quinta-feira, 21 de setembro de 2023

21 de setembro dia de São Mateus, Apostolo e Evangelista

21/09 Quinta-feira
Festa de Segunda Classe
Paramentos Vermelhos


São Mateus Evangelista (מתי/מתתיהו, "Dom de Javé" ou "Presente de Deus", hebraico padrão e vocalização de Tibérias: Mattay ou Mattiyahu; grego da Septuaginta Ματθαιος, Matthaios; grego moderno: Ματθαίος, Matthaíos) é, pelo relato dos Padres da Igreja, o autor do Evangelho de Mateus e um dos Doze Apóstolos. Nasceu na Galiléia com o nome de Levi, filho de Alfeu(Cf Mc 2,14-17).. Seu chamado aconteceu em Cafarnaum, junto ao mar da Galiléia, onde trabalhava como Publicano, ou seja, cobrador de impostos, fato que escandalizava os Fariseus e os doutores da lei, por cobrarem impostos de pessoas desprezadas e marginalizadas, além de colaborarem com a dominação romana, cobrando impostos dos judeus e entregando-os às autoridades Romanas. Converteu-se e largou tudo para seguir Nosso Senhor com isso teve a graça de ser o Autor do primeiro Evangelho que ao que consta foi escrito na Síria (Palestina),  sendo o seu texto rico em citações do Antigo Testamento. No livro de Ezequiel, narra-se que o mesmo teve uma visão de quatro animais, os quais foram atribuídos desde cedo aos quatro Evangelistas. S.Mateus é nela simbolizado pelo animal de face humana, por ter começado seu Evangelho com a narração dos Ascendentes, segundo a carne, do Salvador. Morreu na Etiópia decapitado após muito sofrimento.   

Intróito/ Sal. 36, 30-31.
A boca do justo meditará sobre a sabedoria, e a sua língua proferirá eqüidade; a lei de seu Deus está em seu coração.
Ps. ibid., 1.Não tenha inveja dos ímpios e não tenha inveja dos que praticam a iniqüidade.
V/. Glória Patri.

Coleta
Que as orações do Beato Apóstolo e Evangelista Mateus nos ajudem, Senhor, para que as graças que nossa inadequação não pode obter nos sejam concedidas por sua intercessão.                                                                                                           
Leitura da Epístola dos         

Ezequiel 1,10-14          
10. Quanto ao aspecto de seus rostos tinham todos eles figura humana, todos os quatro uma face de leão pela direita, todos os quatro uma face de touro pela esquerda, e todos os quatro uma face de águia.   11. Eis o que havia no tocante as suas faces. Suas asas estendiam-se para o alto; cada qual tinha duas asas que tocavam às dos outros, e duas que lhe cobriam o corpo.   12. Cada qual caminhava para a frente: iam para o lado aonde os impelia o espírito; não se voltavam quando iam andando.   13. No meio desses seres, divisava-se algo parecido com brasas incandescentes, como tochas que circulavam entre eles; e desse fogo que projetava uma luz deslumbrante, saíam relâmpagos.   14. Os seres ziguezagueavam como o raio.

Gradual. Sal. 111, 1-2.Beátus vir, qui timet Dóminum: in mandátis eius cupit nimis.Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor e se deleita em seus mandamentos.V/.Potens in terra erit semen eius: generátio rectórum benedicétur.V/. Sua raça será poderosa na terra; a posteridade dos justos será abençoada.Aleluia, aleluia. V/.Te gloriósus Apostolórum chorus laudat, Dómine. Aleluia.Aleluia, aleluia. V/.O glorioso coro dos Apóstolos canta os teus louvores, Senhor. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 9,9-13
9. Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: Segue-me. O homem levantou-se e o seguiu. 10. Como Jesus estivesse à mesa na casa desse homem, numerosos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele e seus discípulos. 11. Vendo isto, os fariseus disseram aos discípulos: "Por que come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?" 12. Jesus, ouvindo isto, respondeu-lhes: "Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes. 13. Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício (Os 6,6). Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores."

Ofertório/20,4-5.
Tu puseste, Senhor, na cabeça dele uma coroa de pedras preciosas. Ele te pediu a vida, e você deu a ele, aleluia.

Secreta
Que a oferenda da vossa Igreja encontre, nós vos suplicamos, Senhor, uma recomendação nas fervorosas orações do bem-aventurado Apóstolo e Evangelista Mateus, cujos admiráveis ​​sermões a instruíram.
E, em Quatuor Temporibus, comemoraio feriae. E, em Quatre-Temps, lembramos da feria.
Prefatio de Apostolis. Prefácio aos Apóstolos .

Comunhão/ Sal. 20, 6.
Grande é a sua glória, graças à tua salvação: tu o cobrirás de glória e imensa honra.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Tendo recebido os teus sacramentos, pedimos-te, Senhor, que o bem-aventurado Apóstolo e Evangelista Mateus intervenha em nosso favor, este sacrifício celebrado em sua honra nos sirva de remédio.



Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário