domingo, 23 de abril de 2023

Segundo Domingo do depois da Páscoa.

23/04 Domingo Bom Pastor
Festa de Segunda Classe 
Paramentos Brancos


Intróito/  Sal. 32, 5-6.
A terra está cheia da misericórdia do Senhor, aleluia; os céus foram estabelecidos pela palavra do Senhor, aleluia, aleluia.
Ps. ibid.,Os justos, regozijem-se no Senhor; o louvor pertence aos justos.
V/. Glória Patri.

Coleta
Deus, que pela humildade do teu Filho ressuscitou o mundo esmagado: concede aos teus fiéis uma alegria constante e faz gozar das alegrias eternas aqueles que resgataste dos perigos de uma morte sem fim.

Leitura da Epístola de

I São Pedro 2, 21-25
21.Ora, é para isto que fostes chamados. Também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo para que sigais os seus passos. 22.Ele não cometeu pecado, nem se achou falsidade em sua boca (Is 53,9). 23.Ele, ultrajado, não retribuía com idêntico ultraje; ele, maltratado, não proferia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. 24.Carregou os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro para que, mortos aos nossos pecados, vivamos para a justiça. Por fim, por suas chagas fomos curados (Is 53,5). 25.Porque éreis como ovelhas desgarradas, mas agora retornastes ao Pastor e guarda das vossas almas.

Aleluia, aleluia. V/. Lucas. 24, 35. Cognovérunt discípuli Dóminum Iesum in fração panis.Aleluia, aleluia. V/. Os discípulos reconheceram o Senhor, Jesus, ao partir o pão.
Aleluia. V/. Ioann. 10, 14. Ego sum pastor bonus: ei cognósco oves meas, et cognóscunt me meæ. Aleluia. Aleluia. V/. Eu sou o bom pastor e conheço minhas ovelhas, e minhas ovelhas me conhecem. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São João 10, 11-16

11.Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas. 12.O mercenário, porém, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e dispersa as ovelhas. 13.O mercenário, porém, foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. 14.Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, 15.como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas. 16.Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.


Ofertório/ Sal. 62, 2 e 5.
Ó Deus, meu Deus, eu vejo saudades de você desde o amanhecer e levanto minhas mãos em seu nome, aleluia.

Secreta
Que esta sagrada oblação atraia sempre sobre nós, Senhor, a tua salutar bênção; para que o que ela opera neste mistério, ela complete por sua virtude.

Præfatio paschalis, in qua dicitur: in hoc potíssimum. Prefácio de Páscoa
 
Comunhão/João. 10, 14.
Eu sou o bom pastor, aleluia; e eu conheço minhas ovelhas, e minhas ovelhas me conhecem, aleluia, aleluia.(TP Aleluia. )(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Por favor, conceda-nos, ó Deus Todo-Poderoso, que obtendo de ti a graça de uma nova vida, possamos sempre nos gloriar nesta bênção que te devemos.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.