quinta-feira, 7 de novembro de 2024

07 de novembro dia de São Vilibrordo, Confessor Bispo de Utrecht na Frísia

07/11 Quinta-feira
Festa de Quarta Classe
Paramentos Verdes

  Dentre os grandes missionários da Igreja hoje destacamos São Vilibrordo, que foi um grande apóstolo do norte da Europa que, no Século VIII, evangelizou tribos bárbaras. São Vilibrordo, chamado o “Apóstolo dos frisões”, foi o primeiro bispo de Utrecht, sede primaz da Holanda. Ele nasceu na Inglaterra de uma família cristã. São Vilibrordo nasceu na Inglaterra numa família cristã, na qual os pais fizeram o suficiente para que o filho encontrasse seu lugar na Igreja, sendo assim, Vilibrordo desde os 5 anos foi entregue num mosteiro de York, onde foi educado e aí decidiu seguir a vida monástica. Depois foi para a Irlanda onde ficou por nove anos se ordenando sacerdote. No ano de 690 foi enviado como missionário junto com outros colegas para evangelização dos frisões que eram bárbaros que viviam na Holanda e Dinamarca. Aí viviam populações muito hostis ao Evangelho pois eram todas de origem pagã. Vilibrordo, após essa experiência, foi para Roma para receber apoio do Papa Sérgio I, que muito o animou. Voltou mais tarde a Roma para relatar seus sucessos, suas dificuldades e seus planos futuros e daí o Papa o sagrou bispo. Continuando seu árduo trabalho, Vilibrordo construiu uma catedral dedicando-a ao Santíssimo Redentor e seguiu com seu apostolado nas regiões da Frísia, Dinamarca e Turíngia.Com a morte do rei Franco Pepino, seu protetor, o duque de Ratbodo conquistou parte da Frísia obrigando Vilibrordo a se afastar daquela região, onde voltou só após a morte do referido duque. Aí completou a evangelização dos povos do norte da Europa, ajudado pelo futuro apóstolo da Alemanha, São Bonifácio.Alquebrado pelas fadigas apostólicas e vendo aproximar-se o fim de sua longa existência, Vilibrordo retirou-se ao mosteiro de Echternach sobre o rio Reno, onde veio a falecer em 7 de Novembro de 739, com oitenta anos de idade, cinqüenta dos quais consagrados à evangelização. 

Intróito
Tenho pensamentos de paz e não de aflição, diz o Senhor; você me invocará, e eu o ouvirei, e trarei de volta os seus cativos de todos os lugares. Salmo 84, 2.   
Abençoaste, Senhor, a tua terra, livraste Jacó do cativeiro.

Coleta

Ó Deus, que sabes que por causa da fragilidade humana não podemos sobreviver no meio de tantos perigos, dá-nos saúde de alma e de corpo, para que, graças à tua ajuda, possamos superar o que sofremos pelos nossos pecados.

Leitura da Epístola

Romanos  13, 8-10

8 A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco; porque aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a lei. 9 Pois os preceitos: Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e ainda outros mandamentos que existam, eles se resumem nestas palavras: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 10 A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei.
 
Gradual. Sal. 43, 8-9.
Tu nos livraste, Senhor, daqueles que nos afligiram e confundiste aqueles que nos odiavam.
V/Em Deus nos gloriaremos o dia todo e celebraremos o seu nome para sempre.
Aleluia,aleluia.V/.Salmos129,1-2Das profundezas clamo a ti, Senhor; Senhor, ouça minha oração. Aleluia

Evangelho

São Mateus 8, 23-27
 23 Subiu ele a uma barca com seus discípulos. 24 De repente, desencadeou-se sobre o mar uma tempestade tão grande, que as ondas cobriam a barca. Ele, no entanto, dormia. 25 Os discípulos achegaram-se a ele e o acordaram, dizendo: Senhor, salva-nos, nós perecemos! 26 E Jesus perguntou: Por que este medo, gente de pouca fé? Então, levantando-se, deu ordens aos ventos e ao mar, e fez-se uma grande calmaria. 27 Admirados, diziam: Quem é este homem a quem até os ventos e o mar obedecem?

Ofertório/Salmos 129, 1-2.
Das profundezas do abismo. Eu clamo a você, ó Senhor, Senhor, ouça minha oração. Das profundezas eu clamo a ti, Senhor.

Secreta
Conceda, nós te imploramos, Deus Todo-Poderoso, que a oferta deste sacrifício possa sempre nos purificar e guardar nossas almas de todo mal.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/ Marcos. 11, 24.
Em verdade vos digo: tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e vos será dado.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)

Depois da comunhão.
 Deus, que os teus dons nos afastem dos prazeres terrenos e que a tua graça nos fortaleça sempre através deste alimento inteiramente celestial.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.