Sobre as
Tentações
NÃO SOMOS NADA POR NÓS MESMOS:
As tentações são necessárias para que possamos perceber que
não somos nada por nós mesmos. Santo Agostinho diz-nos que deveríamos agradecer
a Deus tanto pelos pecados dos quais Ele nos preservou como pelos pecados que
Ele por caridade nos perdoou. Caso venhamos a cair nas ciladas do demônio, nós
pensamos que somos capazes de nos levantarmos novamente, confiando muito mais
nas nossas promessas e resoluções do que na força de Deus. Isto é uma grande
verdade!
Quando nós não temos
nada do que nos envergonhar, quando todas as coisas estão correndo bem e de
acordo com os nossos desejos, nós ousamos pensar que nadapoderia nos derrubar.
Nós esquecemos facilmente do nosso próprio nada e de nossa fraqueza interior.
Chegamos mesmo a protestar, que estamos prontos a morrer do que permitirmos
sermos vencidos. Nós vemos o esplêndido exemplo de São Pedro, que disse ao
Senhor que ainda que todos se escandalizassem Dele, ele não se escandalizaria.
Coitado! Para mostrar-lhe, como o homem entregue às suas próprias forças, não
é absolutamente nada, Deus fez uso, não de reis, príncipes ou armas, mas sim da
voz de uma simples empregada na noite da prisão de Jesus, que confrontou Pedro
com um monte de interrogações. E nesse momento Pedro protesta dizendo que nem
sequer conhecia o Senhor, e fez de contas que nem sabia do que ela estava
falando. Para assegurar aos presentes, de um modo ainda mais veemente de que
ele não conhecia Jesus, ele chegou mesmo a jurar! Ó Senhor, o que não somos
capazes de fazer quando nós estamos entregues a nós mesmos!
Existem pessoas, que fazem questão de dizer, o quanto eles
invejam os santos que fizeram grandes penitências! Eles chegam a acreditar que
poderiam fazer o mesmo! Às vezes quando lemos sobre a vida de alguns mártires,
nós gostaríamos, nós pensamos, estarmos prontos para sofrer tudo que eles
sofreram por amor a Deus. Chegamos ao ponto de pensar: é um momento de
sofrimento muito curto para a recompensa que vamos receber no Céu! Mas o que faz
Deus para nos ensinar a nos conhecermos, ou melhor, para reconhecermos que não
somos absolutamente nada? Eis o que Ele faz: Ele permite que o demônio se
aproxime um pouquinho mais de nós. E nesse momento, veja o que acontece com os
cristãos que há apenas uns minutos atrás invejavam aquele eremita que vive
retirado no deserto, alimentandose somente de ervas e raízes e que fez a
firme resolução de submeter seu corpo a duras penitências. Coitado!
Uma leve dor de cabeça,
a simples espetada de um espinho, o faz se condoer todo por si próprio! Não
importando o quão grande e forte ele possa aparentar. Ele se aborrece, reclama
da dor.
A poucos momentos atrás, estava disposto a fazer todas as
penitências dos anacoretas (monges do deserto) e agora, o menor contratempo o
faz cair no desespero! Agora vejamos esse outro cristão, que parece querer
entregar toda sua vida a Deus. Que possui um ardor que tormento algum poderia
apagar! Um pequeno escândalo... uma palavra de calúnia... e até mesmo uma fria
receptividade ou pequena injustiça cometida contra ele... uma gentileza
retribuída com ingratidão... imediatamente desperta nele todos os sentimentos
de ódio, vingança e descontentamento, a ponto de frequentemente, ele desejar
nunca mais ver o seu próximo ou pelo menos tratá-lo de um modo frio, de forma a
demonstrar o quanto aquela pessoa o ofendeu. E quantas vezes, isso se torna o
seu primeiro pensamento ao acordar, assim como o pensamento que sempre o
impede de dormir em paz?
Coitado!
Meus caros amigos, nós
somos umas coisas pobres, e por isso deveríamos contar muito pouco com nossas
próprias resoluções.
Cuidado se você não
sofre tentações!
A quem o demônio mais persegue? Talvez você ache que as
pessoas que são mais tentadas, são indubitavelmente, os beberrões, os
provocadores de escândalos, as pessoas imodestas e sem vergonha que deitam e
rolam na sujeira e na miséria do pecado mortal, que se enveredam por toda
espécie de maus caminhos. Não, meu caro irmão! Não são essas pessoas! Ao
contrário, o demônio os deixa de lado, ou seja ele se apóia nelas enquanto
elas vivem, porque do contrário ele não teria tanto tempo para fazer o mal.
