terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Terça-feira da Primeira semana da Quaresma

20/02 Terça-feira
 Festa de Terceira Classe 
Paramentos Roxos
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkkYDZk37jOpO82JhzqeOSUROgdDSSRllDFCwU4f8qnufQ43ENzAqaeV-QNLPwIWgb0iFU0dUu6VH8GH7K4Qf8oVBOuaLwGuu8NqAyiGfFAtaouYE170aZoXV27U-l5lqpSWMKij3GP_La/s1600/cristo-expulsando-os-vendilhoes-do-templo-quadro-de-luca-giordano-1634-1705-121575.jpg

Intróito/Sal. 89, 1 e 2.
Senhor, tu tens sido um refúgio para nós de geração em geração; desde toda a eternidade e em todas as eras você Ps. ibid., 2.Antes que as montanhas fossem feitas, ou a terra e o mundo fossem formados, você é Deus desde toda a eternidade e em todas as erasV/. Glória Patri.

Coleta
Olhe bem para sua família, Senhor, e faça nossa alma, que se castiga pela mortificação da carne, brilhar em seus olhos com um desejo ardente de possuí-lo.

Leitura do Livro do Profeta

Isaías 55, 6-11
 6Buscai o Senhor, já que ele se deixa encontrar; invocai-o, já que está perto.7Renuncie o malvado a seu comportamento, e o pecador a seus projetos; volte ao Senhor, que dele terá piedade, e a nosso Deus que perdoa generosamente.8Pois meus pensamentos não são os vossos, e vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor;9mas tanto quanto o céu domina a terra, tanto é superior à vossa a minha conduta e meus pensamentos ultrapassam os vossos.10Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer,11assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão.12Sim, partireis com júbilo, e sereis reconduzidos em paz; montanhas e colinas aclamar-vos-ão, e todas as árvores do campo vos aplaudirão.13Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, em lugar da urtiga, crescerá a murta; isso será para o renome do Senhor, um título para sempre imperecível.

Gradual/Sal. 140, 2.
Que minha oração, Senhor, suba diante de ti como incenso.
V /  Que a elevação de minhas mãos seja como o sacrifício da tarde para ti.

Sequência do Santo Evangelho 

São Mateus, 21, 10-17
10Quando ele entrou em Jerusalém, alvoroçou-se toda a cidade, perguntando: Quem é este?11A multidão respondia: É Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.12Jesus entrou no templo e expulsou dali todos aqueles que se entregavam ao comércio. Derrubou as mesas dos cambistas e os bancos dos negociantes de pombas,13e disse-lhes: Está escrito: Minha casa é uma casa de oração (Is 56,7), mas vós fizestes dela um covil de ladrões (Jr 7,11)!14Os cegos e os coxos vieram a ele no templo e ele os curou,15com grande indignação dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas que assistiam a seus milagres e ouviam os meninos gritar no templo: Hosana ao filho de Davi!16Disseram-lhe eles: Ouves o que dizem eles? Perfeitamente, respondeu-lhes Jesus. Nunca lestes estas palavras: Da boca dos meninos e das crianças de peito tirastes o vosso louvor (Sl 8,3)?17Depois os deixou e saiu da cidade para hospedar-se em Betânia.

Ofertório/ Sal. 30, 15-16.
Eu esperei em ti, Senhor. Eu disse: Você é meu Deus; meu destino está em suas mãos.

Secreta
Rogamos-te, Senhor, aplaca-te com os dons que te oferecemos e defende-nos de todo perigo.
Prefácio da Quadragésima.Prefácio à Quaresma

Comunhão/Sal. 4, 2.
Quando te invoquei, ó Deus da minha justiça, tu me respondeste. Você me colocou na tribulação. Tem misericórdia de mim, Senhor, e ouve a minha oração.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Ó Deus Todo-Poderoso, por favor, deixe-nos sentir o efeito da salvação da qual recebemos o penhor nestes mistérios.
Sobre o povo: Oremos. Humilhem suas cabeças diante de Deus.
Que nossas orações cheguem até você, Senhor, e afaste de sua Igreja tudo o que possa prejudicá-la.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.