quinta-feira, 18 de maio de 2023

18 de maio dia de São Venâncio,Confessor e Mártir


Com a festa de São Venâncio, abre o período do ano litúrgico que começa depois do Pentecostes, quando a data da Páscoa cai mais cedo. É por isso que o seu santoral da cabeça no segundo volume do Breviário de João XIII ou tome "era" o Breviário antes de João XIII.
Mártir venerado em Camerino (marços), sua festa foi instituída pelo Papa Clemente X com o cronograma, ex-bispo daquela cidade, em 1690. Mas já era venerado nas basílicas romanas: efeito foi celebrado em 15 de maio mártires da Dalmácia cujas relíquias foram depositadas na capela de St. Venâncio  baptistério de Latrão.
São Venâncio partir da idade dos quinze já tinha sinais vívidos de seu zelo para a propagação do Evangelho e para a glória de Jesus Cristo.Como ele operou muitas conversões, o imperador Décio decidiu prendê-lo; mas o jovem intrépido não esperou para entrar e prendê-lo; ele se apresentou diante do prefeito de Antíoco, e disse :. "Os deuses que você adora são meras invenções do demônio Há apenas um Deus, cujo Filho Unigênito, Jesus Cristo, se fez homem e morreu na cruz para salvar o mundo do pecado ".
Vindo em seguida, passa por todas as torturas que podem inventar a fúria dos algozes; ele morreria sob os chicotes se um anjo não tivesse vindo para quebrar suas cadeias. Os bárbaros, longe de ser tocado por esse prodígio, pega braço do martirizado e pelos pés e queimam com tochas de fogo; um anjo vem novamente desata, causando novas conversões.
Depois de perguntar novamente, Venâncio é preso e, em seguida, entregue a outros castigos; um quebra os dentes,as gengivas é rasgado, ele é deixado em uma fossa imunda, onde um anjo, pela terceira vez, para colocar a questão sobre se a novas batalhas e um triunfo mais glorioso. Um dos juízes não aparecer novamente, e enquanto o mártir comprova-o fortemente a vaidade de ídolos, a queda infeliz de seu assento e expira em dizer: "O Deus que vem é o verdadeiro Deus e adorá Você deve destruir! nossos deuses falsos. "

Mas a fúria de Antíoco aumenta esta notícia; o mártir foi jogado para leões famintos; mas estes animais ferozes, em vez de devorá-lo, lambia seus pés.No dia seguinte, vindo arrastou espinhos longos e abrolhos, e deixou meio morto;
por um milagre maravilhoso, no dia seguinte, ele está curado e pronto para outras lutas.

O prefeito ordenou para precipitar o topo de uma rocha; mas o mártir, apoiado pelos anjos, cai inerte no chão. Longo em seguida, ele é arrastado para fora da cidade, em estradas eriçados com pedras e seixos, de modo que os verdugos estão exaustos com sede. Venâncio, uma iguaria sublime da caridade para esses monstros humanos, fez o sinal da cruz sobre uma pedra, e logo flui uma fonte de água viva que sacia-los. Finalmente, ele foi decapitado.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.