sábado, 9 de abril de 2022

Comentários Eleison: CITAÇÕES DE GETSÊMANI-Por Dom Williamson Número DCCLXIX (769) – 9 de abril de 2022

 

CITAÇÕES DE GETSÊMANI

O justo vive pela fé”. Pela fé ele vê,

Que Deus faz tudo pela felicidade eterna dos homens.

Muitos católicos estabelecem comparações entre a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, que culminou com a Sua crucificação e a Sua morte, e a angústia pré-apocalíptica de Seu Corpo Místico, a Igreja, que leva ao eventual Apocalipse e ao fim do mundo. Ora, sem dúvida é verdadeiro o provérbio que diz que “Os moinhos de Deus moem bem devagar, mas moem finíssimo”, significando que a justiça de Deus é lenta, mas muito mais precisa em sua aplicação, de modo que o fim do mundo não é para amanhã, nem mesmo para depois de amanhã. O mundo ainda tem várias dezenas de anos pela frente. No entanto, as ameaças atuais, por exemplo, de fome e guerra mundiais, lançam já uma luz urgente sobre a narrativa evangélica dos sofrimentos de Nosso Senhor, os quais a Paixão deve ser a melhor época do ano para considerar. Eis algumas citações de São Marcos, XIV, 26–38:



26 E, depois de cantarem um hino, saíram para o monte das Oliveiras. E Jesus disse a seus Apóstolos: “Vós todos vos escandalizarei, pois está escrito (Zc. XIII, 7): ‘Ferirei o pastor e as ovelhas se dispersarão’”. Alguma citação poderia lançar mais luz sobre a atual condição da Igreja Católica? O mundo estaria no caos em que se encontra se os católicos não tivessem perdido a cabeça? E os católicos teriam perdido a cabeça se seu pastor e Papa não tivesse sido ferido por sua Pachamama e sua incompreensão, para não dizer ódio, da Tradição Católica? Jesus pode permitir que Seus Papas, como Ele se permitiu a si mesmo, sejam feridos.

29 Pedro disse-lhe: “Ainda que todos se escandalizem, eu não o farei”. Pedro é um bom homem, totalmente devotado a Nosso Senhor, tão corajoso quanto possível, com plena confiança em... si mesmo – e aí está o seu problema. Quantos católicos desde o Vaticano II tiveram plena confiança em sua própria fidelidade a Nosso Senhor... e, no entanto, perderam sua mente católica, à medida que a crise da Igreja avançava? Os próprios sucessores do Arcebispo Lefebvre à frente da FSSPX estão confiantes de que não perderam o rumo – e, no entanto... Nem a assim chamada “Resistência” tem qualquer garantia de que não possa falhar, pois somente a própria Igreja de Nosso Senhor tem essa promessa. Confrades, tenhamos um pouco de humildade.

35 E indo um pouco mais adiante, Jesus caiu por terra e orou para que, se fosse possível, a hora d’Ele passasse. E disse: Abba, Pai, todas as coisas te são possíveis, portanto, afasta de mim este cálice..., mas não se faça a minha vontade, mas a tua. Muitos católicos no mundo atual já estão sob tamanha pressão, que se aferram à sua fé apenas com as pontas dos dedos, e à medida que a pressão fica cada vez mais forte, seu número parece que só faz crescer. Que se consolem com o exemplo do Divino Mestre. Eles têm todo o direito de pedir a Deus Todo-Poderoso que alivie a pressão, como é claro que Ele sempre pode fazer, mas apenas com a condição de que aceitem para si a Sua vontade divina. Por exemplo, Deus pode ter feito a fé e a perseverança de várias outras almas dependerem do próprio exemplo deles de perseverança sob pressão. Ele me deixa o livre arbítrio para desistir de segui-Lo, se eu não resistir ao caos no mundo, hoje ou amanhã, mas onde você e eu estaríamos se Jesus tivesse recusado a tremenda pressão em Sua Paixão? Sem possibilidade de entrar no céu. Somente Sua morte sacrificial abriu as portas do Céu, fechadas pelo pecado original. Portanto, eu devo carregar qualquer cruz que Deus me envie.

37 E Jesus veio e encontrou Pedro, Tiago e João dormindo, e disse a Pedro: “Dormes, Simão? Não podes vigiar por uma hora? Vigiai e orai para que não entreis em tentação; o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Como certo comentarista assinalou sabiamente, Nosso Senhor não disse apenas “Orai”, nem disse “Orai e vigiai”, mas “Vigiai e orai”. Por que vigiar antes de orar? Porque se eu não vigiar, ou seja, se eu não ficar acordado, adormecerei e não rezarei mais, como fizeram os três Apóstolos. Quantas almas hoje, “confortavelmente entorpecidas”, estão profundamente adormecidas! Devemos permanecer despertos e observar os acontecimentos mundiais, através dos quais Deus fala, porque todos eles estão sob Seu controle. E também observar os muitos outros acontecimentos que Ele planejará em breve para despertar o maior número possível de almas...

Kyrie eleison.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário