segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Santa Dorotéia


Santa Dorotéia nasceu em Cesárea da Capadócia (Atual Turquia) e sofreu o martírio nos primórdios do cristianismo, durante as perseguições romanas . Após a morte dos pais, também vítimas da perseguição, Dorotéia entregou-se à oração e ao jejum. Era uma jovem virtuosa, bem educada, rica e sumamente bela. Denunciada, foi levada perante o tribunal.

A mando de Fabrício foi intimada a oferecer sacrifícios aos deuses. Movida por uma santa ousadia, ela confessou a sua fé destemidamente. Foi torturada, exposta a grandes humilhações e por fim decapitada. Antes de ser executada, pediu aos carrascos que lhe concedessem uns momentos para rezar. Conta a que estava ali presente um menino de cerca de seis anos. Santa Dorotéia chamou-o e lhe entregou o lenço com o qual enxugara o rosto, dizendo: Toma este lenço, vai à casa do governador, pede para falar com Teófilo, o advogado, e lhe entrega, da minha parte, este lenço, rosas e fruto dizendo: “Dorotéia, a serva do Senhor, te envia frutos do jardim de Cristo, seu Esposo e Filho de Deus, conforme teu pedido”. De fato, um certo advogado chamado Teófilo, ao vê-la sair do tribunal, havia-lhe dito em tom de deboche: “Dorotéia, esposa de Cristo, envia-me, do jardim de teu esposo, frutos ou rosas”. Contam, então, que ao receber o lenço, rosas e frutos ficou admirado com o fato pois era inverno e nada florescia ou frutificava nos campos gelados, Teófilo converteu-se e começou a louvar a Deus.

Não tardou e ele também foi intimado a se esclarecer perante o tribunal. Disse então aos juízes: "As divindades do reino são vãs; desprezo-os e creio em único Deus"; e assim ele também se tornou mártir da fé cristã.

Santa Dorotéia assim ficou popularmente conhecida como , Padroeira dos floristas , jardineiros e também das noivas.