domingo, 21 de abril de 2024

Existem três coisas que obrigam os religiosos a uma vida de perfeição. (Continuação)

 Fotos de Religiosas, Imagens de Religiosas sem royalties | Depositphotos

  5. Os três votos


Os meios de perfeição na vida religiosa são:

(a) Os conselhos evangélicos de obediência, pobreza e castidade, que são os meios gerais - seguros, muito úteis, embora não absolutamente necessários - para alcançar a caridade perfeita;

(JO as regras do próprio Instituto, que são os meios especiais adaptados ao fim particular desta ou daquela ordem religiosa.

Quando falamos dos conselhos, devemos lembrar que os três votos são essenciais ao estado religioso. Esses três conselhos são dados por nosso divino Senhor: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres... e vem e segue-me” (Mateus 19:21): “há eunucos que têm fizeram-se eunucos para o reino dos céus” (Mateus 19:12).

O estado religioso consiste no exercício daquilo que conduz à perfeição da caridade. Duas coisas, portanto, são necessárias: separação e consagração: (1) O homem deve separar-se daquelas coisas que podem impedi-lo de dar todo o seu afeto a Deus (o aspecto negativo); (2) O homem deve oferecer-se a Deus em holocausto, ou sacrifício perfeito (o aspecto positivo).

Três coisas podem impedir alguém de dar todo o seu afeto a Deus:

— a ganância por bens externos, ou a busca por eles, que é eliminada pelo voto de pobreza;

—um desejo de prazeres sensatos e de cuidar da esposa e dos filhos, que é eliminado pelo voto de castidade;

—a desordem da vontade humana, que é removida pelo voto de obediência.

Da mesma forma, três coisas são oferecidas apropriadamente a Deus para que o sacrifício seja perfeito:

—bens externos, oferecidos através do voto de pobreza;

—o bem do corpo, oferecido através do voto de castidade;

—o bem da vontade, oferecido no voto de obediência.

Estes três votos, portanto, são essenciais para o estado religioso,

- tanto por ser um estado de separação do mundo,

—e como é um estado de consagração a Deus. 13

Os atos das três virtudes religiosas são oferecidos a Deus na virtude superior da religião, a virtude à qual pertencem os votos e cujo objeto próprio é a adoração a Deus. Esta vida, portanto, é verdadeiramente um sacrifício perfeito, em imitação da vida de Cristo; e o religioso que peca contra os votos da religião comete um sacrilégio.

A virtude da religião é comandada pela caridade; consequentemente, todos os atos religiosos, sejam eles relativos à pobreza, à castidade ou à obediência, são orientados, através da virtude da religião, para o crescimento na caridade e na sua perfeição.

É mais meritório fazer algo através de voto do que sem voto: (1) porque assim ganha o mérito de uma virtude superior, a virtude da religião; (2) porque o homem oferece assim a Deus não apenas o ato, mas também o poder de realizá-lo; (3) porque por meio de um voto a vontade se fixa mais firmemente no que é bom e, portanto, tem maior mérito. 14

6. Excelência da vida religiosa

A excelência da vida religiosa aparece na sua relação com as virtudes teologais, pelas quais estamos unidos a Deus.

A pobreza, pela qual abandonamos toda a ajuda humana, conduz-nos a uma esperança perfeita, alicerçada na ajuda divina. A esperança, portanto, dá vida ao voto de pobreza.

A castidade, pela qual renunciamos aos legítimos prazeres dos sentidos e à força do amor conjugal, conduz-nos ao amor perfeito de Deus. Como consequência, a caridade vitaliza o voto de castidade.

A obediência, pela qual renunciamos à nossa própria vontade e julgamento, leva-nos à vida perfeita de fé, uma vida na qual tudo o que somos e temos é colocado com confiança nas mãos de Deus. Podemos então dizer que a fé é o que dá vida ao voto de obediência. O religioso deve obedecer aos seus superiores como obedeceria ao nosso divino Senhor; ele considera as regras de sua comunidade como regras dadas pelo próprio Deus; pela sua pronta obediência, torna-se como Abraão, o pai dos crentes, que obedeceu a Deus preparando-se para sacrificar o seu único filho, Isaque.

Como podeis ver, existe uma relação íntima entre as três virtudes religiosas e as três virtudes teologais, na medida em que a esperança é como a alma da pobreza; fé, a alma da obediência; e caridade, a alma da castidade.

A excelência da vida religiosa, quando comparada com a vida cristã comum, pode ser julgada sob três títulos: (1) Em relação a Deus, a Cristo e à Igreja; (2) Em relação ao próprio religioso; (3) Em relação ao próximo.

(1) A vida religiosa é um estado que dá mais glória a Deus, porque oferece a Deus um sacrifício ou holocausto perfeito. A glória de Deus requer um conhecimento claro de Deus e louvor a Ele (clara Dei notitia cum laude). Mas Deus é mais perfeitamente conhecido e louvado na vida religiosa, na qual são plenamente verificadas as palavras da oração do Senhor “santificado seja o teu nome”.

A vida religiosa mostra melhor a virtude de Cristo e a redenção ou restauração que Ele nos traz.

A vida religiosa ajuda consideravelmente a manifestar de forma brilhante e contínua a santidade da Igreja, que é uma das suas “notas”.

(2) A vida religiosa é mais segura, mais livre do pecado - isto é, livre da concupiscência da carne, da concupiscência dos olhos e da soberba da vida. 15 Os votos impõem uma nova obrigação, mas ajudam mais do que oneram. 16

É uma vida mais meritória , porque quem cumpre os conselhos avança mais na caridade, princípio do mérito.

É uma vida mais santa e mais divina, porque une mais estreitamente a alma a Deus.

(3) A vida religiosa é mais útil do que a secular por causa do exemplo que dá e das orações e satisfações que os religiosos devem oferecer aos outros; é também mais útil por causa de diversas obras de misericórdia, tanto espirituais como corporais.

 Garrigou-Lagrange

 

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.