quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O protestantismo

“Quem poupa o lobo, sacrifica a ovelha”
(Victor Hugo)



O protestantismo condenado pela Bíblia

No protestantismo devemos distinguir duas classes de erros: uns que são fundamentais e outros que são derivações ou consequências dos primeiros. Os erros fundamentais são os que constituem a razão ou a mesma natureza do protestantismo. Postos estes erros fundamentais, os erros consequentes que deles se derivam são infinitos, e daí se originam as inumeráveis seitas protestantes.


PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO PROTESTANTISMO

1º Que na Bíblia está encerrado tudo o que Deus revelou e, portanto, tudo o que se deve crer.

2º Que não se deve crer nada do que não está na Bíblia.

3º Que a Bíblia é livro claro, e que cada qual deve interpretar por si mesmo.

4º Que a fé se deve propagar, não já pelo ensinamento ou magistério da Igreja, mas pela distribuição de Bíblias.

Nestes quatro princípios se apoiam todos os erros protestantes. Não creio, dizem eles, senão o que está na Bíblia.

E nós, Católicos, retrucamos aos protestantes: - Estão porventura na Bíblia esses quatro princípios fundamentais, que constituem o vosso Credo?... Não somente não está na Bíblia, que antes a própria Bíblia os condena claramente, como havemos de ver.

PRIMEIRO ERRO FUNDAMENTAL DOS PROTESTANTES

A – Diz talvez a Bíblia que nela estão encerrados todos os ensinamentos de Jesus?

- Diz precisamente o contrario, a saber, que não estão na Bíblia todos os ensinamentos de Jesus, pois parte deles estão na pregação apostólica, isto é, na Tradição. Eis aqui as palavras textuais da Bíblia:

<Muitos outros prodígios fez ainda Jesus na presença de seus discípulos, que não estão escritos neste livro >. (São João, 20;30). - < Muitas outras coisas há ainda que fez Jesus; as quais, se se escrevessem uma por um, creio que nem no mundo todo poderiam caber os livros que se teriam de escrever > (São João, 21;25).

Essas coisas não escritas foram pregadas pelos apóstolos, conforme esta ordem formada do Senhor: - < Ide, pois e pregai a todos os povos... Ensinando. E eis aqui que eu estou convosco todos os dias até o fim do mundo. > (Matheus. 28; 19, 20).

Por estes motivos é que os Apóstolos recomendavam tanto aos fieis que guardassem igualmente as coisas escritas e as doutrinas pregadas, porque ambas eram reveladas por Jesus Cristo Deus. -< Sede, pois constantes, irmãos meus, e conservar as tradições que aprendestes, quer por meio da nossa pregação, quer por epistola nossa>. (2.ª aos Tessal. 2; 15.)

E mandavam que essas coisas pregadas se conservassem cuidadosamente e se transmitissem integral e fielmente, como de mão em mão, formando assim a divina Tradição. < O que de mim ouviste diante de muitas testemunhas, confia-o a homens fieis que sejam capazes de o ensinar também a outros >. (2.ª a /timoth. 2; 2).

Assim se cumprem na Igreja as palavras do profeta que anunciava a propaganda da fé, não pela leitura da Bíblia, mas pela pregação oral: - < Minhas palavras, que pus em tua boca, não se apartarão de tua boca, nem da boca dos teus filhos, diz o Senhor: desde agora e para sempre >. (Is. 59; 21)