quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

19 de dezembro dia dos Santos Timóteo e Maura, marido e mulher, Mártires.

19/12 Sábado
Festa de Terceira Classe
Paramentos Roxos

    Santos Timóteo e Maura, marido e mulher, viveram no século III, quando reinava Diocleciano. Timóteo era natural de Panapeis, região da Tebáida, e grande estudioso eclesiásticoe recebeu dos pais educação esmeradamente cristã. Com apenas 20 dias de casado Timóteo e Maura é o glorioso casal que no quarto século, em 19 de dezembro, recebeu as palmas do martírio. Era o tempo das perseguições religiosas, e bem implantadas deviam ser as máximas da religião no coração da criança, que mais tarde havia de defendê-las e sustentá-las na luta contra a heresia. Desde bem cedo, existiu na alma de Timóteo o desejo ao martírio, aspiração esta que depois teve sua plena satisfação. Apareceu em Perape, Ariano, governador pagão daquela região, com o intuito de exterminar o cristianismo. Foi dado aos cristãos um determinado prazo, dentro do qual haveriam de abandonar a religião Catolica e oferecer o incenso aos ídolos. Timóteo foi um dos primeiros chamados à presença do governador. Declarando que preferia antes morrer do que se tornar apóstata, negou também a entrega dos livros de religião, dizendo a Ariano: “Os livros são meus queridos filhos; monstro seria o pai que entregasse os filhos aos inimigos”.   Esta resposta enfureceu o tirano que deu uma ordem para que as orelhas de Timóteo fossem furadas com ferro em brasa. No meio desta tortura, Timóteo continuou a louvar a Deus em alta voz. Ariano, ainda mais excitado, ordenou então que o mártir fosse pelos pés pendurado numa coluna e amarrada ao pescoço uma pedra pesada.
Houve quem suscitasse em Ariano a lembrança de Maura, jovem esposa de Timóteo, que sem dúvida teria grande influência sobre o mártir e com facilidade o moveria à renúncia da fé. Chamada Maura, esta de fato prometeu ao governador envidar todos os esforços para conservar a vida do marido. Maura era cristã, mas faltava-lhe a coragem de sofrer pela fé; além disto, tinha um grande amor ao marido, com quem estava casada havia três semanas apenas. Vendo Timóteo em tão miserável estado, fugiram-lhe as forças.  Apenas voltando a si, deram-lhe a oportunidade de falar então ao marido, que tinha sido tirado do trono. Impressionada pelo que vira, esqueceu-se Maura das obrigações de cristão, e entre soluços e lágrimas, começou a insistir com Timóteo, para que se poupasse e obedecesse às ordens do governador. Timóteo, porém, indignado com o modo da esposa, disse-lhe: “Maura, já não te conheço! És então pagã ou cristã? É esta a linguagem de uma esposa educada na religião? Em vez de animar-me, ajudar-me a levar a cruz, vens para me desviar? Queres que perca minha alma, em troca de um prazer passageiro, que me livre de um curto martírio, para sofrer penas eternas?”
    Reconhecendo Maura o erro, prostrou-se aos pés do marido, pediu-lhe perdão e conselho sobre o que devia fazer. “O que deves fazer? – respondeu Timóteo – Vai ao governador e diz-lhe que, longe de demover teu marido, estás resolvida a acompanhá-lo no martírio e morrer com ele”. Maura assustou-se com estas palavras, mas Timóteo animou-a, despertando na alma da esposa, a confiança em Deus e mostrando-lhe o exemplo de tantas outras senhoras da mesma idade, que prontamente se sujeitaram às atrocidades do martírio. Ajoelhados, em oração fervorosa, pediram a Deus força e graça para a luta. Enquanto rezavam, desfizeram-se os temores na alma de Maura. Resoluta levantou-se, dirigiu-se ao governador e comunicou-lhe que, em vez de dissuadir o marido, pronta estava para compartilhar com ele as dores do martírio. Ariano mandou que lhe fossem arrancados os cabelos, cortados os dedos e o corpo queimado com exofre e pixe. A sentença final, porém, foi que Maura, fosse como o marido, crucificada. Os patíbulos foram colocados de maneira que um visse os sofrimentos do outro.
Assim morreram os dois esposos, unidos pelos laços do matrimônio e na morte unidos por um glorioso martírio.
  
  Que Timóteo inflame os modernistas da mesma forma inflamou sua esposa na virtude da fortaleza em defender Santa Tradição Católica, e assim se converterem, para não perderem a salvação de suas almas, em troca de um prazer passageiro deste mundo, este prazer levam ao sofrimento e as penas eternas.

Leitura da Epístola

Filipenses 4,4-7
4 Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! 5 Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo. 6 Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. 7 E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus.


Sequência do Santo Evangelho

São João 1,19-28
19 Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar-lhe: Quem és tu? 20 Ele fez esta declaração que confirmou sem hesitar: Eu não sou o Cristo. 21 Pois, então, quem és?, perguntaram-lhe eles. És tu Elias? Disse ele: Não o sou. És tu o profeta? Ele respondeu: Não. 22 Perguntaram-lhe de novo: Dize-nos, afinal, quem és, para que possamos dar uma resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo? 23 Ele respondeu: Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como o disse o profeta Isaías (40,3). 24 Alguns dos emissários eram fariseus. 25 Continuaram a perguntar-lhe: Como, pois, batizas, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta? 26 João respondeu: Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. 27 Esse é quem vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado. 28 Este diálogo se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando. 

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário