quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Santo Inácio de Antioquia

Santo Inácio de Antioquia, 
Bispo e Mártir (c. 107 d.C)

01 /02 Quarta-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Vermelhos


Santo Inácio, por sobrenome Teóforo ou portador de Deus, foi possivelmente um convertido e um discípulo de São João Evangelista, mas pouco sabemos que é confiável a respeito de sua história anterior. Ele parece ter assumido a responsabilidade da igreja em Antioquia por volta do ano 69d.C., e foi condenado à morte durante a perseguição de Trajano.

Ter rezado pela Igreja e elogiado com lágrimas a Deus, com alegria, Inácio submeteu seus membros para os grilhões e saiu correndo pelos soldados para ser levado para Roma. Em Selêucia, um porto marítimo a 16 milhas de Antioquia, eles embarcaram em um navio que, por alguma razão desconhecida para nós, era a costa ao longo da costa sul e oeste da Ásia Menor, em vez de proceder de uma só vez para a Itália. As paralisações numerosas, porém, deu oportunidades ao santo de confirmar na fé as várias igrejas perto da costa da Ásia Menor. Em Esmirna, teve a alegria do encontro com seu ex-companheiro, São Policarpo discípulo, e aqui veio também o bispo Onésimo à frente de uma delegação de Éfeso, o bispo Damas com enviados de Magnésia, e Políbi, o bispo de Tralles. Um dos deputados, Burrhus, foi tão útil que Santo Inácio perguntou aos Efésios para lhe permitir ficar com ele como um companheiro. De Esmirna, o Santo escreveu quatro cartas: aos Efésios, às igrejas de Magnésia e Tralles e aos cristãos em Roma.

Os guardas estavam com pressa para deixar Esmirna, de modo a chegarem à Roma antes dos jogos que eram mais para as vítimas ilustres de aparência venerável e foram sempre uma grande atração no anfiteatro. Inácio alegremente concordou. Em seguida, eles navegaram para Trôade, onde aprenderam que a paz havia sido restaurada à igreja de Antioquia. Em Trôade, ele escreveu mais três letras: a Filadélfia, ao Smyrnaeans, e São Policarpo.

Como o santo se aproximou de Roma, os fiéis vieram ao seu encontro, regozijando-se com a sua presença no meio deles, mas estavam de luto pois o perderiam em breve. Como haviam previsto, estes estavam desejosos de tomar medidas para obter sua libertação, mas ele suplicou-lhes que não o impedissem de ir ao Senhor. Então, ajoelhando-se com os irmãos, ele orou para a Igreja, para a cessação da perseguição, e para a caridade e unanimidade entre os fiéis. Segundo a lenda, ele chegou a Roma em 20 de dezembro, último dia dos jogos públicos e foi levado perante ao prefeito da cidade, a quem a carta do imperador foi entregue. Em devido tempo, os soldados apressaram-mo fora do anfiteatro, e somos informados de que dois leões ferozes foram soltos em cima dele, que o devorou ​​imediatamente, não deixando nada além dos ossos maiores.
_______________________________
Epístola
Romanos 8, 35-39


35. Meus irmãos: Quem, pois nos separará do amor de Jesus Cristo? Será a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a desnudez, ou o perigo, ou a espada?

36. Segundo está escrito: Por amor de ti, somos todos os dias entregues à morte; somos reputados como ovelhas destinadas a morrer no matadouro.

37. Mas entre todos estes males, nos saímos mais que vencedores, por Aquele que nos amou.

38. Porque estou certo, de que nem a morte, nem a vida, nem os Anjos, nem os principados, nem as virtudes, nem as coisas presentes, nem as futuras.

39. Nem o que há de mais alto, ou de mais profundo, nem outra alguma criatura, nos poderá separar do amor de Deus em Jesus Cristo Nosso Senhor.
_______________________________
Evangelho
João 12, 24-26


24 Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo lançado á terra, não morrer, nada produz; mas se morrer, produz muito fruto.

25 O que ama a sua vida, perdê-la-á; mas o que a odeia neste mundo, há de conservar para a vida eterna.

26 Se alguém me quer servir, siga-me; e onde eu estiver, lá estará também o meu servo; e todos os que houverem sido meus servos, o meu Pai os honrará.