quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

07 de dezembro dia de Santo Ambrósio,Confessor, Bispo e Doutor.

07/12 Quinta-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos 

 Santo Ambrósio era, na verdade, gaulês, descendente de gregos como se pode inferir de seu nome e do de seu irmão, Urânio Sátiro. Nasceu em Tréveris (atual Trier, na Alemanha), onde seu pai exercia alta função na administração do Império Romano. Depois de residir em Roma por muito tempo, onde se encontrava entre as mais ricas e nobres famílias, seu pai foi posto por Constantino I à frente da prefeitura da Gália.  

  Com a morte do bispo Auxêncio, ariano, acirrou-se a disputa pela vaga entre arianos e católicos. Para assegurar a ordem na eleição, Ambrósio compareceu, pessoalmente, na qualidade de prefeito da polícia. Tinha, então, 40 anos. Agiu com tamanha eficácia, controlou os ânimos das facções com tanta moderação que os partidos opostos se uniram para elegê-lo bispo. Reconhecendo na unanimidade a vontade de Deus, Ambrósio aceitou o cargo, depois de muitas tentativas de recusa. Era ainda catecúmeno. Prepararam-se as cerimônias do batismo. Na semana seguinte, recebeu todas as ordens e foi consagrado bispo a 7 de dezembro de 374.
  Suas exposições sobre o valor da virgindade provocaram um movimento religioso em toda a Itália. Renunciou a seus bens em favor da Igreja e dos pobres, levando vida ascética exemplar. Ele mesmo preparava os catecúmenos para o batismo, iniciava-os nas celebrações pascais, na compreensão dos ritos. Consagrava-se dia e noite aos deveres de seu ministério.

Pio XII apoia-se em Ambrósio na sua Encíclica Sacra Virginitas, de 25 de março de 1954, citando todas as obras do santo sobre o assunto. Sacra virginitas, (a sagrada virgindade, em latim), é o nome de uma Encíclica do Papa Pio XII, de 25 de março de 1954, em que faz o elogio da virgindade consagrada ao serviço de Deus.

Desta Encíclica vamos citar: A castidade não é nociva ao organismo humano.

  Deus deu esse instinto ao homem, por que a Igreja ordena uma lei contraria ao instinto, ainda mais impedindo que se aproveite juventude?
  São muitos que dizem sabedores da "liberdade da luxúria".


  Para argumentar vamos partir dete ponto meramente natural: A opinião de alguns cientistas que sob a orientação do Doutor James Paget, da Universidade de Londres, que após extensivas pesquisas puderam concluir: "A castidade não é nociva nem ao corpo, nem à alma. Sua disciplina é preferível a qualquer outra... Nada é mais funesto à longevidade, nem diminui tão certamente o vigor da vida, nem favorece tanto o esgotamento como a falta de castidade na juventude". (APUD NYSTEN, 1978, p. 342)

   Doutor Lionel Beale, emérito professor de anatomia patológica da Universidade de Londres, ao afirmar: "Não é demais sempre repetir que a abstinência e a pureza mais absolutas são perfeitamente compatíveis com as leis fisiológicas e morais e que a satisfação de certas inclinações não encontra a sua justificativa nem na fisiologia, nem na psicologia, como também nem na moral e nem na religião". (APUD FONSECA, 1929, p. 15)
  Doutor Abel Pacheco (AZEVEDO PIRES, 1950, p. 48) "Afirmar à juventude que a função sexual é de necessidade fisiológica, constitui mentira ignóbil em face da ciência". Assim pois, com o beneplácito da ciência os Papas manifestam a antiga, atual e eterna posição da Igreja, tomada da experiência dos antigos e aplicada nos costumes da Igreja primitiva. 
  Doutor Moreira da FONSECA (1929, p. 12) que inteiramente conforme a Doutrina Católica afirma: "A castidade se impõe ao gênero humano como uma lei natural, visto como Deus não poderia exigir de sua criatura o cumprimento de um dever que fosse contrário à sua natureza".
  Pois, foram celibatários o maior numero de sábios da antiguidade, fato que faz CHATEAUBRIAND (1860, p. 48) afirmar: "A continência no sábio, transforma-se em estudo; e em meditação no solitário. Não há aí homem que lhe não desfrute as vantagens em trabalhos de espírito, por isso que ela é caráter essencial da alma, e força intelectiva".
  
   Ainda há aqueles que ousam dizer que a felicidade esta na luxúria. Logo, o celibatário não é feliz pela continência que deve exercer sobre seus apetites físicos. Pode-se então, responder com Evangelho (Mt 6, 21-23) e a carta de  São Paulo Apóstolo (1Cor 7, 28-40).

 Os prazeres terrenos como os da carne nunca saciará o homen, pois, conforme afirma São Tomás de AQUINO (2004, V, p. 90): "Nunca um bem criado pode saciar o desejo humano de felicidade. Somente Deus o pode saciar e o faz infinitamente".
   Doutor Moreira FONSECA (1929, p. 8 ) observa: "Na fisionomia do jovem casto reina uma santa alegria, o seu olhar tem algo de mais nobre, a sua consciência goza de agradável paz e o seu ideal não rasteja pela terra nem mergulha no lodaçal do vício, mas sim paira em regiões mais elevadas e alcança a esfera dos anjos".
  Evangelho (Mt 6, 21-23) ressalta como a concupiscência dos olhos escurece ou empana o brilho da fisionomia: "O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado. Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas!"

