quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

21 de dezembro dia de São Tomé, Apostolo e Mártir.

21/12 Quinta-feira
Festa de Segunda Classe
Paramentos Vermelhos
O Apóstolo Tomé (hebraico ou aramaico para "gêmeo" natual da Galiléia) também foi chamado de "Dídimo" (palavra grega para "gêmeo"). Ele era ausente quando o Senhor ressuscitado apareceu aos outros apóstolos na noite da Páscoa, e se recusou a acreditar que Cristo tinha realmente aumentado até que ele tinha visto ele por si mesmo, mas quando ele viu, ele disse-lhe: "Meu Senhor e meu Deus ". (João 20:19-29)Era pescador quando Jesus o encontrou e o admitiu entre seus discípulos.
  Após Pentencoste, pregou entre os medos e os partas, povos que habitavam a Pérsia. Há também indícios de que tenha levado o Evangelho à Índia, segundo as pistas encontradas por são Francisco Xavier no século XVI. Morreu martirizado com uma lança, segundo a antiga tradição cristã.

 São Tomé o apóstolo dos partos, mas Tomé é mais conhecido como missionário na Índia.

América21 de dezembro dia de São Tomé, Apostolo e Mártir.

   Durante os primeiros séculos da colonização na América foi descoberto que São Tomé esteve miraculosamente ao novo continente e estabelecido contato com os indígenas. Novamente, como "prova" da passagem do santo, diversos sinais tidos como pegadas seriam atribuídos a Tomé. Basicamente, a figura da mitologia indígena Sumé (um homem branco que teria visitado em tempos pré-colombianos) foi identificada e fundida com São Tomé.

Assunção de Nossa Senhora aos céus.

    Um texto da Alta Idade Média atribuído a José de Arimateia, Tomé foi a única testemunha da Assunção de Maria aos céus. Os outros apóstolos foram miraculosamente transportados a Jerusalém para observar a entrega de sua alma a Deus. Tomé, que já estava na Índia, após o sepultamento fora transportado à tumba dela, onde testemunhou o corpo da Virgem Santíssima subir aos céus, jogando-lhe seu cinto. Numa inversão à imagem de ceticismo vinculada a Tomé, os outros apóstolos é que duvidaram de seu relato até verem a tumba vazia e o cinto. O recebimento do cinto por Tomé é representado várias vezes na arte medieval e pré-Tridentina.

O Oriens , *splendor lucis ætérnæ, et sol iustítiæ: veni, et illumina sedéntes in ténébris, et umbra mortis. Para ouvir a antífona, clique na imagem. Ó Oriente[ 1 ], *esplendor da luz eterna[ 2 ] e sol da justiça[ 3 ]: vem iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte. [ 4 ]

Intróito/ Ps. 138, 17 Ps. ibid., 1-2.
Grandemente, a meus olhos, honrastes, ó Deus, os vossos amigos e poderosamente firmastes o seu imperio. Sl .Senhor, Tu me provaste e me conheces; Vós conheceu minha entrada no descanso e minha futura ressurreição. V. Glória Patri .

Coleta
Dá-nos a graça, rogamos-te, Senhor, de celebrar com alegria a solenidade do teu bem-aventurado Apóstolo Tomé, para que, sempre amparados pela sua proteção, afim de que sejamos, com ardor apropriado, os discípulos da fé. Que ele pregou.Por Nosso Senhor Jesus Cristo.


Leitura da Epístola

Efésios 2,19-22
19 Conseqüentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. 21 É nele que todo edifício, harmonicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no Senhor. 22 É nele que também vós outros entrais conjuntamente, pelo Espírito, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus.

Gradual/ Sl. 23, 7,3 e 4
Abri vossas portas,ò príncipes! Levantem-se, portais antigos! e o Rei da glória entrará.V /. Quem poderá escalar a montanha do Senhor e permanecer neste lugar sagrado? Aquele que terá as mãos limpas e um coração puro.

Aqui dizemos V /. Dóminus vobíscum, sem Dobrar o joelho.
Rezemos..

Coleta( Segunda oração)
Apressa-te, Senhor, te pedimos, não te demores mais: ajuda-nos com a força do alto para que sejamos tua vinda amparados e conforte os que confiam na tua bondade. Vós que viveis e reinais.


Sequência do Santo Evangelho 

São João 20,24-29
 24 Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. 25 Os outros discípulos disseram-lhe: Vimos o Senhor. Mas ele replicou-lhes: Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei! 26 Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco! 27 Depois disse a Tomé: Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé. 28 Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus! 29 Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto!


Ofertório/ Isaías 35, 4.
 Anime-se e não tema mais. Aqui está nosso Deus vindo para restaurar a justiça. Ele está vindo pessoalmente e vai nos salvar.
 
Secreta
Digna-se a aceitar, pedimos-te, Senhor, as nossas privações: para que, purificando-nos, esta penitência nos torne dignos da tua graça e nos encaminhe para os bens eternos que nos prometeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que sendo Deus convosco, vive e reina na unidade de Deus Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.
 
Prefácio da Santíssima Trindade(Missal) na semana o prefacio é comum 
 
Comunhão Isaias 7,14 .
Isaias 7,14 – A Virgem mãe conceberá  e dará à luz um Filho que receberá o nome de Emanuel.
(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
–Alimentados, Senhor, satisfeitos,  pelo sacramento da Salvação, humildemente te pedimos que depois de termos tido a alegria de prová-la, sejamos verdadeiramente renovados pela Sua virtude. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que sendo Deus convosco, vive e reina na unidade do mesmo Deus Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário