segunda-feira, 11 de março de 2024

Existem três coisas que obrigam os religiosos a uma vida de perfeição.

 https://i.pinimg.com/originals/c3/05/cb/c305cb43ce75f357a722dab3c91b0906.jpg

Os três votos

 Estas três coisas são os votos de pobreza, castidade e obediência

 Estes três votos são a estrutura por trás da formação das ordens religiosas. Através da fiel observância destes três votos, os religiosos podem atingir os mais altos níveis de perfeição, santidade e, acima de tudo, união com Deus. Se um religioso vive em fidelidade tanto à sua profissão de governo da sua Ordem como aos seus votos de pobreza, castidade e obediência, então estará vivendo uma vida religiosa genuína.

No estado de justiça original havia:

(a) Harmonia perfeita entre Deus e a alma, que lhe estava completamente subordinada através das três virtudes teologais, dos dons correspondentes e da humilde obediência;

(b) Perfeita harmonia entre alma e corpo, pela perfeita subordinação das paixões à razão e à vontade, e pela subordinação do corpo à alma, particularmente através da perfeita castidade;

(c) Harmonia perfeita entre o homem e as coisas externas que deveriam ajudar o homem. Desta forma, a harmonia desceu de Deus para as coisas mais baixas.

Depois do pecado original, que destruiu a harmonia mais elevada e, conseqüentemente, as outras duas, em seu lugar veio a concupiscência dos olhos, a concupiscência da carne e a soberba da vida - isto é, o desejo imoderado das coisas externas; veio também o desejo imoderado de prazer carnal e o uso da liberdade sem humilde sujeição a Deus.

Para restaurar esta tríplice harmonia, Cristo deu três conselhos relativos a um bem maior, conselhos para se abster do uso das coisas lícitas para evitar mais facilmente qualquer excesso, usando o mundo e ainda assim não o usando. Estes três conselhos são: (a) O conselho da pobreza, pelo qual se entrega o domínio, ou pelo menos o uso, dos bens exteriores, e os consagra a Deus; (b) o conselho da castidade absoluta, pelo qual se renuncia e consagra o corpo e o coração a Deus; (c) o conselho de obediência, pelo qual alguém renuncia ao uso da própria vontade e a consagra a Deus. Estas três virtudes da pobreza, da castidade e da obediência estão subordinadas à virtude da religião, da qual procede o voto. Desta forma, a tríplice harmonia do estado de justiça original é, na medida do possível, restaurada:

 

Tripla Harmonia da Justiça Original
Concupiscência Tripla
Três votos:
1. Entre Deus e a alma: obediência perfeita.
1. O orgulho da vida, a fonte da desobediência.
1. Obediência religiosa consagrada a Deus.
2. Entre a alma e o corpo: castidade perfeita.
2. Concupiscência da carne; o desejo imoderado de prazer carnal.
2. Castidade religiosa.
3. Entre o homem como um todo e as coisas externas que devem servi-lo: a pobreza perfeita.
3. Concupiscência dos olhos; o desejo imoderado de riquezas externas.
3. Pobreza religiosa

Depois Continuamos 

 

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.

Rezem todos os dia Santo Rosário