domingo, 3 de março de 2024

Terceiro Domingo da Quaresma.

03/03 Terceiro Domingo da Quaresma
Festa de Primeira Classe
Paramentos Roxos



Intróito/Sal. 24, 15-16.
Meus olhos estão constantemente voltados para o Senhor; pois é ele que tirará os meus pés da rede: olha para mim e tem misericórdia de mim; pois sou desamparado e pobre. 1-2. A ti, Senhor, elevo a minha alma: meu Deus, em ti confio; para que eu não tenha que corar.V/. Glória Patri.

Coleta
Nós te suplicamos, Deus Todo-Poderoso, atende aos desejos de nossos corações humildes, e para nos defender, estenda o braço de sua majestade. Por Nosso Senhor.

Leitura da Epístola de São Paulo

Efésios 5,1-9

1. Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados.2. Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor.3. Quanto à fornicação, à impureza, sob qualquer forma, ou à avareza, que disto nem se faça menção entre vós, como convém a santos.4. Nada de obscenidades, de conversas tolas ou levianas, porque tais coisas não convêm; em vez disto, ações de graças.5. Porque sabei-o bem: nenhum dissoluto, ou impuro, ou avarento - verdadeiros idólatras! - terá herança no Reino de Cristo e de Deus.6. E ninguém vos seduza com vãos discursos. Estes são os pecados que atraem a ira de Deus sobre os rebeldes.7. Não vos comprometais com eles.8. Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes.9. Ora, o fruto da luz é bondade, justiça e verdade.

Gradual/Pr. 9, 20 e 4.
Levanta-te, Senhor; esse homem não triunfa; Que as nações sejam julgadas diante de sua face.
V /Porque você fez meu inimigo voltar, eles ficarão exaustos e perecerão diante de sua face.

Trato/ Sal. 122, 1-3.
Eu olhei para você, que mora no céu.
V/.Como os olhos dos servos estão fixos nas mãos de seus senhores.
V/.E como os olhos da serva estão fixos nas mãos de sua senhora, assim os nossos olhos estão voltados para o Senhor nosso Deus, até que ele tenha misericórdia de nós.
V/.Tem piedade de nós, Senhor, tem piedade de nós.

Sequência do Santo Evangelho 

São Lucas 11,14-28

14. Jesus expelia um demônio que era mudo. Tendo o demônio saído, o mudo pôs-se a falar e a multidão ficou admirada.15. Mas alguns deles disseram: Ele expele os demônios por Beelzebul, príncipe dos demônios.16. E para pô-lo à prova, outros lhe pediam um sinal do céu.17. Penetrando nos seus pensamentos, disse-lhes Jesus: Todo o reino dividido contra si mesmo será destruído e seus edifícios cairão uns sobre os outros.18. Se, pois, Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que expulso os demônios por Beelzebul.19. Ora, se é por Beelzebul que expulso os demônios, por quem o expulsam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes!20. Mas se expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente é chegado a vós o Reino de Deus.21. Quando um homem forte guarda armado a sua casa, estão em segurança os bens que possui.22. Mas se sobrevier outro mais forte do que ele e o vencer, este lhe tirará todas as armas em que confiava, e repartirá os seus despojos.23. Quem não está comigo, está contra mim; quem não recolhe comigo, espalha.24. Quando um espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso; não o achando, diz: Voltarei à minha casa, donde saí.25. Chegando, acha-a varrida e adornada.26. Vai então e toma consigo outros sete espíritos piores do que ele e entram e estabelecem-se ali. E a última condição desse homem vem a ser pior do que a primeira.27. Enquanto ele assim falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram!28. Mas Jesus replicou: Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam!

Ofertório/  Sal. 18, 9, 10, 11 e 12.
Os juízos do Senhor são retos, alegram os corações, e os seus juízos são mais doces do que o mel, e do que um favo cheio de mel; também o teu servo as observa.

Secreta
Rogamos-te, Senhor, que esta hóstia nos livre das nossas faltas e que santifique os corpos e as almas dos teus servos para a celebração deste sacrifício. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Prefácio da Quadragésima.Prefácio à Quaresma .
 
Comunhão/ Sal. 83, 4-5.
O pardal encontra uma casa para si, e a pomba um ninho para colocar seus filhotes; Que eu encontre os teus altares, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus. Bem-aventurados os que habitam em tua casa; eles te louvarão para todo o sempre.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Rogamos-te, Senhor, que nos livre misericordiosamente de toda culpa e de todo perigo, nós a quem fizeste participantes de tão grande mistério. Por Nosso Senhor.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.