Isso porque, quanto mais tempo essas pessoas viverem, mais seus maus exemplos
arrastarão outras almas para o Inferno. De fato, se o demônio tivesse
perseguido esse velho companheiro obsceno e sem-vergonha, ele teria encurtado a
duração de sua vida em 15 ou 20 anos, de forma que ele não teria destruído a
virgindade daquela garota ali, seduzindo-a para a inominável mira de suas indecências.
Ele não teria novamente seduzido aquela mulher casada e nem ensinado suas más
lições àqueles rapazinhos, que talvez as continue a praticar até o final de
suas vidas. Se o demônio tivesse incitado a este ladrão ali na frente, a roubar
em tudo quanto é ocasião, ele teria ido acabar na forca e não teria tempo pra
induzir seu vizinho a seguir seu mau exemplo. Se o demônio tivesse encorajado
esse beberrão ali, a se embebedar incessantemente com o vinho, ele já teria
morrido a muito tempo atrás nas suas libertinagens, e não teria tempo de fazer
com que outros seguissem seu mesmo caminho. Se o demônio tivesse tirado a vida
deste músico ali, ou daquele organizador de bailes, ou daquele dono de cabaré,
em algum tipo de tumulto ou assalto, ou em qualquer outra ocasião, quantas
almas não seriam poupadas da danação eterna! Santo Agostinho nos ensina que o
demônio não importuna muito essas pessoas; pelo contrário, ele até as despreza
e cospe sobre elas.
Assim, você me
perguntaria: então quem são as pessoas mais tentadas?
São estas meus caros amigos, observem-nas atentamente. As
pessoas mais tentadas são aquelas que estão prontas, com a graça de Deus, a
sacrificar tudo pela salvação de suas pobres almas, que renunciam a todas as
coisas que a maioria das pessoas buscam ansiosamente. E não é um demônio só que
as tenta, mas milhões de demônios procuram armar-lhes ciladas. Uma vez, São
Francisco de Assis e todos os seus religiosos estavam reunidos numa área plana
e aberta, onde eles tinham erguido algumas choupanas de palha .Buscando um meio
de fazer com que todos fizessem penitências extraordinárias, São Francisco
ordenou que fossem trazidos todos os instrumentos de penitência, e seus religiosos
os trouxeram aos feixes.Nesse momento, havia um jovem homem a quem Deus concedeu
a graça de poder ver o seu Anjo da Guarda. De um lado, ele viu todos esses
bons religiosos que buscavam satisfazer sua sede por mais penitências e do
outro, o Anjo permitiu-lhe ver uma legião de 18 mil demônios, que estavam se
reunindo em conselho para ver de que modo eles poderiam subverter esses
religiosos pela tentação. Um dos demônios disse: "Vocês não percebem
mesmo! Esses religiosos são tão humildes; Ah! que virtude espantosa! são tão
desapegados de si próprios, tão apegados a Deus! Eles possuem um superior que
os guia, de forma que é impossível ser bem sucedido em qualquer ataque que
façamos a eles. Vamos esperar até que o superior deles morra e então
introduziremos entre eles jovens sem nenhuma vocação que trarão um certo
relaxamento de espírito para a ordem, e aí sim, nós os venceremos.Mais tarde,
quando esse homem entrou na cidade, ele viu um demônio sentado sozinho no
portão de entrada da cidade e que tinha a tarefa de tentar todos os habitantes
daquele lugar. Esse santo perguntou ao seu Anjo da Guarda porque motivo, para
tentar apenas aquele grupo de religiosos, haviam tantos demônios, ao passo que
para toda aquela cidade havia apenas um sentado à sua entrada. Seu bom Anjo
respondeu-lhe então, que aquelas pessoas não precisavam de tentação, uma vez
que já estavam entregues aos seus próprios pecados, ao passo que aqueles
religiosos buscavam fazer tudo que era bom, apesar de todas as ciladas que os
demônios podiam armar para eles.
Meus caros irmãos, a
primeira tentação com a qual o demônio tenta qualquer um que começou a servir
melhor a Deus chama-se "respeito humano":
Aquela pessoa acometida pelo respeito humano, não ousará
mais a ser vista em todo lugar, passará a se esconder de todos aqueles com os
quais ela andava misturada na busca de uma vida de prazeres. Se alguém lhe
disser que ela está muito mudada, imediatamente ela ficará envergonhada!
Aliás, o que as pessoas vão dizer dela, é a sua contínua preocupação. Chega a
um ponto de perder a coragem de fazer qualquer boa ação diante dos olhos
alheios.
Se o demônio não consegue fazê-la retroceder na caminhada
espiritual através do respeito humano, ele infundirá nela um extraordinário
medo, dizendo-lhe que suas confissões não servem pra nada, que seu confessor
não a entende, que seja lá o que ela fizer, será sempre em vão, que ela irá pra
condenação eterna do mesmo modo ou que ela obteria o mesmo resultado (a
salvação) no final, deixando tudo correr solto aoinvés de continuar a lutar,
afinal as ocasiões de pecado já demonstraram ser demais para ela!
Por que será, meus
irmãos, que quando alguém não dá a mínima importância à salvação de sua alma,
ele parece não sofrer a menor tentação? Mas assim que ele resolve mudar de
vida, em outras palavras, assim que ele deseja reformar sua vida para que Deus
venha morar nele, imediatamente todo o inferno cai encima dele?
Ouçamos o que nos diz
Santo Agostinho a esse respeito:
"Do modo como o
demônio se comporta em relação ao pecador: Ele atua como um carcereiro que
possui muitos prisioneiros trancados em sua prisão, mas como ele não carrega ou
não possui a chave que poderia libertá-los dali, ele tranquilamente pode sair
sossegado, certo de que nenhum deles tem como fugir. Este é o modo como ele age
com aqueles pecadores que nem sequer consideram a possibilidade de deixar o
pecado para trás. Ele nem sequer se dá ao trabalho de tentá-los. Ele vê tais
pessoas como perda de tempo, não apenas porque elas não pensam em deixá-lo, mas
também porque ele não deseja multiplicar suas cadeias. Por outro lado, seria
inútil tentá-los. Ele permite que eles vivam em paz enquanto estiverem vivendo
no pecado mortal. Ele esconde do pecador a situação em que ele se encontra, o
mais que ele pode, até a morte, e quando acontece dele pintar um quadro da
vida daquele pecador, ele o faz de uma maneira tão aterrorizante, que o infeliz
pecador súbito cai no desespero. Mas com qualquer um que se decidiu a mudar de
vida, que se decidiu a entregar-se completamente à Deus, é toda uma outra
história!"
Enquanto Santo Agostinho
vivia no pecado e na maldade, ele não tinha porque se preocupar com as
tentações.
Ele acreditava se encontrar em paz, como ele mesmo nos
conta. Mas no momento que ele resolveu a dar as costas para o demônio, ele teve
que travar um combate contra ele a ponto de perder sua respiração na luta. E
isso durou cinco anos! Ele chorou as lágrimas mais amargas e fez as mais
severas penitências: Ele chega ao ponto de dizer: "Eu discutia com ele em
minhas cadeias! Um dia eu achei que tinha sido vitorioso, no próximo dia lá
estava eu de novo, prostrado no chão. Esta guerra cruel e obstinada durou cinco
anos. No final, Deus me concedeu a graça de vencer o combate contra o meu
inimigo".
Você pode ver também, a
luta que São Jerônimo teve que empreender, quando ele se decidiu a viver apenas
para Deus e também quando planejou visitar a Terra Santa. Quando ele ainda
estava em Roma, concebeu um desejo novo de trabalhar pela sua salvação:
Ao sair de Roma, ele se retirou para um deserto para se
entregar a todos os exercícios que o amor por Deus o inspirasse a fazer. Então
o demô-nio, prevendo como sua conversão iria influenciar tantas outras pessoas,
se encheu de fúria e desespero.
São Jerônimo não foi
poupado da menor tentação. Eu não acredito que exista um santo que foi mais
tentado do que ele. Isto foi o que ele escreveu a um de seus amigos:
"Meu caro amigo, eu quero confidenciar-lhe sobre minhas
aflições e o estado ao qual o demônio procura reduzir-me. Quantas vezes nessa
vasta solidão, na qual o calor do sol se faz insuportável, quantas vezes os
prazeres de Roma parecem me assaltar! A dor e a amargura, das quais minh'alma
se encon-tra repleta, fazem me derramar rios de lágrimas dia e noite sem parar.
Eu procurei me esconder nos luga-res mais isolados para lutar contra minhas
tentações e chorar pelos meus pecados. Meu corpo está todo desfigurado e coberto
com uma veste rude em trapos. Eu não tenho outra cama a não ser o chão nu e
minha única comida é um cozido de raízes e água, mesmo quando estou doente.
Apesar de todos esses rigores, meu corpo ainda se recorda dos sórdidos prazeres
dos quais Roma inteira está envenenada, meu espírito ainda se encontra no meio
daqueles companheiros de prazer e aventuras com os quais eu tão imensamente
ofendi a Deus. Nesse deserto, ao qual eu mesmo me condenei para evitar o
inferno, junto dessas rochas sombrias, onde eu não tenho outra companhia, a não
ser escorpiões e os animais selvagens, meu espírito ainda queima dentro do meu
corpo morto, com um fogo de impurezas. O demônio ainda assim, ousa a me
oferecer prazeres para que eu os prove. Eu me contemplo tão humilhado por essas
tentações e o único pensamento que me faz morrer de pavor é não saber quais
austeridades às Quais eu ainda devo submeter o meu corpo para uni-lo com Deus. Eis porque eu me atiro ao chão, aos pés do
meu crucifixo, banhado em minhas próprias lágrimas, e quando eu não posso mais
chorar, eu pego algumas pedras e bato no meu peito com elas, até que o sangue
saia pela minha boca, implorando por misericórdia, até que Deus tenha piedade
de mim.Será que existe alguém, capaz de entender a miséria do meu estado, desejando
tão ardentemente agradar a Deus e amar somente a Ele? Ainda assim, eu estou
sempre pronto a ofendê-lo. Que dor isso representa para mim? Ajude-me, meu caro
amigo, com o auxílio de suas orações, de forma que eu me torne mais forte para
repelir o demônio, que jurou me levar para a condenação eterna".
Meus caros amigos, são
esses os combates a que são submetidos os grandes santos de Deus. Coitados de
nós!
Como somos dignos de pena por não sermos assaltados
ferozmente pelo demônio! De acordo com todas as aparências, podemos dizer que
somos amigos do Diabo: ele nos faz viver numa falsa paz, ele nos embala no
sono, deixando-nos com a pretensão de que recitamos algumas boas orações,
distribuímos algumas esmolas e que fizemos menos más ações do que os outros. De
acordo com o nosso padrão, meus caros irmãos, se perguntarmos, por exemplo,
àquele sustendador do cabaré ali, se o Demônio o tem tentado, ele simplesmente
dirá que nada o incomoda absolutamente! Pergunta a esta garota ali, esta filha
da vaidade, quais são os combates que ela tem que travar contra o inimigo, e
ela vai responder-lhe sorrindo que ela não tem nenhuma luta e que, aliás, ela
nem sabe o que é ser tentada. Assim vocês verão, meus caros amigos, que a
tentação mais terrível de todas, é exatamente não ser tentado. E vocês verão
ainda mais! Vocês verão o estado daqueles a quem o demônio está preservando
para o Inferno. Eu ousaria dizer ainda, que ele tem o máximo cuidado em não
atormentar tais pessoas com a recordação de suas vidas no passado. Do
contrário, seus olhos poderiam se abrir para seus pecados!
O maior de todos os males não é ser tentado porque há então
motivos para acreditar que o demônio está apenas esperando nossas mortes para
nos arrastar para o inferno. Nada poderia ser mais fácil de ser entendido.
Apenas considere o cristão que está tentando, ainda que seja de um modo
pequeno, salvar sua alma. Tudo em volta dele parece incliná-lo para o mal, ele
dificilmente consegue levantar os olhos sem ser tentado, apesar de todas as
orações e penitências! E mesmo assim, um pecador empedernido, que passou uns 20
anos chafurdando na lama do pecado ainda tem a coragem de dizer que não é
tentado! Este está num estado muito pior, meus caros amigos, muito pior! Isso
é o que deveria fazer você tremer de pavor: não saber o que são as tentações,
pois dizer que você não é tentado, é o mesmo que dizer que o Demônio não existe
ou que ele perdeu todo seu raio de ação sobre as almas cristãs.
São Gregório nos diz:"Se você não sofre tentações é porque o demônio é seu
amigo, seu líder e seu pastor. E ao permitir que você passe sua pobre vida na tranquilidade, no final de seus dias, ele lhe arrastará com todos os outros
para as profundezas do abismo". Santo Agostinho diz-nos que a maior
tentação é não sofrer tentações, pois isso apenas significa que uma pessoa
assim, é uma pessoa que foi rejeitada por Deus, abandonada por Deus, e deixada
inteiramente à mercê de suas próprias paixões.
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.