quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Batismo de Nosso Senhor

  13/01 Quinta-feira
Festa de Segunda Classe
Paramentos Brancos
batismoNS
 

Intróito/Mala 3, 1; 1 Par. 29, 12. Sl.1,1.
Aí vem o Senhor Soberano; o poder está em suas mãos, o poder e o império.PS.Ó Deus, dê ao rei seu julgamento e ao filho do rei sua justiça.
V /Gloria Patri.

Coleta
Ó Deus, cujo Unigênito apareceu na substância de nossa carne; por favor, que mereçamos ser reformados interiormente por aquele a quem reconhecemos como semelhante a nós exteriormente.

Leitura da Epístola


Isaías 60,1-6
Levanta-te, sê radiosa, eis a tua luz! A glória do Senhor se levanta sobre ti. Vê, a noite cobre a terra e a escuridão, os povos, mas sobre ti levanta-se o Senhor, e sua glória te ilumina. As nações se encaminharão à tua luz, e os reis, ao brilho de tua aurora. Levanta os olhos e olha à tua volta: todos se reúnem para vir a ti; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são transportadas à garupa. Essa visão tornar-te-á radiante; teu coração palpitará e se dilatará, porque para ti afluirão as riquezas do mar, e a ti virão os tesouros das nações. Serás invadida por uma multidão de camelos, pelos dromedários de Madiã e de Efá; virão todos de Sabá, trazendo ouro e incenso, e publicando os louvores do Senhor.

Gradual/ Sl. Ibid., 6 e 1.
Todos de Sabá virão, trarão ouro e olíbano e proclamarão os louvores do Senhor.
V /.O Senhor deu a conhecer a sua obra de salvação: manifestou a sua justiça perante todos os povos.

Aleluia, aleluia/ Math. 2, 2
 V /. Levante-se e brilhe, Jerusalém! Pois a glória do Senhor está nascendo sobre você. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho 

 São João 1, 29-34. 
Naquele tempo, vendo João que Jesus vinha para ele, disse: “Eis o Cordeiro de Deus, eis o que tira o pecado do mundo. Este é Aquele de Quem eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que está primeiro do que eu, porque existia antes de mim.’ Eu não o conhecia (pessoalmente); eu vim batizar em água, para Ele ser conhecido em Israel.” E João deu testemunho, dizendo: “Vi o Espírito descer do céu em forma de pomba, e repousou sobre Ele. E eu não O conhecia (pessoalmente); porém, O que me mandou batizar em água, disse-me: ‘Aquele, sobre Quem vires descer e repousar o Espírito, esse é O que batiza no Espírito Santo.’ Ora, eu vi-O, e dei testemunho de que Ele é o Filho de Deus.” 

Ofertório/ Sl. 71,10-11
Os reis de Tharsis e das ilhas darão presentes a ele, os reis da Arábia e Sabá trarão presentes e todos os reis da terra o adorarão, todas as nações o servirão.

Secreta
Oferecemos-te, Senhor, anfitriões em memória da manifestação do teu filho que nasceu na terra e dirigimos aos nossos ardentes súplicas, para que, como Jesus Cristo, Nosso Senhor, ele mesmo seja o autor dos nossos dons, por isso os receba também. misericordiosamente.

Prefácio à Epifania
 
Comunhão/   Math. 2, 2.
Vimos sua estrela no leste e viemos com presentes para adorar ao Senhor.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Nós te imploramos, Senhor, sempre e em toda parte nos avisa da tua luz celestial; para que consideremos com pura intenção este mistério de que quiseste nos tornar participantes e que o recebamos com digno carinho.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário