quarta-feira, 9 de novembro de 2022

09 de novembro dia de Dedicação da Basílica de São Latrão

 09/11 Quarta-feira
Festa de Segunda Classe
Paramentos Brancos
  A tradição da Santa Igreja, o aniversário de sua dedicação, antes celebrado apenas em Roma, hoje é comemorado em todas as comunidades católicas do rito romano, para enaltecer o ministério petrino do Sumo Pontífice que, de sua Basílica Patriarcal, preside a toda a Igreja. Seu nome oficial é Arquibasílica do Santíssimo Salvador. Até a construção do Vaticano, o Santo Padre morava no Palácio Lateranense, anexo à Basílica de Latrão. Como catedral da Diocese de Roma, contém o trono papal (Cathedra Romana), o que a coloca acima de todas as igrejas do mundo, inclusive da Basílica de São Pedro. Tem o título honorífico de Mãe e Cabeça de todas as Igrejas de Roma e do mundo.
De acordo com a tradição, ele nasceu na cidade de Eucaita seu nome quer dizer dom de Deus. Ele foi agraciado com muitos talentos e tinha uma bela aparência, sendo conhecido por sua caridade e sua bravura. Teodoro foi nomeado comandante militar (stratelates) na cidade de Heracleia Pôntica durante o reinado do imperador romano Licínio (307-324 dC), quando iniciou-se uma feroz perseguição aos cristãos. Exposto como cristão o tribunal militar decidiu que ele era um excelente soldado que havia cometido um deslize e foi solicitado a ele que reconsiderasse e deixaram-no livre. Mas ele, logo em seguida ateou fogo em um templo pagão e foi de novo preso. Foi ordenado a renunciar a sua fé e como não o fizesse foi martirizado na roda, na prensa e finalmente tiraram parte de sua pele, e com não renunciasse a sua fé, foi queimado vivo. A testemunha foi seu servo, Varos, que também é venerado como santo. De manhã, os soldados imperiais o encontraram vivo e incólume. Não querendo se livrar da morte de mártir, Teodoro voluntariamente se entregou novamente às mãos de Licínio e foi decapitado por uma espada. Isto ocorreu em 8 de fevereiro de 319 dC, num sábado, na terceira hora do dia. Era militar e foi decapitado por ter confessado corajosamente a fé cristã. Seu túmulo, em Achaita, atual Turquia, foi grande foco de peregrinações.                                                            
Juntamente com São Jorge e São Demétrio constitui uma tríade de Santos militares orientais.

Intróito/Jer. 28, 17.
Este lugar é terrível: é a casa de Deus e a porta do céu, e será chamado o palácio de Deus.
Sal. 83, 2-3.Quão formosos são os teus tabernáculos, ó Deus dos exércitos! Minha alma anseia e anseia pelas cortes do Senhor.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, que renovas a cada ano em nosso favor o dia em que este santo templo foi consagrado a ti, e que nos preservas em condições de assistir em teus santos mistérios, ouve as orações de teu povo e concede a quem entrar neste templo peça suas graças, a alegria de tê-las obtido.
E comemorou S. Theodori Mart.São Teodoro, Mártir:
Oratio.Deus, qui nos beáti Theodóri Mártyris tui confessióne gloriósa circúmdas et prótegis: præsta nobis ex eius imitatióne profícere, et oratióne fulcíri. Per Dominum nostrum. Ó Deus, que nos dás a gloriosa profissão de fé de teu bem-aventurado Mártir Teodoro, como amparo e proteção, concede-nos a graça de tirar proveito de seus exemplos e ser sustentados por suas orações.

Leitura da Epístola do

Apocalipse 21, 2-5     2Eu vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo.3Ao mesmo tempo, ouvi do trono uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.4Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição.5Então o que está assentado no trono disse: Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.

Gradual.Locus iste a Deo factus est, inæstimábile sacramentum, irreprehensíbilis est. Este lugar foi feito pelo próprio Deus: é um mistério inestimável, está livre de toda contaminação.
V/. Deus, cui astat Angelórum chorus, exáudi preces servórum tuórum.V/. Ó Deus diante de quem está o coro dos Anjos, ouça a oração de seus servos.
Aleluia, aleluia. V/. Sal. 137, 2. Adorábo ad templum sanctum tuum: et confitébor nómini tuo. Aleluia. Aleluia, aleluia. V/. Eu adorarei no teu santo templo, e louvarei o teu nome. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 19, 1-10
 1Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade.2Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos.3Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura.4Ele correu adiande, subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali.5Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa.6Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente.7Vendo isto, todos murmuravam e diziam: Ele vai hospedar-se em casa de um pecador...8Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo.9Disse-lhe Jesus: Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão.10Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.

Ofertório/1. Par. 29, 17 e 18.
Senhor, meu Deus, todas estas coisas vos ofereci na simplicidade do meu coração e com alegria; e fiquei feliz em ver todo este povo reunido também, ó Deus de Israel, guarda esta vontade, aleluia.

Secreta
Suplicamos-te, Senhor, que recebas favoravelmente nossas orações e que, cumprindo nossos votos na vida presente, mereçamos chegar, graças à tua ajuda, com as recompensas eternas.
Pró S. Theodoro
secretaSúscipe, Dómine, fidélium preces cum oblatiónibus hostiárum: et, intercedente beáto Theodóro Mártyre tuo, per hæc piæ devotiónis oficia ad cæléstem glóriam transeámus. Por Dominum.Aceite, Senhor, as orações dos fiéis com a oferta de hóstias, e conceda que o Beato Teodoro, seu Mártir, intercedendo por nós, possamos alcançar, cumprindo esses deveres de devoção piedosa, a glória celestial.
In aliquibus diœcesibus, Præfatio de Dedicatione Ecclesiae. Em algumas dioceses, Prefácio à Dedicação .

Comunhão/ Matheus. 21, 13.
A minha casa será chamada casa de oração, diz o Senhor. Quem pede recebe; e quem procura encontra; e será aberto para quem bate. (Quem não pode comungar em espécie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Ó Deus que preparais um templo eterno para vossa majestade por meio de pedras vivas e escolhidas, vinde em socorro do vosso povo suplicante, para que o que for útil à vossa Igreja em termos de espaços materiais seja ocasião de crescimento espiritual.
Pró S. Theodoro São Teodoro
Pós-comunhão Præsta nobis, quǽsumus, Dómine: intercedente beáto Theodóro Mártyre tuo; ut, quod ore contíngimus, pura mente capiámus. Per Dominum nostrum. Concede-nos, por favor, Senhor, que pela intercessão de teu abençoado Mártir Teodoro, mantenhamos em um coração puro o que nossas bocas receberam.

 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.