quarta-feira, 6 de março de 2024

II. FORMA PRIMITIVA DO OFICIO

 


 O costume de recitar orações em certas horas do dia ou da noite remonta do os judeus no antigo Testamento, e com fundação religião Catolica por Nosso Senhor Jesus Cristo. Cristianismo se tornou essas horas obrigatorios aos consagrados  a Deus. Nos Salmos encontramos expressões como: “Meditarei em ti pela manhã”; "EU levantou-se à meia-noite para te louvar”; “Tarde e manhã e ao meio-dia falarei e declararei: e ele ouvirá a minha voz”; “Sete vezes por dia te louvei”; etc.    Os apóstolos observaram o costume tradicional de orar horas canonicas.

Os Atos também nos mostram São Pedro e São João subindo ao Templo para rezar, à hora nona do dia. No dia de Pentecostes encontramos o Colégio Apostólico em oração, quando, à terceira hora do dia, o Espírito Santo desceu em forma de línguas de fogo. Novamente, quando São Pedro teve a visão do grande lençol de linho baixado pelos quatro cantos do céu à terra, ele estava em oração nas partes mais altas da casa, por volta da hora sexta. (Atos x. 9.)

 Na carta à Igreja de Coríntio escrita por volta do ano 96, São Clemente faz uma distinção muito marcante entre o Sacrifício Eucarístico e outras funções religiosas: “Devemos fazer todas as coisas em ordem, tudo o que nosso Senhor nos ordenou fazer; intervalos regulares Os sacrifícios e os ofícios sagrados devem ser oferecidos em horários e horários determinados."

Um pouco mais tarde, deparamo-nos com outra alusão às práticas litúrgicas dos primeiros cristãos, uma alusão ainda mais valiosa porque nunca foi feita com o objetivo de facilitar os estudos antiquários da posteridade. Plínio, o Jovem, foi governador da Bitínia no início do século II. Num relatório elaborado para o seu mestre, Trajano, o governador fala das assembleias dos cristãos. Ele não tem nada com que censurá-los. Tudo o que ele sabe sobre eles é que costumam se encontrar muito cedo, antes do amanhecer: ant lucem convenire, hymnumque Christo quasi Deo canere. "Depois retiram-se por um tempo" quibus peractis moram discedendi, para voltar mais uma vez à noite, para uma refeição comum." O Ágape seguido da Ceia Eucarística. (Plin. Epist. I. x. 97.)

A Didache prescreve a recitação do Pai Nosso três vezes ao dia e em horários fixos. Esta Oração corresponde ao tríplice sacrifício e adoração do Templo. Estas diversas prescrições nos dão todos os elementos de um verdadeiro Ofício Canônico. Devemos, além disso, ter em mente que o sacrifício judaico do meio do dia e o da noite haviam, gradativamente, se unido em apenas um, de modo que havia apenas duas assembléias gerais no Templo, com o propósito de sacrifício, um pela manhã, outro no final da tarde ou nas primeiras horas da noite. As pessoas ainda falavam de três sacrifícios, assim como falamos de Matinas e Laudes como dois ofícios distintos. Na verdade, estes eram inicialmente distintos e separados, não apenas em caráter, mas também no que diz respeito ao momento de sua celebração; virtualmente, porém, eles formam apenas o único Ofício Noturno da Igreja.

 Os escritos de Tertuliano são uma fonte de informação muito importante para as duas últimas décadas do século II. Em seu livro sobre Oração, ele dá como certo que todos os cristãos observam os horários determinados para a oração pela manhã e à noite. Quanto ao resto do dia, não existe lei especial, mas declara que “non erit otiosa extrinsecus observatio etiam horarum quarumdam, istarum dico communium quae diem inter spatia signant, tertia, sexta, nona, quas sollemniores in Scriptura invenire est. " Devemos adorar, pelo menos três vezes ao dia, nós que somos devedores do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Esta obrigação é totalmente distinta da Oração estabelecida que deve ser oferecida, sem qualquer outra insistência, no início da noite e do dia. (De Orat. 23-25.)

Desde os primeiros tempos notamos também uma tendência a associar certas horas de oração aos mistérios da nossa Redenção. Assim, nos Canones Hippolyti, lemos que todos os cristãos deveriam orar na terceira hora do dia, porque nessa hora o Salvador do mundo se deixou voluntariamente crucificar para a nossa salvação. (Outra leitura é: porque naquela hora nosso Senhor foi condenado por Pilatos.) Devemos orar na hora sexta, porque naquela hora toda a criação foi perturbada pelo grave crime dos judeus; à hora nona, porque naquela hora Cristo orou e entregou Seu espírito nas mãos de Seu Pai.

Cada século seguinte acrescenta a sua quota tanto à estabilidade como à solenidade da oração pública da Igreja. No entanto, foi apenas com a paz da Igreja, quando ela finalmente emergiu da escravidão e das cruéis perseguições dos poderes civis, que o Ofício divino assumiu definitivamente a forma como o conhecemos. Dois factos contribuíram poderosamente para este desenvolvimento, nomeadamente, a fundação e difusão das Ordens religiosas e a observância religiosa dos mistérios da Encarnação, ou seja, o estabelecimento das festas de Nosso Senhor, de Nossa Senhora, dos Mártires e, finalmente, , mesmo aqueles de Santos que não eram confessores da fé.

Dificilmente alguém ousaria afirmar que os ascetae, ou Monges, inventaram o Ofício Divino, cuja celebração era a sua principal ocupação. Tudo o que fizeram foi acrescentar ainda mais àquilo que já constituía a tarefa diária do clero, ou melhor, até mesmo dos leigos. Como observa Thomassin: “A santa disciplina do monaquismo não lança pouca luz sobre o que estou prestes a dizer sobre os Ofícios Eclesiásticos: quod enim a Matre acceperant, non sine foenore filii reddidere. discípulos que a Igreja considerou um ganho e uma honra seguir seu rastro." (Vet. et Nov. Eccl. Discipl. p. I, c. 2.)

Temos uma ideia muito clara dos elementos constitutivos do Ofício Divino após a paz da Igreja estudando a famosa Peregrinatio de Etheria. Esta nobre e empreendedora senhora galo-romana testemunhou a celebração da Liturgia na Cidade Santa no final do século IV. “Todas as manhãs”, ela nos diz, “antes do canto do galo, as portas da igreja da Ressurreição se abrem, quando monges e freiras descem - e não apenas eles, mas também homens e mulheres que desejam vigiar com A partir dessa hora, até o amanhecer, recitam-se hinos e salmos, responsórios e antífonas, e depois de cada salmo se recita uma oração... Assim que amanhece o dia, iniciam-se os salmos das Matinas e das Laudes." Terce, Sexte e None são igualmente observados. “À décima hora, que chamamos Lucernarium, toda a multidão se reúne novamente na Anástasis, todas as lâmpadas e velas estão acesas e há muito brilho: então são cantados os salmos das Vésperas: dicuntur psalmi lucernares, sed et Antiphonae diutius "; isto é, o Ofício Vesper era mais longo que o Terce, Sexte e None. Além disso, os salmos cantados já eram determinados pelo costume ou pela lei eclesiástica.

Nos escritos dos Padres dos séculos IV e V encontramos muitas alusões aos ofícios, tanto do dia como da noite. Nem foram os padres e monges os únicos a atendê-los; deles também participavam os fiéis, os mais fervorosos entre eles auxiliando sempre na salmodia noturna. A Vigília, ou vigília noturna da festa pascal, era observada universalmente. As Vigílias dos Mártires também eram frequentadas, mas era permitida uma certa liberdade no que diz respeito à participação nestas últimas. (Cf. São Hierônimo contra Vigilante.) O mesmo São Jerônimo recomenda a Laeta que leve consigo sua filhinha, ainda na infância, sempre que ela comparecer aos ofícios noturnos das grandes festas. São Jerônimo fala das Horas Terca, Sexta, Noa, Vésperas, Meia-Noite e Manhã.

Até o século V, o Ofício Divino ainda estava em constante mudança. Havia muita variedade e incerteza. Era necessária uma mão mestra para coordenar os diversos elementos da Liturgia, de modo a formar um todo harmonioso. Para este fim, Deus deu à Sua Igreja aquele maravilhoso Liturgista, São Bento, o Patriarca do Monaquismo Ocidental, que fez pela Igreja Latina o que o Rei David havia feito pelos serviços do Templo: dedit in Celebrationibus decus et ornavit tempora usque ad consumationem vitae , ut laudarent nomen sanctum Domini, et emplificadorent mane Dei sanctitatem. (Ecl. xlvii. 12.)

É preciso admitir que São Bento só legislou para os seus monges. Em sua humildade, ele chega ao ponto de sugerir que, se o seu ordenamento do Ofício Divino desagrada a alguém, ele deve ter a liberdade de mudá-lo ou melhorá-lo. No entanto, a Igreja não só manteve o seu trabalho, mas todos os historiadores e liturgistas admitem prontamente que a Igreja Romana tomou o arranjo de São Bento como seu próprio modelo na ordenação final da sua Liturgia. "Quanto à ordenação exata dos Ofícios, à distribuição dos salmos, antífonas ou responsórios... tem havido muita variedade nas diferentes igrejas... Os Conselhos Provinciais se esforçaram para trazer uniformidade. Quando isso finalmente foi percebido, foi apenas realizadas sob a inspiração da Regra Beneditina, nomeadamente através da influência e da prática dos mosteiros de Roma, aquelas grandes abadias agrupadas em torno das basílicas de Latrão, do Vaticano, de Santa Maria Maior, que gradualmente se tornaram Capítulos, a princípio regulares , e mais tarde seculares." (Duchesne, Origines du culte chret., p. 437.)

O objetivo de São Bento, em primeiro lugar, ordenar a distribuição dos salmos de forma que todo o saltério fosse recitado no decorrer de uma semana. As Escrituras também deveriam ser lidas na íntegra, no decorrer de cada ano, juntamente com aquelas homilias ou comentários quae a nominatissimis, et orthodozis, et Catholicis patribus factae sunt. (Regula, c. 9.) O Ofício Noturno consistirá nunca menos de doze salmos. Doze salmos também foram recitados nas horas do dia, três em cada. O Lucernariurn foi dividido em dois Escritórios, chamados respectivamente de Vésperas e Completas. Cada Hora começa com a invocação tão cara aos antigos Santos dos desertos Orientais: Deus in adjutorium meum intende. São Bento também dá hospitalidade aos hinos métricos – o Ambrosianus, como ele chama a nova composição. Com isso vemos que o grande Legislador tomou emprestado tanto de Milão quanto de Roma. No entanto, é sempre a grande Igreja Romana o seu modelo (sicut psallit Ecclesia Romana) (Regula, c. 13).

Quando os lombardos destruíram a última fundação de São Bento, a Abadia de Monte Cassino, seus monges procuraram e encontraram um novo lar perto do Latrão. Ao mesmo tempo, mosteiros beneditinos surgiram nas imediações das outras basílicas. Nestes, os Monges cantavam o Ofício Divino de dia e de noite. Desta forma, a ordenação do Ofício, feita por São Bento, obteve ainda maior importância e influência. Podemos dizer que devemos ao grande Santo um ordenamento definitivo da Salmodiar Oficio Divino que foi seguido a partir de meados do século VI, não só em Subiaco e Monte Cassino, mas no próprio centro do Cristianismo.


 
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.