sexta-feira, 25 de abril de 2014

25 de abril dia de Dom Antônio de Castro Mayer.

Dom Antonio de Castro Mayer um baluarte dessa resistência juntamente com o Monsenhor Marcel Lefebvre, protagonizaram uma historia mundial dentro da igreja Católica. Conheceremos hoje esse grande homem de convicções firmes. O Bispo D. Antonio de Castro Mayer.

Resumo Histórico

Oriundo de uma família muito católica, entra para o Seminário Menor do Bom Jesus de Pirapora aos doze anos. Em 1922, inicia os estudos no Seminário Maior, em São Paulo, e, devido ao seu excelente desempenho, é enviado para Roma, para completar seu curso eclesiástico na Universidade Gregoriana.

É ordenado sacerdote em 30 de outubro de 1927 e pouco depois recebe o grau de doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana. Foi professor no Seminário em São Paulo, durante treze anos, lecionando Filosofia, História da Filosofia e Teologia Dogmática. Em 1940, é nomeado assistente geral da Ação Católica. Em 1941, é nomeado cônego catedrático do Cabido Metropolitano de São Paulo e, um ano depois, torna-se Vigário Geral. Em 1945, é Vigário Ecônomo da Paróquia de São José do Belém, ocupando-se ao mesmo tempo das cátedras de religião e Doutrina Social da Igreja, respectivamente na Faculdade de Direito e no Instituto Sedes Sapientiae.

A 6 de Março de 1948, é elevado, pelo Papa Pio XII, a bispo titular de Priene e com direito a sucessão do bispo de Campos, D. Octaviano Pereira de Albuquerque. É sagrado a 23 de Maio do mesmo ano, por D. Carlos Chiarlo. Em 1949, torna-se bispo diocesano de Campos.

Durante o Concílio Vaticano II, D. António de Castro Mayer assumiu-se como um dos líderes da ala conservadora - "Coetus Internationalis Patrum". Depois de ter participado no Concílio, regressou à diocese onde mantêm com firmeza a Tradição (Campos foi a única diocese do Mundo a manter, depois da promulgação do Novos Ordo Missae de Paulo VI, o Ordo Missae de S. Pio V como rito oficial da diocese).
No dia 1 de Novembro de 1981, celebra pela última vez, Pontifical da Catedral de Campos.  Juntamente com Monsenhor Marcel Lefebvre fez diversas advertências ao Papa sobre a crise que a Igreja vivia e será co-sagrante nas consagrações episcopais levadas a cabo por Monsenhor Lefebvre, em 30 de Junho de 1988, em Ecône, na Suíça.

Modernismo
Palestra de Mons. Williamson - Mosteiro da Santa Cruz