terça-feira, 5 de março de 2024

Terça-feira da Terceira Semana da Quaresma

05/03 Terceira Semana da Quaresma
Festa de Terceira Classe
Paramentos Roxos

Intróito/Pr. 16, 6 e 8.
Eu clamei, meu Deus, porque Ele me respondeu; incline seu ouvido para mim e ouça minhas palavras. Guarda-me, Senhor, como a menina dos teus olhos, protege-me à sombra das tuas asas Ps. ibid., 1.Ouve, Senhor, minha justiça; esteja atento à minha súplica.V/. Glória Patri.

Coleta
Ouça-nos, Deus todo-poderoso e misericordioso, e conceda-nos, em sua bondade, o dom da continência saudável. Por N.-S.

Leitura da Epístola do livro do profeta

II Reis 4, 1-7
A mulher de um dos filhos dos profetas clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu, e sabes que ele temia o Senhor. Ora, eis que veio o credor tomar os meus dois filhos para fazê-los seus escravos. 2 Eliseu disse-lhe: Que posso eu fazer por ti? Dize-me: que tens em tua casa? Ela respondeu: Tua serva só tem em sua casa uma garrafa de óleo. Vai, replicou Eliseu, pede emprestadas às tuas vizinhas ânforas vazias em grande quantidade. Depois entra, fecha a porta atrás de ti e de teus filhos, e enche com o óleo estas ânforas, pondo-as de lado à medida que estiverem cheias! 5 Partiu a mulher e fechou a porta atrás de si e de seus filhos. Estes traziam-lhe as ânforas e ela as enchia. 6 Tendo enchido as ânforas, disse ela ao seu filho: Dá-me mais uma ânfora. Não há mais, respondeu ele. E o óleo cessou de correr. 7 A mulher foi e contou tudo ao homem de Deus. Este disse-lhe: Vai e vende esse óleo para pagar a tua dívida. Depois disso, tu e teus filhos vivereis do resto.

Gradual/Sal. 18,13-14.
Purifica-me dos pecados que estão ocultos em mim, Senhor, e preserva teu servo da corrupção dos estranhos.
V / Se eles não governarem, então serei imaculado e limpo de um pecado muito grande.

Sequência do Santo Evangelho 

São Mateus, 18,15-22
15 Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão. 16 Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. 17 Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano. 18 Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu. 19 Digo-vos ainda isto: se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus. 20 Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. 21 Então Pedro se aproximou dele e disse: Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? 22 Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

Ofertório/ Sal. 117, 16 e 17.
A destra do Senhor fez explodir o seu poder, a destra do Senhor me exaltou, não morrerei, mas viverei, e contarei as obras do Senhor.

Secreta
Nós vos suplicamos, Senhor, aplicai-nos por meio deste sacramento o fruto da nossa redenção; que sua virtude sempre nos afasta dos excessos aos quais a natureza humana está exposta e nos conduz ao dom da salvação. Por Nosso Senhor.

Prefácio da Quadragésima.Prefácio à Quaresma .

Comunhão/ Sal. 14, 1-2.
Senhor quem habitará no teu tabernáculo? ou quem descansará no teu santo monte? Aquele que vive sem mancha e pratica a justiça.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Purificados por estes sagrados mistérios, rogamos, Senhor, que nos conceda perdão e graça. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Super populum: Oremus. Humiliate capita vestra Deo. Sobre o povo: Oremos. Humilhem suas cabeças diante de Deus.
Oração.Tua nos, Dómine, proteção defender: et ab omni sempre iniquitáte custódi. Por Dominum. Rezar. Protegendo-nos, defendei-nos, Senhor, e guardai-nos sempre de toda iniqüidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.