A castidade não é nociva ao organismo humano
32. Primeiramente, apartam-se do senso comum, a que a Igreja sempre atendeu, aqueles que vêem no instinto sexual a mais importante e mais profunda das tendências humanas, e concluem daí que o homem não o pode coibir durante toda a sua vida sem perigo para o organismo e sem prejuízo do equilíbrio da sua personalidade. 
33. Ora, segundo a acertada observação de santo Tomás, a mais profunda das inclinações naturais é o instinto da conservação: o instinto sexual não vem senão em segundo lugar. Além disso, compete à razão, privilégio singular da nossa natureza, regular essas tendências e instintos profundos e, por meio da direção que lhes dá, enobrecê-los.(39)
34. Infelizmente, depois do pecado de Adão, as faculdades e as paixões do corpo, estando alteradas, não só procuram dominar os sentidos mas até o espírito, obscurecendo a razão e enfraquecendo a vontade. Mas é-nos dada a graça de Cristo, especialmente nos sacramentos, para nos ajudar a manter o nosso corpo em servidão e a viver do espírito (cf. Gl 5, 25;1 Cor 9, 27). A virtude da castidade não exige de nós que nos tornemos insensíveis ao estímulo da concupiscência, mas que o subordinemos à razão e à lei da graça, esforçando-nos, segundo as próprias forças, por seguir o que é mais perfeito na vida humana e cristã.
35. Para conseguir, porém, o domínio perfeito do espírito sobre a vida dos sentidos, não basta abstermo-nos apenas dos atos diretamente contrários à castidade, mas é absolutamente necessário renunciar com generosidade a tudo o que ofende de perto ou de longe esta virtude: poderá então o espírito reinar plenamente no corpo e ver a sua vida espiritual em paz e liberdade. Quem não verá, à luz dos princípios católicos, que a castidade perfeita e a virgindade, bem longe de prejudicarem o desenvolvimento normal do homem e da mulher, os elevam pelo contrário à mais alta nobreza moral?

 http://www.vatican.va/holy_father/pius_xii/encyclicals/documents/hf_p-xii_enc_25031954_sacra-virginitas_po.html(Neste link está toda a Encíclica Pio XII Sacra virginitas).

Introito/Eclesiástico 15,5; Salmos 91.2
Senhor lhe abriu a boca no meio da assembleia dos fieis, e o encheu do espírito de sabedoria e da inteligência; revesti o com uma túnica de glória. SL, É bom louvar o  Senhor, e exaltar o Vosso Nome, ó Altíssimo. Gloria Patri.

Coleta
Ó Deus, que Vos dignastes ordenar que o bem-aventurado e ilustre doutor Ambrósio,para o guir pelas veredas da eterna salvação, fazei que tendo sido na terra um estre da vida, mereçamos que seja no céu o nosso intercessor.Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Leitura da Epístola

II Timótio 4,1-8
1 Eu te conjuro em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino: 2 prega a palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir. 3 Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. 4 Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas. 5 Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério. 6 Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima. 7 Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. 8 Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição. 

Gradual/ Eccli. 44, 16
Eis aí o grande sacerdote que  agradou ao Senhor nos dias de sua vida. V.Não se encontrou quem como ele obeservste a lei do Excelso.
 
Aleluia, aleluia/v. Sl. 109, 4.
V. Jurou o senhor e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedec. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho segundo  

São Mateus 5,13-19
13 Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha 15 nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. 16 Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus. 17 Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição. 18 Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei. 19 Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus.

Ofertório/ Sl. 91,13
 A minha verdade e minha misericórdia estarão com ele. Porque invocou o meu nome será exaltado o seu poder.
 
Secreta
 Fazei, omnipontente e eterno Senhor, por intercessão do bem-aventurado  Ambrósio,  Vosso Confessor e Pontifice, com os dons que oferecemos à Vossa Majestade se tornem para nós penhor de salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Comunhão.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Salmo88,36-38 Por minha santidade jurei, para cumprir, que a sua descendência verá dias eternos e que seu trono brilhará diante de Mim como o sol: que será como lua cheia de duração sem fim e como arco da aliança que Eu pus no firmamento.
 
Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
 
Depois da comunhão. 
Depois de havermos recebido, poderoso, o sacramento de nossa salvação, humildemente Vos suplicamos nos concedais a graça de sermos em todo lugar socorridos pelas  preces do bem-aventurado  Ambrósio, Vosso Confessor e  Pontífice, em memória do qual Vos oferecemos este sacrifício. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

1as Vésperas da Imaculada Conceição com memória da ferie(Vigília da Imaculada Conceição Eccli 24,23-31; Evang S.Mtheus 1,1-16)

 
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário