segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Comentários Eleison – por Dom Williamson Número DCXLVII (647) - (7 de dezembro de 2019)

SUGESTÕES DE LIVROS 


Um tanque do exército precisa de combustível e munição,
Uma mente católica precisa de graça e erudição.

O dia 25 de dezembro está chegando, e pode ser que haja muitos leitores na corrida para conseguir presentes. Este último ano viu muitos bons materiais de leitura em inglês aparecerem em forma de livro, ou pela primeira vez ou como volumes de reimpressões, que podem ajudar os católicos que desejam resistir à desordem de suas mentes a salvarem suas almas. Abaixo estão listados os quatro livros separados, ou séries de livros, e abaixo também estão os vários endereços postais ou eletrônicos onde eles podem ser comprados (nenhum deles está disponível nos endereços pessoais de Dom Williamson). Em primeiro lugar, os livros, em ordem alfabética:

“AS WE ARE [TAL COMO SOMOS?]”, de Sean Johnson, que há anos acompanha de perto o desenvolvimento da Fraternidade Sacerdotal São Pio X. O movimento chamado “Resistência” acusa a Fraternidade de desviar-se da política de conversão da Roma conciliar antes do contato com ela, que a Fraternidade herdou do Arcebismo Lefebvre (1905-1991), enquanto a Fraternidade nega qualquer divergência significativa com a política de seu Arcebispo. Em seu livro “As We Are? [Tal Como Somos?]”, Johnson fornece abundantes provas, incluindo muitos links eletrônicos, de que a Fraternidade há muito tempo vem seguindo um caminho diferente daquele do Arcebispo, porque seus sucessores nunca viram tão claramente como ele todo o dano causado pelo Concílio e pelos conciliares romanos. É uma leitura necessária para qualquer católico que queira discernir seriamente se a Fraternidade divergiu ou não.

“ELEISON COMMENTS [COMENTÁRIOS ELEISON]”, do Bispo Williamson, em três volumes, números 1–200, 201–400 e 401–600. Aqui está o conjunto completo de seus "Comentários" semanais de sábado, desde o seu início na Internet, escritos na Argentina em 2007, até o seu segundo número de janeiro deste ano, escrito em Broadstairs, Inglaterra. Eles cobrem uma variedade de assuntos – filosofia, história, política, arte, música, teologia –, mas talvez sejam mais úteis por vincular todos esses assuntos na perspectiva da Fé católica. Eles não são infalíveis, mas argumentam, e qualquer um que siga os argumentos provavelmente não sofrerá de uma mente confusa.

“RECTOR’S LETTERS [CARTAS DO REITOR]”, também do Bispo Williamson, em quatro volumes; são as cartas que ele escrevia todos os meses como Reitor do Seminário da Fraternidade nos EUA entre 1983 e 2003, quando ainda era membro da Fraternidade Sacerdotal São Pio X. Elas são as precursoras dos "Comentários Eleison", mas cada uma delas são duas vezes mais extensas, sendo mensais em vez de semanais. Elas documentam a história de muitos dos melhores anos da Fraternidade, e analisam constantemente a loucura de nossos tempos à luz consistente de Deus e de Sua única e verdadeira Igreja. Nessas “Cartas” e nesses “Comentários”, uma certa quantidade de almas, pela graça de Deus, encontrou seu caminho para Ele, apesar de toda a confusão de nossa obscura época. Graças a Deus.

"VOICE OF THE TRUMPET [VOZ DO TROMPETE]", por último, mas não menos importante, escrita pelo Dr. David White, professor aposentado de inglês da Academia Naval dos EUA em Annapolis, Maryland, é uma biografia em volume único de seu amigo de longa data, o Bispo Williamson, que vai de 1940 até a poucos anos atrás. Somente a primeira das quatro partes do livro é estritamente biográfica. As outras três partes contam a história da batalha em curso do Bispo contra a Igreja e o mundo moderno, em um estilo bastante original, mas popular, exclusivo do bom doutor, que é especialmente capaz, por sua forte fé e por seu profundo conhecimento da música e da literatura mundiais, de falar sobre as relações entre a Igreja de Nosso Senhor e o mundo moderno. Mais uma obra altamente recomendada para qualquer católico que deseje pensar.

E, em segundo lugar, quatro fontes de disponibilidade desses livros, em ordem alfabética:

Amazon.com para "As we are?", "Letters" e "Trumpet".

Catholic Action Resource Center para "As we are?", "Eleison Comments" e "Trumpet".

ChantCD para "As we are?".

Stmarcelinitiative.com para "Letters" e "Trumpet".

Kyrie eleison.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo.