sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

01 de dezembro dia de Santo Elígio,Bispo e Confessor.

01/12 Sexta-feira
Feria de Terceira Classe
Paramentos Roxos
 Bispo de Noyon-Tournai , Nascido em Chaptelat perto de Limoges , França , c. 590, de Romano pais , Eucherius e Terrigia; morreu em Noyon, 1 de Dezembro, 660. Seu pai, reconhecendo o talento incomum em seu filho, mandou-o para o ourives observou Abbo , Mestre da hortelã em Limoges . Mais tarde foi para Eligius Nêustria, onde trabalhou sob Babo, o tesoureiro real, em cuja recomendação Clotário II encarregou-o de fazer uma trono de ouro adornado com pedras preciosas. Sua honestidade neste tão satisfeito o rei que ele nomeou-o mestre da hortelã em Marselha , além de levá-lo em sua casa. Após a morte de Clotário (629), Dagoberto nomeou seu pai amigo de seu conselheiro-chefe. A fama de Eligius se espalhou rapidamente, e os embaixadores primeira prestaram suas homenagens a ele antes de ir para o rei. Seu sucesso na indução da Breton King, Judicail, para apresentar a franco autoridade (636-37) aumentou sua influência. Elígio aproveitou isso para obter esmolas para os pobres e de resgate Romano , gaulesa , Breton , Saxon , e Mouros cativos , Que foram chegando diariamente em Marselha . Fundou vários mosteiros , e com o rei consentimento enviou os seus servos por cidades e aldeias para derrubar os corpos de malfeitores que tinham sido executado , E dar a eles decente enterro . Elígio  era uma fonte de edificação na corte, onde ele e seu amigo Dado (Audoenus) viveu de acordo com o irlandês monástico regra, introduzido Gália por São Columbano . Elígio introduziu esta regra, no todo ou em parte, para o mosteiro de Solignac que fundou em 632, e no convento em Paris , onde 300 virgens estavam sob a orientação da Abadessa Aurea . Ele também construiu a Basílica de São Paulo , e restaurou a de St. Marcial em Paris . Ele construiu diversas belas igrejas em honra das relíquias de St Martinho de Tours , o nacional santo dos francos , e St. Denis , Que foi escolhido patrono pelo rei. Com a morte de Dagoberto (639), a rainha Nanthilde tomou as rédeas do governo, e Elígio e Dado saiu do tribunal e entrou no sacerdócio . Com a morte do Acarius , Bispo de Noyon-Tournai , 13 de Maio, 640, Elígio foi feito seu sucessor com a unânime aprovação do clero e do povo. Os habitantes de sua diocese foram pagãos para a maior parte. Ele assumiu a conversão dos Flamengos, Antwerpians, frísios, suevos, e as tribos bárbaras ao longo da costa. Em 654 ele aprovou o famoso privilégio concedida ao Abadia de Saint-Denis , Paris , isentando da jurisdição do comum. Em sua própria episcopal cidade de Noyon ele construiu e dotado um mosteiro para virgens . Após a descoberta do corpo de St. Quentin , Bispo Elígio erigido em sua honra uma igreja a que se juntou um mosteiro sob o irlandês regra. Ele também descobriu os corpos de São Piatus e companheiros, e em 654 removeu os restos de St Fursey , O célebre irlandês missionário (D. 650). Elígio foi sepultado em Noyon. Existe em existência um sermão escrito por , Elígio no qual ele combate os pagãos práticas de seu tempo, uma homilia no último julgamento , Também uma carta escrita em 645, no qual ele pede as orações de Bispo Desiderius de Cahors . As outras 14 homilias atribuídas a ele são de duvidosa as autenticidade . Suas homilias foram editados por Krusch em "seg Germ. Hist." (Op. cit. Infra).
São Elígio é particularmente honrado em Flandres , no província de Antuérpia , e em Tournai , Courtrai de Ghent , Bruges , e Douai . Durante os Idade Média suas relíquias foram objeto de especial veneração , E muitas vezes foram transferidos para outros lugares de descanso, assim, em 881, 1066, 1137, 1255 e 1306. Ele é o patrono de ourives, ferreiros, e todos os trabalhadores em metal. Cocheiros também colocar-se sob sua proteção. Ele é representado na arte cristã no traje de bispo , um báculo na mão direita, na abertura palma de um seu diminuto esquerda igreja perseguido de ouro.

Introito/Salmos 24, 1-3.

Para ti a explosão da minha alma, ó meu Deus! Em ti a minha confiança: para que não me envergonhe e para que os meus inimigos não riam de mim, porque quem conta com a tua vinda não ficará desapontado. Salmos Ibidem, 4 Mostra-me o teu caminho, Senhor, e ensina-me a segui-lo.( Não se diz Gloria Patri no advento).

Coleta
Manifestai, Senhor, o vosso poder e vinde para que, pela vossa proteção, mereçamos ser livres dos perigos iminentes de nossos pecados e, com vosso auxílio, alcancemos a salvação. Vós que viveis e reinais.

No domingo não se faz nenhuma comemoração.
 

Leitura da Epístola do bem-aventurado Apóstolo Paulo aos Romanos

Romanos 13, 11-14
11 Isso é tanto mais importante porque sabeis em que tempo vivemos. Já é hora de despertardes do sono. A salvação está mais perto do que quando abraçamos a fé. 12 A noite vai adiantada, e o dia vem chegando. Despojemo-nos das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. 13 Comportemo-nos honestamente, como em pleno dia: nada de orgias, nada de bebedeira; nada de desonestidades nem dissoluções; nada de contendas, nada de ciúmes. 14 Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não façais caso da carne nem lhe satisfaçais aos apetites.  

Gradual/ Sl. 24, 3 e 4
Todos os que esperam em Vós, Senhor, não serão confundidos. V.Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, e ensinai-me as vossas veredas.
 
Aleluia, aleluia/v. Sl. 84, 8.
V. Mostrai, Senhor, a vossa misericórdia, e concedei-nos a vossa salvação. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho segundo  

São Lucas 21, 25-33
25 Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas. 26 Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas. 27 Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade. 28 Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação. 29 Acrescentou ainda esta comparação: Olhai para a figueira e para as demais árvores. 30 Quando elas lançam os brotos, vós julgais que está perto o verão. 31 Assim também, quando virdes que vão sucedendo estas coisas, sabereis que está perto o Reino de Deus. 32 Em verdade vos declaro: não passará esta geração sem que tudo isto se cumpra. 33 Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.

Ofertório/ Sl. 24,1 - 3
Para Ti, Senhor, levantei a minha alma: Meu Deus, em Ti confio, que eu me não sinta envergonhado nem riam de mim os meus inimigos. Pois todos os que esperam em Ti não serão confundidos.
 
Secreta
 Fazei, Senhor, que purificados pela poderosa virtude destes dons sagrados, alcancemos, mais puros, a fonte destes mesmos dons. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Prefácio da Santíssima Trindade(Missal) na semana o prefacio é comum 
 
Comunhão.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)
Sl.84, 13. – O Senhor dará a sua benignidade e a  nossa terra dará o seu fruto.

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
 
Depois da comunhão. 
 Possamos nós, Senhor, receber a vossa misericórdia no vosso templo, para podermos preceder com as devidas homenagens as próximas solenidades da nossa redenção. Por Nosso Senhor.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.