quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Dulcíssimo Sacramento

Santa Catarina de Siena e a Comunhão


Jesus apareceu a Santa Catarina para revelar-lhe que da mesma forma que um grande fogo que não diminui e não se apaga serve para acender muitas velas, assim o grande fogo da Eucaristia não sofre nada quando inflama os fiéis que se aproximam dele com muita ou pouca fé. A maior ou menor caridade de cada um é simbolizada pela dimensão das velas.

Jesus disse à Santa Catarina as seguintes palavras sobre a Eucaristia: “Vós recebestes toda a essência divina neste dulcíssimo Sacramento sob a brancura do pão. E como o sol não pode dividir-se, assim Aquele que é todo Deus e todo homem não pode dividir-se na brancura da Hóstia. Imaginemos uma Hóstia dividida: ainda que fosse esmigalhada em mil pedaços, cada um deles é o Cristo todo Deus e todo homem. Assim como se quebra um espelho mas não se quebra a imagem que se vê, assim, dividindo essa Hóstia, não se divide nem Deus, nem o homem, mas em cada uma das partes está tudo e não diminui em si mesmo, como acontece com o fogo; vejamos esse exemplo: se tu tivesses uma chama e todo o mundo viesse acender a sua vela nesta chama, ela não diminuiria por isso e todos teriam uma chama completa. É verdade que existe quem participa mais ou menos desta chama, porque cada um recebe o fogo segundo a sua capacidade.

E para que tu entendas melhor eu te dou outro exemplo: se muitas pessoas tivessem uma vela e uma tivesse uma onça de cera, outra duas, outra seis, outra uma libra e outra mais de uma libra e todas acendessem a sua vela na mesma chama, a verdade é que em cada vela acesa, grande ou pequena, se veria a chama completa, o mesmo calor, a mesma cor e a mesma luz; apesar disso tu dirias que aquele que possui somente uma onça de cera tem menos luz do que àquele que tem uma libra. Assim acontece com esse Sacramento. O homem leva a sua vela, que é o santo desejo com o qual recebe este Sacramento; mas a vela está apagada, somente se acende quando recebe A Eucaristia. Portanto, se bem todos tenham uma mesma matéria, porque todos foram criados à minha imagem e semelhança e como cristãos possuem a chama do santo batismo; cada um cresce em amor e virtude, segundo a própria vontade e mediante a minha graça. Não é que podem mudar a vida sobrenatural que eu dou, mas podem crescer no amor às virtudes, usando o livre arbítrio, com virtude e com caridade enquanto ainda há tempo; porque terminado o tempo, não é mais possível crescer”. 

Retirado do site: The Real Presence