quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Comentários Eleison – por Dom Williamson Número DCLXXIX (679) – (17 de julho de 2020)

DREXEL RETORNA

Quando os pastores, ao mentirem, perdem a autoridade,
Cada ovelha tem de guiar-se por si mesma.

O Concílio Vaticano II (1962-1965) foi um grande evento na história da Igreja, projetado por seus impulsionadores e agitadores para enganar uma multidão de católicos, clérigos e leigos, e substituirem a verdadeira Igreja Católica por sua própria Neoigreja, adaptada aos tempos modernos. Mas a causa da agonia nos católicos crentes desde então foi que a traição da Verdade Católica tinha vindo das verdadeiras autoridades da Igreja, a quem eles tinham aprendido desde seus berços católicos a obedecer sempre e a não criticar jamais. Mesmo Nosso Senhor e Nossa Senhora, quando falavam com seres humanos, para evitarem escandalizar as almas católicas, raramente criticavam seus próprios sacerdotes.

Mas aqui estava o interesse particular de Fé é maior que a Obediência. Pois se essas mensagens que vieram através do Pe. Drexel tiveram origem realmente em Nosso Senhor mesmo, como se supõe, então aqui estaria o próprio Deus criticando severamente os Bispos, teólogos e padres responsáveis​​pela Nova Igreja que fizeram emergir do Concílio, e obviamente dispensando os católicos de seu dever normal de nunca criticar os sacerdotes. Aqui estava Deus dizendo aos católicos que uma multidão de seus pastores – não todos – se tinham transformado em lobos. “Sei a agonia que sofrem as almas fieis”, dizem as Mensagens, “mas apeguem-se à sua fé e não permitam que esses traidores a alterem. Eles estão errados, vocês estão certos, como o tempo dirá, e grande será sua recompensa se perseverarem”.

Com essa mensagem se poderia resolver a agonia dos verdadeiros crentes após o Concílio, mas também criar outra agonia: o que se passa então com as autoridades infiéis da Igreja? Em particular, o que se passa com o Papa? A percepção popular da infalibilidade papal vai muito além do alcance de sua estrita definição em 1870, com as quatro condições. Então, como João XXIII pôde ter convocado o Concílio dos lobos, e como Paulo VI pôde guiá-lo até a sua conclusão e presidir seu processo de colocação em prática posteriormente? Essa agonia é tal que muitos católicos sérios e crentes do final da década de 1970, logo após a morte do Pe. Drexel, começaram a recorrer ao sedevacantismo, por exemplo, segundo o qual os Papas conciliares não seriam Papas verdadeiros. A solução das Mensagens do Pe. Drexel é antes que Paulo VI não era um dos lobos. Ele é claramente criticado (em pelo menos duas das Mensagens), mas também se diz ali que tinha boas intenções, não estava consciente de tudo o que seus subordinados estavam fazendo, e agonizava pelo que estava acontecendo com a Igreja.

No entanto, é preciso dizer que a responsabilidade pessoal de Paulo VI pelo desastre conciliar foi enorme. Então, alguns seguidores da Tradição Católica chegarão à conclusão de que "Nosso Senhor" do Pe. Drexel decerto não seria Nosso Senhor na realidade, mas teria surgido, de algum modo, das próprias reflexões "piedosas" do Pe. Drexel. Nesse caso, explicaríamos a indulgência das mensagens em relação a Paulo VI como sendo a solução de muitos “bons” Bispos e sacerdotes da época para sua agonia, a saber, que os Bispos conciliares eram terríveis, mas não o próprio Papa. Por outro lado, se as Mensagens vieram de Nosso Senhor mesmo, então se poderia supor que Ele foi indulgente com Paulo VI talvez para evitar a reação dos católicos mais ou menos tentados a desesperar da própria Igreja estrutural de Nosso Senhor – Ele mesmo estava dizendo que ainda estava por trás dela, e não precisava dizer nada falso para afirmá-lo.

Deo volente, esta edição destes “Comentários” é um prelúdio de uma segunda pequena série extraída de A Fé é maior que a Obediência, devido ao valor encontrado por estes “Comentários” nas Mensagens dadas ao Pe. Drexel nos anos 70. Tratar-se-á de três temas: a Crise da Igreja, os Bispos e Paulo VI, todos tal como apresentados em A Fé é maior que a Obediência. Se as Mensagens vieram então de Nosso Senhor mesmo ou não, os leitores destes “Comentários” estarão mais capacitados para julgar. Em todo caso, é claro que nessa crise da Igreja eles devem formar uma ideia própria.

Kyrie eleison.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo.