quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

03 de janeiro dia de Santa Genoveva,Virgem.

03/01 Quarta -feira
Festa de Quarta Classe
 
Paramentos Brancos
 001St.GenevievebPdeV3_6-12_02.jpg - 85399 Bytes
  Santa Genoveva, nasceu em naterre, proximo de Paris na França, no ano de 422,  dentro de uma família muito simples. Desde cedo, ela foi discernindo o chamado de Deus a seu respeito. Quando tinha apenas 8 anos, um bispo chamdo Dom Jermano estava indo da França para a Inglaterra em missão. Passou por Nanterre para uma celebração e, ao dar a bênção para o povo, teve um discernimento no Espírito Santo e chamou aquela menina de oito anos para a vida consagrada. A resposta dela foi de que não pensava em outra coisa desde pequenina.
   Adolescente ainda foi consagrada a Deus por São Germano de Auxerre, por ocasião de uma viagem que o santo fazia à Inglaterra, a fim de combater a heresia pelagiana, que afirmava ser possível a salvação do homem apenas pelo seu próprio esforço, sem o concurso da graça divina. Aos quinze anos, fez o voto de castidade nas mãos do bispo de Paris,  e recebeu o véu sagrado. Passou então a ocupar-se com a oração e a penitência, alimentando-se de pão de cevada, água e dormindo no chão.   Tornou-se modelo de modéstia, de oração, de mortificação e de caridade, sendo imitada por outras moças, que se consagraram a Deus, embora vivendo com suas famílias, pois ainda não existiam mosteiros de freiras. Tinha especial devoção a Nossa Senhora e aos santos Martinho e Dionísio e, mandou construir um templo no lugar onde São Dionísio foi martirizado.  Apesar de sua vida santa e recolhida, não escapou da calúnia e da maledicência, mas, em vez de perturbar-se, encheu-se de satisfação por poder sofrer pelo nome de Jesus. Foi agraciada com grandes milagres por seu intermédio. 
   Um fato célebre aconteceu quando os hunos ameaçavam destruir Paris: o povo estava amedrontado pelos massacres acontecidos noutras cidades e Genoveva então exortou-os a não abandonar a cidade e a confiar no auxílio de Deus e conclamou os parisienses à oração e penitência; à defesa da cidade ameaçada pelos hunos de Átila e não aconteceu aquela invasão. Vencidas as discórdias internas e expulsos os invasores, Genoveva lutou incansavelmente para debelar a fome que desolava e afligia os habitantes da cidade. Percorria as regiões do rio Sena em busca de alimentos, e o que conseguia era distribuído à população faminta.  
 Santa Genoveva morreu aos oitenta anos, com fama de santidade, pranteada por toda a população. Foi sepultada na igreja de São Pedro, em Paris.  Seu túmulo tornou-se tão famoso que a igreja passou a chamar-se de santa Genoveva.
É a santa padroeira de Paris, juntamente com São Dionísio, primeiro bispo da cidade.


Intróito/Is. 9, 6. SL.97, 1.
Uma criança nasce para nós, um filho nos é dado: a soberania repousa sobre seus ombros e ele será chamado de Mensageiro do alto.PS.Cante ao Senhor uma nova canção, pois ele tem feito maravilhas.V /Gloria Patri.

Coleta
Ó Deus, que, tornando fecunda a virgindade de Maria Santíssima, procuraste a salvação eterna para a humanidade, concede-nos, te pedimos, sentir a poderosa intercessão daquela pela qual recebemos o autor da vida Nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho.

Leitura da Epístola

Tito 2,11-15
 11 Manifestou-se, com efeito, a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens. 12 Veio para nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade, 13 na expectativa da nossa esperança feliz, a aparição gloriosa de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, 14 que se entregou por nós, a fim de nos resgatar de toda a iniqüidade, nos purificar e nos constituir seu povo de predileção, zeloso na prática do bem. 15 Eis o que deves ensinar, pregar e defender com toda a autoridade. E que ninguém te menospreze!

Gradual/ Sl. 97, 3 e 2
Os confins da terra viram o Salvador enviado por nosso Deus, toda a terra, cantar a Deus a sua alegria.
V /.O Senhor deu a conhecer a sua obra de salvação: manifestou a sua justiça perante todos os povos.

Aleluia, aleluia/Hebr. 1, 1-2.
 V /. Depois de ter falado repetidamente e de várias maneiras com nossos pais no passado por meio dos Profetas, Deus nestes últimos tempos falou conosco por meio do Filho. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 2,21
21 Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno. 

Sem Credo

Ofertório/ Sl. 88, 12 e 15
 Seu é o céu, seu é a terra. Foi você quem lançou as bases do universo e criou o que ele contém. Seu trono é baseado na lei e na justiça.

Secreta
Rogamos-te, Senhor, tendo recebido os nossos dons e as nossas orações, purifica-nos nos teus mistérios divinos e responde-nos com misericórdia.

Prefácio à Natividade
 
Comunhão/  Salmos 97, 3.
Os confins da terra viram o Salvador enviado por nosso Deus.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Senhor, que esta comunhão nos purifique de todo pecado e que, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, nos faça partilhar dos frutos do remédio celestial.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário