Quando Nosso Senhor Jesus Cristo escolhe os seus apóstolos da a ordem que deixem casa, campo, pai, mãe, mulher e filhos por amor ao Reino dos Céus. Ele está imprimindo no coração sacerdotal o serviço do sacrifício do altar e que observem uma castidade perfeita’.”
A Santa Igreja confirma e segue o que Nosso Senhor ensinou:
O Primeiro Concílio de Latrão (1123) e o Segundo Concílio de Latrão (1139) condenaram e invalidaram o concubinato e os casamentos de clérigos, impondo assim o celibato clerical Mas, é preciso salientar que o celibato obrigatório já foi decretado pelo Concílio de Elvira (295-302). Porém, como era apenas um concílio regional espanhol, as suas decisões não foram cumpridas por toda a Igreja . Outro passo importante na implementação do celibato foi dado no Primeiro Concílio de Niceia (323), que decretou que "todos os membros do clero estavam proibidos de morar com qualquer mulher, com exceção da mãe, irmã ou tia" (III cânon) . No final do século IV, a Igreja Latina promulgou várias leis a favor do celibato, que foram geralmente bem aceites no Ocidente, no pontificado de São Leão Magno (440-461). O Concílio de Calcedónia (451) proibiu o casamento de monges e virgens consagradas (XVI cânon).
Encíclica
AD Catholici Sacerdotii
O PAPA
Pio XI
ON do sacerdócio católico
http://w2.vatican.va/content/pius-xi/it/encyclicals/documents/hf_p-xi_enc_19351220_ad-catholici-sacerdotii.htmlAD Catholici Sacerdotii
O PAPA
Pio XI
ON do sacerdócio católico
Celibato
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intimamente ligada com a piedade, que virá sobre ele e sua beleza mesmo
tão firmemente, que é outra pérola preciosa do sacerdote católico, a
castidade, cujo perfeito guarda em sua totalidade são clérigos da Igreja
latina , constituída grandes ordens como grave obrigação cuja violação
também seria sacrilégio (72). E se as Igrejas Orientais não
estão sujeitas a esta lei em todo o seu rigor, no entanto, mesmo entre
eles é considerado celibato clerical; e, em alguns casos, especialmente nos graus mais elevados da hierarquia, que é um requisito necessário.
33. Mesmo com a simples luz da razão certa conexão entre essa virtude e do ministério sacerdotal pode ser vislumbrada. Sendo
verdade que Deus é espírito (73), é o quão bem a pessoa deve ser
dedicado e devotado a seu serviço, de alguma forma ser destituído de seu
corpo. Os antigos romanos tinham vislumbrado esta conveniência. O
orador mais famoso que tinha citado uma das suas leis, cuja expressão
foi: "Os deuses, por favor, entre em contato com a castidade"; e
faz com que este comentário sobre ele, "Manda a lei que vá aos seus
deuses no castidade, entende-se a alma, onde tudo é, mas não exclui a
castidade do corpo; o que isso significa é que
aventajándose tanto a alma ao corpo, e observou o corpo ir com a
castidade, muito mais tem que observar trazer a alma "(74). No
Antigo Testamento, Moisés Old ordenou Arão e seus filhos, em nome de
Deus, para não deixar a tenda e, portanto, para proteger a continência
durante os sete dias que durou sua consagração (75).
34. Mas o sacerdócio cristão, como superior à antiga, pureza muito mais adequado. A
lei do celibato eclesiástico, cuja primeira faixa gravada por escrito,
que, obviamente, significa que a sua prática e mais antigo, está em um
cânone do Concílio de Elvira (76) no início do século IV, a perseguição
ainda está vivo, realmente faz mas dar força a uma certa obrigação e
quase dizer exigência moral, que flui a partir das fontes do Evangelho e
da pregação apostólica. A alta estima que o Divino Mestre mostrou ter castidade, exaltando como superior às forças regulares (77); Ela o reconhece como a flor da Virgem Mãe (78) e foi criado desde a infância na família virgem de José e Maria; vendo sua preferência por almas puras, como os dois Johns, Batista e Evangelista; audição,
finalmente, como o grande Apóstolo dos Gentios, tão fiel intérprete da
lei evangélica e a mente de Cristo, exalta na sua pregação o inestimável
valor da virgindade, especialmente para a entrega contínua para o
serviço de Deus: "O Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, em
como há de agradar a Deus "(79); este foi quase impossível
não fazer sentir os sacerdotes da Nova Aliança o charme paradisíaco
dessa virtude nobre, que aspira a ser o número daqueles que são capazes
de entender esta palavra (80), e deixe a sua guarda voluntariamente
obrigatório que logo foi, lei eclesiástica mais grave obrigatória, em
toda a Igreja Latina. Bem, no final do século IV, o segundo
Concílio de Cartago exorta-nos a manter-nos também que os apóstolos
ensinaram, e que manteve os nossos antepassados e (81).
