sábado, 9 de fevereiro de 2013

09 de fevereiro dia de Santo Cirilo de Alexandria, Bispo, Confessor e Doutor.


09/ 02 Segunda -feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos

  São Cirilo nasceu no ano de 370, no Egito. Era sobrinho de Teófilo, bispo de Alexandria, e substituiu o tio numa importante diocese do Oriente de 412 até 444, quando faleceu aos setenta e quatro anos de idade. Foram trinta e dois anos de episcopado, durante os quais exerceu forte liderança na Igreja, devido à rara associação de um acurado e profundo conhecimento teológico e de uma humildade e simplicidade própria do pastor de almas. Deixou muitos escritos e firmou a posição da Igreja no Oriente. Primeiro, resolveu o problema com os judeus que habitavam a cidade: ou deixavam de atacar a religião católica ou deviam mudar-se da cidade. Depois, foi fechando as Igrejas onde não se professava o verdadeiro cristianismo. Mas sua grande obra foi mesmo a defesa do dogma de Maria, como a Mãe de Deus. Ele se opôs e combateu Nestório, patriarca de Constantinopla, que professava ser Maria apenas a mãe do homem Jesus e não de Jesus Deus,segunda pessoa da Santíssima Trindade, como está no Evangelho. Por esse erro de pregação, Cirilo escreveu ao papa Celestino, o qual organizou vários sínodos e concílios, onde o tema foi exaustivamente discutido. Em todos, esse papa se fez representar por Cirilo. O mais importante deles talvez tenha sido o Concilio de Éfeso, em 431, no qual se concluiu o assunto com a condenação dos erros de Nestório e a proclamação da Maternidade divina de Nossa Senhora. Além, é claro, de considerar hereges os bispos que não aceitavam a santidade de Maria.

Epístola

Eclesiástico 51, 1-8

1. Glorificar-vos-ei, ó Senhor e Rei, louvar-vos-ei, ó Deus, meu salvador. 
2. Glorificarei o vosso nome, porque fostes meu auxílio e meu protetor. 
3. Livrastes meu corpo da perdição, das ciladas da língua injusta, e dos lábios dos forjadores de mentira. Fostes meu apoio contra aqueles que me acusavam.4. Libertastes-me conforme a extensão da misericórdia de vosso nome, dos rugidos dos animais ferozes, prestes a me devorar; 
5. da mão daqueles que atacavam a minha vida, do assalto das tribulações que me aturdiam, 6. e da violência das chamas que me rodeavam. Em meio ao fogo não me queimei. 7. Libertastes-me das profundas entranhas da morada dos mortos, da língua maculada, das palavras mentirosas, do rei iníquo e da língua injusta. 
8. Minha alma louvará ao Senhor até a morte,

Evangelho
 
São Mateus 5, 1-13

1. Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.2. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:3. Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!4. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!5. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!8. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
9. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
10. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!11.Bem-aventurados serão quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.12. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.13. Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens.

Hoje também é dia de Santa Apolônia


  
Santa Apolônia fez parte de um grupo de virgens mártires que padeceram em Alexandria, no Egito, durante um levante local contra o cristianismo antes da perseguição de Décio. De acordo com a tradição, durante sua tortura teve todos os seus dentes violentamente arrancados ou quebrados. Por esta razão, é  considerada como a padroeira dos dentistas e daqueles que sofrem de dor de dente ou outros problemas dentais. Relicário contendo um dente de Santa Apolônia, na Sé do Porto.