quinta-feira, 7 de março de 2024

Quinta-feira da 3ª Semana da Quaresma.

07/03 Quinta-feira  
Festa de Terceira Classe
Paramentos Roxos



Intróito/Sal. 77, 1
Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor, em todas as suas tribulações, se eles me invocarem, eu os responderei e serei seu Senhor para sempre.Ps. ibid.,1. Meu povo, ouça minha lei; dá ouvidos às palavras da minha boca. V/. Glória Patri.

Coleta
Que te glorifique, Senhor, a solenidade de teus santos Cosme e Damião, bendita solenidade em que lhes deste glória eterna, e nos socorreu por sua inefável providência. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Leitura da Epístola do livro do profeta

Jeremias  7,1-7

1 A palavra do Senhor foi nestes termos dirigida a Jeremias: 2 Vai à porta do templo do Senhor; lá pronunciarás este discurso: escutai a palavra do Senhor, vós todos, povos de Judá, que entrais por estas portas para vos prosternar diante dele. 3 Eis o que diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: reformai vosso procedimento e a maneira de agir, e eu vos deixarei morar neste lugar. 4 Não vos fieis em palavras enganadoras, semelhantes a estas: Templo do Senhor, templo do Senhor, aqui está o templo do Senhor. 5 Se reformardes vossos costumes e modos de proceder, se verdadeiramente praticardes a justiça; 6 se não oprimirdes o estrangeiro, o órfão, a viúva; se não espalhardes neste lugar o sangue inocente e não correrdes, para vossa desgraça, atrás dos deuses alheios, 7 então permitirei que permaneçais neste lugar, nesta terra que dei a vossos pais por todos os séculos. 

Gradual/Sal. 144, 15-16.
Os olhos de todos, Senhor, esperam em ti, e tu lhes dás comida a seu tempo.
V /Senhor abre a mão e abençoa tudo que tem vida.

Sequência do Santo Evangelho 

São Lucas 4,38-44
38 Saindo Jesus da sinagoga, entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta; e pediram-lhe por ela. 39 Inclinando-se sobre ela, ordenou ele à febre, e a febre deixou-a. Ela levantou-se imediatamente e pôs-se a servi-los. 40 Depois do pôr-do-sol, todos os que tinham enfermos de diversas moléstias lhos traziam. Impondo-lhes a mão, os sarava. 41 De muitos saíam os demônios, aos gritos, dizendo: Tu és o Filho de Deus. Mas ele repreendia-os severamente, não lhes permitindo falar, porque sabiam que ele era o Cristo. 42 Ao amanhecer, ele saiu e retirou-se para um lugar afastado. As multidões o procuravam e foram até onde ele estava e queriam detê-lo, para que não as deixasse. 43 Mas ele disse-lhes: É necessário que eu anuncie a boa nova do Reino de Deus também às outras cidades, pois essa é a minha missão. 44 E andava pregando nas sinagogas da Galiléia.

Ofertório/Sal. 137, 7.
Se eu andar no meio da tribulação, Senhor, tu me restaurarás à vida; estende a tua mão contra a fúria dos meus inimigos e a tua destra me salve.

Secreta
Em memória da preciosa morte do teu justo, oferecemos-te, Senhor, este sacrifício que é o princípio de todo o martírio. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Prefácio da Quadragésima.Prefácio à Quaresma .

Comunhão/Sal. 118, 4-5.
Senhor ordenou que seus mandamentos sejam mantidos com muita exatidão. Que meus caminhos sejam tão direcionados que eu guarde suas ordenanças.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Ó Senhor, que nos seja assegurado o fruto salutar deste sacramento, pois é implorado para evocar a memória dos méritos dos vossos bem-aventurados Mártires Cosme e Damião. Por Nosso Senhor.

Super populum: Oremus. Humiliate capita vestra Deo.Sobre o povo: Oremos. Humilhem suas cabeças diante de Deus.
Oração.Subiéctum tibi pópulum, quǽsumus, Dómine, propitiátio cæléstis amplíficet: et tuis sempre fáciat servíre mandátis. Por Dominum.Rezar.Rogamos-te, Senhor, que a tua clemência celeste aumente o número dos fiéis que te estão sujeitos e que os faça obedecer sempre aos teus mandamentos. Por Nosso Senhor.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.
Façam Penitencia