35.
E há textos, mesmo Padres Orientais ilustres, exaltando a excelência do
celibato sacerdotal também afirmando que, nesse ponto, onde a
disciplina era grave, foi um e como a sensação de ambas as Igrejas,
latinos e orientais. San Epifanio atesta o final desse
século IV que o celibato já é esticado para os sub-diáconos ", que ainda
vive em casamento, ainda que em primeiro casamento e em ter filhos, a
Igreja não permite-lhe para as ordens de diácono, padre , bispo ou
subdiácono; suporta apenas a quem, ou deu-se a vida de casado com sua única esposa, ou já -viudo- você perdeu; que é praticado principalmente onde os sagrados cânones fielmente mantê-lo "(82). Mas
quem é eloquente a este respeito é o diácono de Edessa e Doutor da
Igreja universal, Santo Efrém, o Sírio justamente chamado, harpa do Espírito Santo (83). Dirigindo-se
um de seus poemas para Bishop Abraão, seu amigo, ele diz: "Bem, você
bloquear o nome, Abraão, porque foste feito o pai de muitos; mas não tendo nenhuma mulher como Abraão teve Sara, seu rebanho toma o lugar da mulher. Criar seus filhos em sua própria fé; ser o seu próprio filho no espírito, a semente prometida para alcançar a herança do paraíso. Oh belo fruto da castidade em que o sacerdócio é bem satisfeito ...!; Ele transbordou o copo, você foi ungido; a imposição das mãos fez o escolhido; a Igreja vos escolheu para si mesmo, e te ama "(84). E
em outro lugar: "Não apenas o sacerdote e pergunta o seu nome,
oferecendo o corpo vivo (de Cristo) tem alma pura, língua limpa, mãos
lavadas e decorado todo o corpo, mas deve ser em todos os momentos
completamente pura, porque ela é feita mediador entre Deus ea raça
humana. Praise desejou que tal pureza de seus ministros "(85). E
São João Crisóstomo diz que exercem o ministério sacerdotal deve ser
tão pura como se estivesse no céu entre os poderes angélicos (86).
36.
Bem, isso e ao mesmo alteza, ou usando a expressão de San Epifanio,
honra e dignidade incrível (87), o sacerdócio cristão, sumariamente aqui
para nós, experimentar a conveniência do celibato e da lei acrescenta
que requer ministros do altar. Quem joga um verdadeiro
ministério do que os mais puros espíritos dos presentes diante do Senhor
(88) forma, não deve ser forçado a viver com muita razão quanto
possível, como um espírito puro? Quem deve ser usados nas
coisas referentes a Deus (89), não é justo que é completamente
independente das coisas terrenas e tem toda a sua conversa no céu? (90).
Quem tem continuamente solicitado a participar da salvação
eterna das almas, incluindo a continuidade do trabalho do Redentor, não
é apenas que ele é livrar o cuidado da família, que absorvem grande
parte da sua atividade?
3?. Show
é certamente para mover e provocar admiração, mesmo repetida tantas
vezes na Igreja Católica, os jovens levitas antes de receber ordens
sacras de subdiaconate, ou seja, antes de se dedicar ao serviço e
adoração Deus, o livre arbítrio, desistir das alegrias e satisfações que
poderia honestamente ser prestados noutro tipo de vida. Por
livre vontade é que temos tudo o que disse que, se depois da ordenação
não precisa mais contrair matrimônio terreno, mas estas ordens não foram
dado forçado nem por qualquer lei ou por qualquer pessoa, mas por sua
própria resolução espontânea pessoais (91).
38.
Não é nossa intenção que como já dissemos em louvor do celibato
eclesiástico é entendida como se alguma condenam modo pretendiésemos, e
nada menos do que condenar, uma disciplina diferente legitimamente
aceite na Igreja Oriental; dizemos apenas louvar ao Senhor
por esta virtude, temos uma das mais altas pura glória do sacerdócio
católico e que parece responder melhor aos desejos do Sagrado Coração de
Jesus e de seus modelos na alma sacerdotal.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.