quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Comentários Eleison – por Dom Williamson Número DCXCIV (694) – (31 de outubro de 2020)

 

MADIRAN – OS BISPOS


Os verdadeiros Bispos são um dom somente de Deus.

Se não se reza por eles, toda a humanidade gemerá.


Recordemos que, no Prólogo de seu livro A Heresia do século XX, Jean Madiran atribuiu a culpa desta heresia de forma justa e direta aos Bispos católicos que levaram ao Concílio Vaticano II (1962-1965) e aos que a este seguiram, mencionando particularmente os Bispos da França, que ele conhecia melhor. O capítulo I de seu livro mostrou, seguindo a grande Encíclica de São Pio X, a Pascendi, de 1907, como as mentes desses Bispos se tornaram inaptas para a realidade, e então mais ainda para a doutrina católica, pelo subjetivismo da filosofia de Kant que agora reina suprema nos departamentos de filosofia de praticamente todas as “universidades”. No Capítulo II, Madiran aborda os mesmos Bispos franceses, em seis seções levemente conectadas.

Em primeiro lugar, diz que para seguir esses Bispos teríamos de excluir verdadeiros tesouros dentre os tesouros católicos, como São Pio X, o canto gregoriano, o tomismo, o direito canônico, Nossa Senhora, o patriotismo, nossa herança greco-latina, a piedade mariana e, por último, mas não menos importante, a devoção das velhinhas que rezam. De nossa parte, diz ele, recusamo-nos a desprezar qualquer uma dessas características familiares da família católica. Por trás de todas elas está o amor de Cristo, enquanto por trás de toda a conversa sobre “reciclagem”, “reformas” e “renovação” está o ódio. E por trás de todas as conquistas da “civilização ocidental” está Cristo, e não a Índia nem a África nem a China.

Em segundo lugar, a Neoigreja proclamou sua apostasia para todo o mundo: a política dos Neobispos não é mais converter ninguém. No entanto, os fundamentos da vida e da morte continuam sendo exatamente os mesmos. Que a Igreja nos ensine como viver e morrer. Estamos todos muito cheios do mundo. Que os sacerdotes nos ensinem como chegar ao Céu!

Em terceiro lugar, esses Bispos dizem que "as mudanças da civilização" requerem "um conceito mais evangélico de salvação", com o qual querem dizer não apenas "uma nova forma de palavras", que é o que eles dizem significar, mas um novo conteúdo das palavras, o que significa uma nova religião. Excelências, a nossa resposta é “NÃO!”. Ademais, como católico batizado, tenho o direito de exigir dos senhores a verdadeira Fé, porque sua "nova forma de palavras" em busca de um novo "conceito de salvação" está fadada a ser não somente torpe, mas herética, e uma nova religião, que contradiz a verdadeira Fé.

Em quarto lugar, até 1966 esses Bispos ainda não haviam desertado da Fé Católica, mas agora afirmam que o seu cristianismo é que é o autêntico, quando na verdade sua “mentalidade pós-conciliar” está rompendo com a Fé verdadeira. A verdade é que estamos no meio de uma guerra entre duas religiões diferentes. E ativa ou passivamente, todos os Bispos estão apoiando a nova religião. Algum Bispo católico deve se pronunciar, porque almas estão perecendo! Dom Lefebvre, o senhor está ouvindo?

Não precisamos de Bispos dizendo-nos para sermos modernos. Somos todos modernos demais. Mas a tecnologia e a filosofia modernas não são assunto dos Bispos católicos! Conhecemos os modernos e os desprezamos. Os senhores não os conhecem e os amam. Marx, Nietzsche, Freud são meros mercadores de fantasia. Acordem!

Em quinto lugar, a Neoigreja está agora arruinando todo o aprendizado, todo o ensino e toda a educação. Ao querer dar aos jovens somente o que é moderno, o que eles já têm, não lhes dá nada, enquanto os faz pensar que sabem tudo. Assim abandonados, eles se tornarão os bárbaros de amanhã, de modo que os senhores estão traindo não apenas a Fé, mas toda a civilização. Voltem para a Tradição! Deus, dê-nos verdadeiros Bispos!

Em sexto lugar, a autoridade dos Bispos se baseia apenas na verdade, na legitimidade e na lei. Se esses Bispos estivessem certos, a Igreja da Tradição não existiria mais. Mas a Verdade é primordialmente assunto deles, de forma que eles não têm autoridade para mudar a Fé, e, se o fazem, não têm autoridade para que sejam obedecidos, nem os deixaremos em paz. Esperamos deles a certeza, a pureza e a santidade da imutável Fé católica.

(Na Seção 4 acima, o Arcebispo Lefebvre não é mencionado pelo nome, mas ele estava na mente de Madiran. Dois anos depois, o Arcebispo fundou a Fraternidade Sacerdotal São Pio X, e o resto é história.)

Kyrie eleison.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo.