domingo, 25 de dezembro de 2022

Santa Missa Tridentina da Aurora.


Intróito/ Is. Is. 9, 2 e 6 Ps. 92,1.
S.:Hoje a luz brilhará sobre nós: porque o Senhor nos nasceu: e ele será chamado o Maravilhoso, o Deus forte, príncipe da paz, Pai dos tempos vindouros: porque o seu reino não terá fim.Sl.: O Senhor é rei, ele está vestido de glória: o Senhor está vestido de força, ele está armado de poder.V /. Glória Patri.  

Coleta
Deus Todo-Poderoso, a encarnação da tua Palavra acaba de nos inundar com uma nova luz: por favor, deixe brilhar em nossas vidas aquela luz que brilha pela fé em nossas inteligências.
E fazemos Memórias de Santa Anastácia, Mart. :Deus Todo-Poderoso, permita-nos experimentar os benefícios de sua intercessão com você, celebrando a festa anual de sua bendita mártir Anastásia.

Leitura da Epístola

São Paulo Apóstolo a Tito 3, 4-7
"4.Mas um dia apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens.* 5.E, não por causa de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude de sua misericórdia, ele nos salvou median­te o batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo,""6.que nos foi concedido em profusão, por meio de Cristo, nosso Salvador, 7.para que a justificação obtida por sua graça nos torne, em esperança, herdeiros da vida eterna."

Gradual/ Sl. 117, 26, 27 e 23.
S.Ò Deus.Bendito aquele que vem em nome do Senhor: é o Senhor Deus e ele fez resplandecer a sua luz sobre nós.V /. É a obra do Senhor, e olhamos para isso maravilhados.

Aleluia, aleluia/
 V /. Salmos 92, 1. Dóminus regnávit, decórem índuit: índuit Dóminus fortitúdinem, e præcínxit se virtúte. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho 

São Lucas 
 2, 15-20.
"15.Depois que os anjos os dei­xaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: “Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou”. 16.Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura. 17.Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino. 18.Todos os que os ouviam admi­ravam-se das coisas que lhes contavam os pastores. 19.Maria conservava todas essas palavras, meditando-as no seu coração. 20.Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes fora dito."

Ofertório/ Sl.92, 1-2.
 Deus estabeleceu um universo inabalável: é um trono estabelecido para você para sempre, ó Deus Eterno.

Secreta
Pedimos-te, Senhor, que as nossas ofertas estejam em harmonia com os mistérios da Natividade que hoje celebramos e que difundam sempre a paz nas nossas almas. Assim como, neste homem que acaba de nascer, é também Deus que brilha, para que nestes presentes materiais nos seja trazido o dom de Deus.
 Para Ste Anastasia. Coleta.
Aceita, Senhor, as ofertas que te apresentamos com respeito; e graças aos méritos do seu martírio, Beata Anastásia que intercede em nosso nome, permite que estes presentes se tornem uma ajuda útil para a nossa salvação.

Prefacio de Natal
 
Comunhão/ Zach. 9, 9.
Dança de alegria, filha de Sião, clama de alegria, filha de Jerusalém: eis que vem o teu Rei, o Santo e Salvador do mundo.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Faze, Senhor, que na sua novidade natalícia, deste sacramento de Cristo rejuvenesça sempre as nossas almas, visto que o seu maravilhoso nascimento fez desaparecer da humanidade todos os vestígios da velhice.
Para Ste Anastasia. Pós-comunhão.
Senhor, tens dado o teu sagrado Corpo como alimento aos teus filhos: te pedimos, nesta festa de Santa Anastácia e graças à sua oração, que reaviva sempre o nosso fervor. Por Nosso Senhor.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.