domingo, 15 de outubro de 2023

Vigésimo Domingo depois de Pentecoste

15/10 Domingo
Festa de Segunda Classe
Paramentos Verdes

Intróito/ Dan. 3, 31, 29 e 35.
Tudo o que nos fizeste, Senhor, o fizeste com justiça, pois pecamos contra ti e não obedecemos aos teus mandamentos; mas glorifica o teu nome e trata-nos segundo a multidão das tuas misericórdias.
Sal. 118, 1.Bem-aventurados os que são puros em seus caminhos, que andam na lei do Senhor.
V/. Glória Patri.

Coleta
Arrepende-te, Senhor, e concede perdão e paz aos teus fiéis, para que sejam purificados de todas as suas faltas e te sirvam com o coração cheio de confiança.

Leitura da Epístola aos                                                                                                                                           
Efésios 5,15-21 
15.Vigiai, pois, com cuidado sobre a vossa conduta: que ela não seja conduta de insensatos, mas de sábios16.que aproveitam ciosamente o tempo, pois os dias são maus.17.Não sejais imprudentes, mas procurai compreender qual seja a vontade de Deus.18.Não vos embriagueis com vinho, que é uma fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito.19.Recitai entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais. Cantai e celebrai de todo o coração os louvores do Senhor.20.Rendei graças, sem cessar e por todas as coisas, a Deus Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!21.Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo.

Gradual. Sal. 144, 15-16.Oculi ómnium in te sperant, Dómine: et tu das illis escam in témpore opportuno.Os olhos de todas as criaturas olham para ti, Senhor, e tu lhes dás comida no devido tempo.
V/. Aperis tu manum tuam: et imples omne ánimal benedictióne. Você abre sua mão e enche de bênçãos tudo o que respira.
Aleluia, aleluia. V/. Sal. 107, 2.Aleluia, aleluia.Parátum cor meum, Deus, parátum cor meum: cantábo, e psallam tibi, gloria mea. Aleluia.Meu coração está pronto, ó Deus, meu coração está pronto; Cantarei e celebrarei os teus louvores na cítara, ó tu que és a minha glória. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho
 

São João 4,46-53                                                                             
46.Ele voltou, pois, a Caná da Galiléia, onde transformara água em vinho. Havia então em Cafarnaum um oficial do rei, cujo filho estava doente.47.Ao ouvir que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi a ele e rogou-lhe que descesse e curasse seu filho, que estava prestes a morrer.48.Disse-lhe Jesus: Se não virdes milagres e prodígios, não credes...49.Pediu-lhe o oficial: Senhor, desce antes que meu filho morra!50.Vai, disse-lhe Jesus, o teu filho está passando bem! O homem acreditou na palavra de Jesus e partiu. 51.Enquanto ia descendo, os criados vieram-lhe ao encontro e lhe disseram: Teu filho está passando bem.52.Indagou então deles a hora em que se sentira melhor. Responderam-lhe: Ontem à sétima hora a febre o deixou.53.Reconheceu o pai ser a mesma hora em que Jesus dissera: Teu filho está passando bem. E creu tanto ele como toda a sua casa.

Ofertório/Sal. 136, 1.
Junto aos rios da Babilônia nos sentamos e choramos, lembrando de ti, Sião.

Secreta
Nós Vos suplicamos, Senhor, que estes mistérios sejam um remédio celestial para nós e purifiquem nossos corações de seus vícios.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/ Sal. 118, 49-50
Lembra-te, Senhor, da tua palavra ao teu servo, aquela palavra em que me deste esperança; foi ela quem me consolou na minha humilhação.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Para que sejamos dignos de participar de seus dons sagrados, faça, nós te suplicamos, Senhor, que sempre obedeçamos aos teus preceitos.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário