domingo, 17 de novembro de 2019

17 de novembro dia de São Gregório Taumaturgo,Bispo e Confessor

(213-270) Apóstolo cristão grego nascido em Neocaesarea, Pontus Polemoniacus, na Ásia romana do Mar Negro, hoje Niksar, na Turquia, campeão da ortodoxia trinitário da natureza de Deus, controvérsia que dominou o terceiro século, e recebeu o nome de Taumaturgo por causa de seus muitos milagres. De uma família nobre e pagã, de tradição nos estudos das leis, quando era jovem teve de viajar a Cesaréia, na Palestina, para acompanhar uma irmã. Lá conheceu o maior sábio de então, Orígenes, o qual havia posto uma escola de teologia na cidade. Conheceu a escola e dando-se conta das excepcionais qualidades do mestre, renunciou ao seu antigo plano de se dedicar à advocacia e decidiu se consagrar totalmente aos estudos religiosos. Dedicou-se em seguida a leitura de tudo o que os antigos autores havian escrito sobre Deus e aos escritos bíblicos. Convertido ao cristianismo (233) de Orígenes, depois quando terminou seus estudos (238) foi nomeado bispo de Neocesarea, sua terra natal. Após assumir a diocese de Neocesarea do Ponto, iniciou sua incontável série de milagres e, assim, recebeu o sobrenome grego que significava o trabalhador de maravilha, derivado dos seus milagres fenomenais. Célebre por estes milagres, escreveu um Elogio de Orígenes, uma carta canônica e um breve Símbolo da fé Trinitaria. Morreu em Neocaesarea e é festejado em 17 de novembro. Não confundir com o português D. Gregório Taumaturgo de Castelo-Branco3º conde de Vila Nova de Portimão (1600-1662).
 O primeiro Creio no qual ela aparece é do aluno de Orígenes, Gregório Taumaturgo, em sua Ekthesis tes pisteos, escrita entre os anos 260 e 270, onde ele escreve:
" Não há nada criado, nada sujeito um ao outro, na Trindade: não há nada que tenha sido adicionado uma vez que antes nada existia, mas surge depois; por esta razão o Pai nunca esteve sem o Filho, nem o Filho sem o Espírito. Assim a mesma Trindade é imutável e inalterável para sempre" ( P.G., X, 986).


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário