sábado, 28 de maio de 2022

Dia 28 de maio dia de São Agostinho. Bispo de Cantuária OSB

28/05 Sábado
Festa de Terceira Classe 
Paramentos Brancos

 Um século após são Patrício ter convertido os irlandeses ao catolicismo, a atuação de Agostinho foi tão importante para a Inglaterra que modificou as estruturas da região da mesma forma que seu antecessor o fizera. No final do século VI, o cristianismo já tinha chegado à poderosa ilha havia dois séculos, mas a invasão dos bárbaros saxões da Alemanha atrasou sua propagação e quase destruiu totalmente o que fora implantado.
 Pouco se sabe a respeito da vida de Agostinho antes de ser enviado à Grã-Bretanha. Ele nasceu em Roma, Itália. Era um monge beneditino do mosteiro de Santo André, fundado pelo papa Gregório Magno naquela cidade. E foi justamente esse célebre papa que ordenou o envio de missionários às ilhas britânicas.
 Em 597, para lá partiram quarenta monges, todos beneditinos, sob a direção do monge Agostinho. Mas antes ele quis viajar à França, onde se inteirou das dificuldades que a missão poderia encontrar, pedindo informações aos vários bispos que evangelizaram nas ilhas e agora se encontravam naquela região da Europa. Todos desaconselharam a continuidade da missão. Mas, tendo recebido do papa Gregório Magno a informação de que a época era propícia apesar dos perigos, pois o rei de Kent, Etelberto, havia desposado a princesa católica Berta, filha do rei de Paris, ele resolveu, corajosamente, enfrentar os riscos.
 A chegada foi triunfante. Assim que desembarcaram, os monges seguiram em procissão ao castelo do rei, tendo a cruz à sua frente e entoando pausadamente cânticos sagrados. Agostinho, com a ajuda de um intérprete, colocou ao rei as verdades cristãs e pediu permissão para pregá-las em seus domínios. Impressionado com a coragem e a sinceridade do religioso, o rei, apesar de todas as expectativas em contrário, deu a permissão imediatamente.
 No Natal de 597, mais de dez mil pessoas já tinham recebido o batismo. Entre elas, toda a nobreza da corte, precedida pelo próprio rei Etelberto. Com esse resultado surpreendente, Agostinho foi nomeado arcebispo da Cantuária primeira diocese fundada por ele.
 A notícia chegou ao papa Gregório Magno, que, com alegria, enviou mais missionários à Inglaterra. Assim, Agostinho prosseguiu e ampliou o trabalho de evangelização, fundando as dioceses de Londres e de Rochester. Não conseguiu a conversão de toda a ilha porque a Inglaterra era dividida entre vários reinos rivais, mas as sementes que plantou se desenvolveram no decorrer dos séculos.
 Agostinho morreu no dia 25 de maio de 604, sendo sepultado na igreja da Cantuária, que hoje recebe o seu nome e ainda guarda suas relíquias. O Martirológio Romano indica a festa litúrgica de santo Agostinho da Cantuária no dia 27 de maio.

Intróito/Sal.131, 9-10.
Que seus sacerdotes, Senhor, se revestem de justiça e que seus santos se regozijem. Em consideração a Davi, seu servo, não despreze a face de seu Cristo. (TP Aleluia, aleluia. )
Ps. Ibid, 1.Lembra-te, Senhor, de David e de toda a sua doçura.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, que pela pregação e pelos milagres do Beato Agostinho, vosso Confessor e Pontífice, condescendestes em iluminar a nação inglesa com a luz da verdadeira fé, concedei que, por sua intercessão, os corações desnorteados voltem à unidade da vossa verdade , e que estamos todos unidos de coração em sua vontade.

Leitura da Epístola dos

I Tessalonicenses 2, 2-9
"2.Apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como sabeis, ousamos, confiados em nosso Deus, pregar-vos o Evangelho de Deus em meio de muitas lutas. 3.A nossa pregação não provém de erro, nem de intenções fraudulentas, nem de engano. 4.Mas, como Deus nos julgou dig­nos de nos confiar o Evangelho, falamos, não para agradar aos homens, e sim a Deus, que sonda os nossos corações. 5.Com efeito, nunca usamos de adulação, como sabeis, nem fomos levados por fins interesseiros. Deus é testemunha."
"6.Não buscamos glórias humanas, nem de vós nem de ou­tros. 7.Na qualidade de apóstolos de Cristo, poderíamos apresentar-nos como pessoas de autoridade. Todavia, nos fizemos discretos no meio de vós. Como a mãe a acariciar os seus filhinhos,* 8.assim, em nossa ternura por vós, desejávamos não só comunicar-vos o Evangelho de Deus, mas até a nossa própria vida, porquanto nos sois muito queridos. 9.Vós vos lembrais, irmãos, dos nossos trabalhos e de nossa fadiga. Trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, pregamos-vos o Evangelho de Deus."

 Aleluia, aleluia. V/. Sal. 109, 4. Iurávit Dóminus, et non poenitébit eum: Vocês são sacérdos in ætérnum, secúndum órdinem Melchísedech.Aleluia, aleluia. V/. O Senhor jurou e não se arrependerá: tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
Aleluia. V/. Ecl. 45, 9. Amávit eum Dóminus, et ornávit eum: stolam glóriæ índuit eum. Aleluia.Aleluia. V/. O Senhor o amou e o adornou, ele o vestiu com um manto de glória. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas. 10, 1-9.
Naquele tempo o Senhor designou outros setenta discípulos e os enviou à sua frente, dois a dois, a todas as cidades e lugares para onde ele deveria ir. Ele lhes disse: A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da messe que envie trabalhadores para a sua messe. Ide: eis que vos envio como cordeiros entre lobos. Não carregue bolsa, mochila ou sandálias e não cumprimente ninguém no caminho. Em qualquer casa que você entrar, primeiro diga: "Paz para esta casa!" E se houver ali um filho da paz, a vossa paz repousará sobre ele; caso contrário, ele voltará. Fique nesta casa, comendo e bebendo o que tiver na casa deles, porque o operário merece o seu salário. Não vá de casa em casa. E em qualquer cidade em que entrares e fores recebido, coma o que lhe será servido; cure os enfermos que estão ali, e diga-lhes: "O reino de Deus está perto"

Ofertório/Sal. 88, 25.
A minha verdade e a minha misericórdia estarão com ele e pelo meu nome surgirá o seu poder. (TP Aleluia. )

Secreta
Vimo-vos oferecer este sacrifício, Senhor, na solenidade do Beato Agostinho, vosso Pontífice e Confessor, rogando-vos humildemente: que as ovelhas perdidas, uma vez que voltem ao seu único aprisco, sejam ali nutridas com este alimento salutar .

Præfatio paschalis, in qua dicitur: in hoc potíssimum. Prefácio de Páscoa
 
Comunhão/ Matheus. 24,46-47.
Bem-aventurado o servo que o senhor, ao chegar, encontrar vigiando; em verdade vos digo que ele o designará sobre todos os seus bens. (TP Aleluia. )(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Reanimada por esta vítima da salvação: nós vos suplicamos, Senhor: que em apoio da intercessão do Beato Agostinho, ela esteja em toda parte e constantemente imolada para a vossa glória.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.