terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sobre São Rafael Arcanjo

"Deus Cura"

"Eu sou o anjo Rafael, um dos sete
que assistimos na presença do Senhor"
(Tb 12,15)

"Agora o Senhor enviou-me para curar-te e livrar do demônio(...)" (Tob 12,14)

"(..)um santo anjo do Senhor, Rafael, foi enviado para curar Tobit e Sara, cujas preces tinham sido simultaneamente dirigidas ao Senhor." (Tb 3,25).

"E Tobias, fiel às indicações do anjo, tirou do seu alforje uma parte do fígado e o pôs sobre brasas acesas.Nesse momento, o anjo Rafael tomou o demônio e prendeu-o no deserto do Alto Egito". (Tb 8,2s)

"Rafael tomou então quatro servos de Raguel, e dois camelos, e partiu para Ragés, na Média. Encontrando Gabael, entregou-lhe o recibo e recebeu dele todo o dinheiro".(Tb 9,6).

"Tendo Tobias concordado com esse parecer, Rafael disse-lhe: Leva contigo o fel do peixe, porque vais precisar dele. Tomou, pois, Tobias o fel e partiram".(Tb 11,4) "Ora, Rafael tinha dito a Tobias: Logo que entrares em tua casa, adorarás o Senhor teu Deus e dar-lhe-ás graças. Irás em seguida beijar teu pai, e por-lhe-ás imediatamente nos olhos o fel do peixe que tens contigo. Sabe que seus olhos se abrirão instantaneamente e que teu pai verá a luz do céu. E, vendo-te, ficará cheio de alegria".(Tb 11,7-8)

"Rafael, como dissemos, significa "Deus cura", porque ao tocar nos olhos de Tobias como que num ato de cura, lavou as trevas de sua cegueira.Quem foi enviado a curar, com justiça se chamou "Deus cura". (São Gregório Magno - Homilias sobre os Evangelhos).

Disse o Santo Arcanjo Rafael: "Boa coisa é a oração acompanhada de jejum, e a esmola é preferível aos tesouros de ouro escondidos, porque a esmola livra da morte: ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna; aqueles, porém, que praticam a injustiça e o pecado são os seus próprios inimigos" (Tb 12,8-10)

E em outra parte disse: "...bendizei a Deus e publicai todas as suas maravilhas (Tb 12,20)...Rendei-lhe graças, pois, com cânticos de louvor (Tb 12,18)".

Também disse: "Ouve-me, e eu te mostrarei sobre quem o demônio tem poder: são os que se casam, banindo Deus de seu coração e de seu pensamento, e se entregam à sua paixão como o cavalo e o burro, que não têm entendimento: sobre estes o demônio tem poder." (Tb 6,16-17)