quarta-feira, 5 de julho de 2023

Dia 05 de julho,Santo Antônio Maria Zacarias, Confessor

05/07 Quarta-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos



  Antônio Maria Zacarias Nascido numa família de comerciantes de Genova, Lázaro e Antonieta, e seu pai morreu quando ele tinha apenas dois anos e ficou órfão de pai. Mudou-se com a família em Cremona. Em 1520 viajou para Padova para estudar Filosofia e Medicina. Tornou-se exemplo de vida austera, séria e voltada para a fé, dedicando-se exclusivamente à educação e formação do filho. E seu empenho ilustra a alma do homem que preparou para o mundo e para a Igreja. Em pouco tempo, Antônio Maria era conhecido por sua inteligência precoce e, ao mesmo tempo, pela disposição à caridade e humildade. Contam os escritos que era comum chegar do colégio sem seu caro manto de lã, pois o deixava sobre os ombros de algum mendigo que estava exposto ao rigor do frio. Ao completar dezoito anos de idade, doou toda sua herança para sua mãe, e foi estudar filosofia em Pávia e medicina em Pádua. Ao contrário dos demais estudantes, que pouco aprendia e mais se dedicavam à vida de diversões das metrópoles, como em todas as épocas, Antônio Maria usava todo o seu tempo para estudar e meditar. Em vez de vestir-se como fidalgo, preferia as roupas simples e comportava-se com humildade.            

Depois de formado, exerceu a medicina junto ao povo, cuidando principalmente dos que não tinham recursos. Conta a tradição que, além de curar os males do corpo, ele confortava as tristezas da alma de seus pobres pacientes. Distribuía os remédios científicos juntamente com o conforto, a esperança e a paz de espírito.                                                                                                              

Voltou em 1524 em Cremona, onde fundou a Confraria da Amizade, para reflexão bíblica. Teve como orientador espiritual o frei Batista de Crema, que o ajudou a escolher o caminho do sacerdócio. Finalmente, sua espiritualidade venceu a ciência e, em 1528, Antônio Maria foi consagrado padre em 20 de Fevereiro de 1529, sem estar vinculado a nenhuma diocese. Em 1530 mudou-se para Milão sendo confessor da Condesa Ludovica Torelli. Aí, uniu-se a três companheiros, que fundaram três grupos de vida cristã, que originariam duas congregações religiosas, a dos padres barnabitas e das irmãs angélicas, e, finalmente, um grupo de casais. Este grupo de casais foi a primeira experiência de história da Igreja. A Ordem dos Barnabitas foi aprovada em 1533. As duas congregações religiosas foram orientadas à missão e à reforma dos conventos. Participaram decididamente da reforma católica. Sua espiritualidade é fundamentada na Bíblia e tem como modelo o apóstolo Paulo de Tarso e Cristo Crucificado. Incentivou a prática da Eucaristia, da leitura orante da Bíblia (Lectio Divina) e das Quarenta Horas (adoração do Santíssimo Sacramento por quarenta horas interruptas). Em 1539, quis voltar em Cremona, pois a saúde dele era muito fraca, e entendeu que o fim estava perto. Na tarde do 5 de julho à presença da mãe e dos discípulos queridos, faleceu depois de ter recebidos os sacramentosPapa Leão XIII o proclamou Santo em 1897.

Intróito/1. Cor. 2, 4.
Minha palavra e minha pregação não são discursos persuasivos da sabedoria humana, mas a manifestação do espírito e do poder.
Salmo 110,1.Senhor, eu te louvarei de todo o coração na reunião dos justos e na assembléia.
V/. Glória Patri.

Coleta
Dá-nos, Senhor, a graça de aprender, segundo o espírito do apóstolo Paulo, a ciência supereminente de Jesus Cristo, da qual foi maravilhosamente instruído o Beato Antônio Maria, aquele que reuniu em sua Igreja novas famílias de clérigos e freiras.


Leitura da Epístola dos 

I Timóteo 4,8-16
8.Exercita-te na piedade. Se o exercício corporal traz algum pequeno proveito, a piedade, esta sim, é útil para tudo, porque tem a promessa da vida presente e da futura.9.Eis uma verdade absolutamente certa e digna de fé:10.se nos afadigamos e sofremos ultrajes, é porque pusemos a nossa esperança em Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, sobretudo dos fiéis.11.Seja este o objeto de tuas prescrições e dos teus ensinamentos.12.Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade.13.Enquanto eu não chegar, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino.14.Não negligencies o carisma que está em ti e que te foi dado por profecia, quando a assembléia dos anciãos te impôs as mãos.15.Põe nisto toda a diligência e empenho, de tal modo que se torne manifesto a todos o teu aproveitamento.16.Olha por ti e pela instrução dos outros. E persevera nestas coisas. Se isto fizeres, salvar-te-ás a ti mesmo e aos que te ouvirem.

Gradual. Filipenses. 1. 8-9.GradualTestis mihi est Deus, quo modo cúpiam omnes vos in visceribus Iesu Christi. Et hoc oro, ut caritas vestra magis ac magis abúndet in sciéntia et in omni sensu. Deus é minha testemunha, quanto eu aprecio todos vocês no ventre de Jesus Cristo. E o que peço é que sua caridade abunde cada vez mais, em conhecimento e em toda inteligência.
V/. Ibid., 10. Ut probétis potióra, ut sitis sincéri et sine offénsa in diem Christi.V/. Para você desfrutar o que é melhor, ser puro e irrepreensível para o dia de Cristo.Aleluia, aleluia. V/. Ibid., 11. Repléti fructu iustítiæ per Iesum Christum, in glóriam et laudem Dei. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho                                                                                          
São Marcos 10,15-21 
15.Em verdade vos digo: todo o que não receber o Reino de Deus com a mentalidade de uma criança, nele não entrará."16.Em seguida, ele as abraçou e as abençoou, impondo-lhes as mãos.17.Tendo ele saído para se pôr a caminho, veio alguém correndo e, dobrando os joelhos diante dele, suplicou-lhe: "Bom Mestre, que farei para alcançara vida eterna?"18.Jesus disse-lhe: "Por que me chamas bom? Só Deus é bom.19.Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe."20.Ele respondeu-lhe: "Mestre, tudo isto tenho observado desde a minha mocidade."21.Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: "Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.

Ofertório/Sal. 137, 1-2.
Cantarei hinos, na presença dos Anjos: adorarei no Teu Santo Templo e celebrarei o Teu Nome.

Secreta
Concedei-nos, Senhor, trazer à mesa da festa celestial uma pureza de alma e corpo semelhante à que revestiu de maravilhoso brilho o Beato Antoine-Marie quando ofereceu esta Santíssima Hóstia.

Comunhão/ Filipenses. 8, 17.
Sede meus imitadores, meus Irmãos, e olhai para aqueles que caminham segundo o modelo que tendes dentro de vós.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Senhor Jesus Cristo, que peloCelestial e Sagrado Banquete onde recebemos nosso alimento, nosso coração se inflama com este fogo de caridade, por um movimento do qual o bem-aventurado Antônio Maria ergueu contra os inimigos de sua Igreja, o estandarte do salutar hospedeiro.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário