terça-feira, 2 de agosto de 2022

02 de agosto dia de Santo Afonso Maria de Ligorio

 02/08 Terça-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos

Santo Afonso Maria de Ligório nasceu em Marianella, no Reino de Nápoles, no dia 27 de Setembro de 1696. De rara inteligência, recebeu em 1712 o doutorado em direito civil e canônico. Não lhe faltaram temperamento e dons artísticos: poeta, músico, arquiteto, pintor. Era o primogênito de uma família bastante numerosa, pertencente à nobreza napolitana. Recebeu uma esmerada educação em ciências humanas, línguas clássicas e modernas, pintura e música. Compôs um Dueto da Paixão, como também o cântico de Natal mais popular da Itália, Tu Scendi dalle Stelle, e numerosos outros hinos. Terminou os estudos universitários alcançando o doutorado nos direitos civil e canônico e começou a exercer a profissão de advogado. No ano 1723, depois de um longo processo de discernimento, abandonou a carreira jurídica e, não obstante a forte oposição do pai, começou os estudos eclesiásticos. Foi ordenado presbítero a 21 de dezembro de 1726, aos 30 anos. Viveu seus primeiros anos de presbiterado com os pobres e os jovens humildes de Nápoles. Fundou as "Capelas da Tarde", que eram centros dirigidos pelos próprios jovens para a oração, proclamação da Palavra de Deus, atividades sociais, educação e vida comunitária. Na época da sua morte, havia 72 dessas capelas com mais de 10 mil participantes ativos. No dia 9 de novembro de 1732, Afonso fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, popularmente conhecida como Redentorista, para seguir o exemplo de Jesus Cristo anunciando a Boa Nova aos pobres e aos mais abandonados. Daí em diante, dedicou-se inteiramente a esta nova missão. Afonso escreveu diversas obras importantes para a Igreja sobre espiritualidade e teologia 111 obras, que tiveram 21.500 edições e foram traduzidas em 72 línguas (Glorias de Maria, Oração, Tratado da Castidade e etc...). Mas, sua maior contribuição para a Igreja foi na área da reflexão teológica moral, com a sua Teologia Moral. Esta obra nasceu da experiência pastoral de Afonso, da sua habilidade em responder às questões práticas apresentadas pelos fiéis e do seu contato com os problemas do dia-a-dia. Combateu o estéril legalismo que estava sufocando a teologia e rejeitou o rigorismo estrito do seu tempo, produto da elite poderosa.   Em 1762, aos 66 anos foi ordenado bispo de Santa Ágata dos Godos. No dia 1º de agosto de 1787, morreu entre os seus no Convento de Pagani. Foi canonizado em 1831 pelo Papa Gregório XVI e declarado Doutor da Igreja (1871) e Padroeiro dos Moralistas e Confessores (1950).

Intróito/ São Lucas. 4, 18.
O Espírito do Senhor está sobre mim: por isso me consagrou com a unção: enviou-me para evangelizar os pobres, para curar os quebrantados de coração.
Sal. 77, 1. Ouça, meu povo, a minha lei: dê ouvidos às palavras da minha boca.
V/. Glória Patri.

Coleta
Deus, vós fecundastes a vossa Igreja com uma nova família através do ministério do Beato Afonso Maria, vosso Confessor e Pontífice, que ardia de zelo pela salvação das almas: fazei, vos suplicamos, aquele instruído pelas suas salutares lições e fortalecido por seus exemplos, podemos chegar até você com prazer.

 S. Stephani I Papæ e Mart. :E recordamos Santo Estêvão I, Papa e Mártir:
Oratio.Gregem tuum, Pastor ætérne, placátus inténde: et, per beátum Stéphanum Mártyrem tuum atque Summum Pontíficem, perpétua protectionióne custódi; quem totíus Ecclésiae præstitísti esse pastórem. Per Dominum nostrum.Eterno Pastor da Igreja, olha com benevolência para o teu rebanho, protege-o e guarda-o sempre. Nós vos pedimos isto através do Beato Papa Estêvão, vosso Mártir, que colocastes como pastor à frente da Igreja.

Leitura da Epístola dos 

II Timóteo  2,1-7   
1.Tu, portanto, meu filho, procura progredir na graça de Jesus Cristo.2.O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros.3.Suporta comigo os trabalhos, como bom soldado de Jesus Cristo.4.Nenhum soldado pode implicar-se em negócios da vida civil, se quer agradar ao que o alistou.5.Nenhum atleta será coroado, se não tiver lutado segundo as regras.6.É preciso que o lavrador trabalhe antes com afinco, se quer boa colheita.7.Entende bem o que eu quero dizer. O Senhor há de dar-te inteligência em tudo.

Gradual.Sal.118,52-53.Memor fut iudiciórum tuórum a sǽculo, Dómine, et consolátus sum: deféctio ténuit me pro peccatóribus derelinquéntibus legem tuam.Lembrei-me dos teus antigos juízos, Senhor, e fui consolado: falhei por causa dos pecadores que abandonam a tua lei.V/. Sal. 39, 11. Iustítiam tuam non abscóndi in corde meo: veritátem tuam et salutáre tuum dixi.V/. Não escondi a tua justiça no meu coração:proclamei a tua verdade e a tua salvação.Aleluia,aleluia.V/.Ecl. 49, 3-4. Ipse est diréctus divínitusin poeniténtiam gentis,et tulit abominatiónes impietátis: et gubernávit ad Dóminumcor ipsíus:et in diebus peccatórum corroborávit pietátem. Aleluia.Aleluia,aleluia.V/.Ele foi enviado do alto para levar o povo ao arrependimento, e ele removeu as abominações da impiedade: ele voltou seu coração para o Senhor, e nos dias dos pecadores ele fortaleceu a piedade.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 10,1-9
1.Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.2.Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe.3.Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos.4.Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho.5.Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa!6.Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós.7.Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa.8.Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir.9.Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo.

Ofertório/Prov. 3, 9 et 27.
Honre a Deus com suas riquezas e dê a ele as primícias de todos os seus frutos. Não recuse um benefício a quem é devido, quando estiver em seu poder concedê-lo.

Secreta
Põe em nossos corações o fogo celestial deste sacrifício para que sejam consumidos no perfume de um doce odor, Senhor Jesus Cristo, tu que concedeste ao Beato Afonso Maria a graça de celebrar estes mistérios, e oferecer -mesmo a ti como uma vítima sagrada.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur praefatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/Ecl. 50, 1 e 9.
O sumo sacerdote que em sua vida consertou a casa do Senhor, e em seus dias estabeleceu o templo, brilhando como fogo e como incenso sobre o fogo do incensário.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Deus, do Beato Afonso Maria, vosso Confessor e Pontífice, fizestes fiel dispensador e pregador dos vossos divinos mistérios: concedei às suas orações e aos seus méritos que os vossos fiéis os recebam com frequência e que, ao recebê-los, nunca cessem de não glorificar.Tu. 

Pro S. Stephano
Pós-comunhão Pós-comunhão
Refectióne sancta enutrítam gubérna, quǽsumus, Dómine, tuam placátus Ecclesiam: ut, poténti moderatióne dirécta, et increménta libertátis accípiat et in religiónis integritáte persístat. Per Dominum nostrum. Senhor, dirige com amor a tua Igreja, que acaba de ser nutrida nesta santa mesa, para que, sob a tua orientação onipotente, veja crescer a sua liberdade e conserve a religião em toda a sua pureza.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário