [1,5] e a João Batista [Lc 1,15], porque não àquela que gerou o Filho unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade [Jo 1,14].Daí concluir crer que a Bem-Aventurada Virgem Maria foi santificada no seio materno antes de nascer STh.III,q27,a.1,c.
   Os santos estão empolgadíssimos com o nascimento de Maria: "Antes do nascimento de Maria, dizem eles, o mundo foi enterrado na escuridão do pecado, com a qual parece Amanhecer anuncia o Sol da Justiça de ser perfeito.    Seu nascimento, Maria só cresceu a cada dia virtudes ... "
   Estrela continua a aumentar a luz, tão bonito em sua aparência, deve ser deslumbrante após a sua corrida! Que felicidade para os eleitos para contemplar as maravilhas operadas no céu por Deus em Maria! Enquanto isso, vamos nos unir com as honras da Igreja hoje em uma centena de títulos diferentes em uma variedade de santuários venerados.
  São Tomás de Aquino afirmado, no último período de sua vida, que a Virgem foi isenta do pecado original, o que lhe coloca entre os que defenderam a 
Imaculada Conceição de Maria.

Intróito/Sal. 73, 20, 19 e 23
Salve, ó Santa Mãe; mãe que deu à luz o Rei que governa o céu e a terra para todo o sempre.
Sal. 44, 2. Do meu coração brotou uma palavra excelente, que consagro minhas obras ao meu Rei.
V/. Glória Patri.

Coleta
Senhor, pedimos-te que concedas aos teus servos o dom da graça celestial; e, como o nascimento da Santíssima Virgem foi o princípio de sua salvação, assim a piedosa solenidade de sua Natividade lhes proporcione um aumento de paz.

E comemorou S. Hadriani Mart. :
Oratio.Præsta, quǽsumus, omnipotens Deus: ut, qui beáti Hadriáni Mártyris tui natalícia cólimus, intercessióne eius, in tui nóminis amóre roborémur. Por Dominum. Concede, Deus Todo-Poderoso, a nós que celebramos o nascimento no céu do Beato Adriano, teu Mártir, a graça de sermos, por sua intercessão, fortalecidos no amor do teu nome.

 Leitura da Epístola dos  
Provérbios 8,4-9                                                                                          
22 O Senhor me criou, como primícia de suas obras, desde o princípio, antes do começo da terra. 23 Desde a eternidade fui formada, antes de suas obras dos tempos antigos. 24 Ainda não havia abismo quando fui concebida, e ainda as fontes das águas não tinham brotado. 25 Antes que assentados fossem os montes, antes dos outeiros, fui dada à luz;

Gradual.Benedícta et venerábilis es, Virgo María: qua sine tactu pudóris invénia es Mater Salvatóris. Você é abençoada e digna de veneração, Virgem Maria, que foi mãe do Salvador, sem que sua pureza tenha sofrido nenhum ataque.
V/. Virgo, Dei Genetrix, quem totus non capit orbis, in tua se clausit víscera factus homo.V/. Virgem, Mãe de Deus, Aquele que o universo inteiro não pode conter, encerre-se em seu seio fazendo-se homem.
Aleluia, aleluia. V/.Felix es, sacra Virgo María, et omni laude digníssima: quia ex te ortus est sol iustítiæ, Christus, Deus noster. Aleluia.Bem-aventurada és tu, bem-aventurada Virgem Maria, e inteiramente digna de louvor, porque de ti saiu o Sol da Justiça, Cristo nosso Deus. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 1,1-16 
1 Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2 Abraão gerou Isaac. Isaac gerou Jacó. Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3 Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara. Farés gerou Esron. Esron gerou Arão. 4 Arão gerou Aminadab. Aminadab gerou Naasson. Naasson gerou Salmon. 5 Salmon gerou Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi. 6 O rei Davi gerou Salomão, daquela que fora mulher de Urias. 7 Salomão gerou Roboão. Roboão gerou Abias. Abias gerou Asa. 8 Asa gerou Josafá. Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias. 9 Ozias gerou Joatão. Joatão gerou Acaz. Acaz gerou Ezequias. 10 Ezequias gerou Manassés. Manassés gerou Amon. Amon gerou Josias. 11 Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no cativeiro de Babilônia. 12 E, depois do cativeiro de Babilônia, Jeconias gerou Salatiel. Salatiel gerou Zorobabel. 13 Zorobabel gerou Abiud. Abiud gerou Eliacim. Eliacim gerou Azor. 14 Azor gerou Sadoc. Sadoc gerou Aquim. Aquim gerou Eliud. 15 Eliud gerou Eleazar. Eleazar gerou Matã. Matã gerou Jacó. 16 Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo.

Ofertório
Bendita és tu, Virgem Maria, que carregaste o Criador de todas as coisas; você deu à luz aquele que te criou, e você permanece para sempre uma virgem.

Secreta
Que nos ajude, Senhor, a bondade de vosso único Filho, que nasceu de uma Virgem, não alterou a integridade de sua mãe, mas a consagrou, para que nos purifiquemos de nossas faltas na solenidade de seu nascimento, ele faz nossa oblação agradável a vós, ele Jesus Cristo Nosso Senhor que…

Pró S. Adriano secreta Segredo
Munéribus nostris, quǽsumus, Dómine, precibúsque suscéptis: et cæléstibus nos munda mystériis, et clementer exáudi. Per Dominum nostrum. Tendo recebido nossos dons e nossas orações, nós te imploramos, Senhor, purifica-nos por estes mistérios celestes, e ouve-nos em tua clemência.

Prefatio de B. Maria Virg. E você em Nativitate. Prefácio à Bem-Aventurada Virgem Maria E na Natividade.

Comunhão.
Bem-aventurado o ventre da Virgem Maria, que deu à luz o Filho do Pai Eterno.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Recebemos, Senhor, as coisas sagradas que vos são oferecidas nesta solenidade anual, concedei-vos, rogamos-vos, que nos dêem os remédios espirituais úteis à vida temporal e conduzindo à vida eterna.

Pró S. Adriano
Pós-comunhão.Da, quǽsumus, Dómine, Deus noster: ut, sicut tuórum comemoraióne Sanctórum temporáli gratulámur offício; ita perpétuo lætámur aspéctu. Per Dominum nostrum. Por favor, Senhor nosso Deus, como nos regozijamos em honrar no tempo, neste ofício, a memória de seus santos, possamos também nos alegrar em vê-los na eternidade.
 
REZEM TODOS OS DIAS O SANTO ROSÁRIO 
Pelo Triunfo da Verdade Católica sobre o erros modernistas,
 PARA O TRIUNFO DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA.
Pela Consagração da Rússia Imaculado Coração de Maria.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.