quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

22 de dezembro dia de São Flaviano, Mártir.

22/12 Quarta-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Roxos
 São Flaviano pertencia à alta aristocracia romana.  Casado esposo da Santa Dafrosa(4 de Janeiro) e pai de duas filhas - que mais tarde também vieram a tornar-se santas  mártires Bibiana(2 de dezembro) e Demétria(21 de julho). Na época do Imperador Constantino, foi eleito governador de Roma, dadas a sua grande inteligência e boa moral.  Quando, porém, o imperador morreu e em seu lugar assumiu seu filho Constâncio que favorecia o Arianismo, este deu início à perseguição dos cristãos de uma maneira bárbara.
  Ele, porém, não se intimidou e passou a dedicar seus dias a confortar e estimular os católicos e defendia valorasamente a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo contra os erros de Ário, esta atitude desagradou o Imperador que logo, Flaviano foi destituído de seu cargo.  Morto Constâncio, assumiu Julião o apóstata inimigo fidagal do nome cristão, que deu continuidade à perseguição, empreendendo-a ainda com mais ênfase.  E Flaviano, também dava mais força à sua ação, e, assim, passou a dedicar-se diretamente aos cristãos presos, até que ele mesmo foi preso e levado à presença do governador para abjurar sua fé Católica ou ser entregue ao martírio.


  Ele, porém, não negou sua fé e, por isso, em vez de martirizado, foi destituído de todos os seus títulos de aristocracia, teve seus bens confiscados e foi rebaixado a escravo, sendo exilado na prisão o que confortava-se com suas orações reseguinadas e acabou morto por maus tratos entregando assim a Deus sua alma fiel a Santa Religião Católica Apostólica Romana.

Intróito/ Is. 45, 8 Ps. 18, 2

S.:Derramai, ó Céus, despeje o seu orvalho; deixe as nuvens descerem para a salvação! Que a terra se abra e dê à luz o Salvador. Sl.:  Os céus cantam a glória de Deus: e o Firmamento sólido proclama o poder da obras de suas mãos. Gloria Patri.

Coleta
Ouve, Senhor, o teu poder e vem: dá-nos a ajuda da tua força infinita e, com a ajuda da tua graça, a tua bondade indulgente concede-nos sem demora o que atrasam os nossos pecados. Vós que viveis e reinais.


Leitura da Epístola

Coríntios 4,1-5
Irmãos: Assim, que todos nos considerem como ministros de Cristo, e dispenseiros dos mistérios de Deus. Ora, o que se requer nos dispenseiros é que sejam fiéis. Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós, ou em juízo humano; pois nem sequer a mim mesmo me julgo. É fato que a minha consciência de nada me acusa; todavia, nem por isso me dou por justificado, porque o Senhor é quem me julga. Portanto, não julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor: Ele não só porá às claras o que se acha escondido nas trevas, mas também descobrirá os desígnios dos corações: e cada um receberá, então, de Deus, o louvor que merece.

Gradual/ Sl. 144, 18 e 21.
S.O Senhor está perto daqueles que invocam a ele, de todos os que oram a ele com verdade. V.:Que a minha voz anuncie os louvores do Senhor, que todos os que vivem cantem o seu santíssimo nome!

Aleluia, aleluia/
V. Venha, Senhor, não demore! Libere o seu povo Israel de seus pecados. Aleluia. 

Sequência do Santo Evangelho 

São Lucas 3,1-6
No ano 15º do imperador Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judeia; Herodes, Tetrarca da Galileia; Filipe, seu irmão, Tetrarca da Itureia e da província da Traconítida; e Lisânias, Tetrarca da Abilena; sendo Pontífices Anás e Caifás: o Senhor falou a João, filho de Zacarias, no deserto. Percorreu ele toda a zona do Jordão, pregando o batismo do arrependimento para a remissão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: “Uma voz clama no deserto: Preparai os caminhos do Senhor, e endireitai as suas veredas: que todos os vales subam, e que todos os montes e colinas se abaixem; que os maus caminhos se tornem direitos, e que os escarpados se aplanem: e todo o homem verá a salvação de Deus.”

Ofertório/ Sl. Luc. 1, 28.
 S.:  Ave Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo. Você é abençoado entre as mulheres; e o fruto do seu ventre é abençoado.

Secreta
Lance, Senhor, um olhar sereno sobre o sacrifício que tu nos apresentas; que ele nos ligue a você e assegure nossa salvação. Amém.
 
Prefácio da Santíssima Trindade(Missal) na semana o prefacio é comum 
 
Comunhão/ Is. 7, 14.
E eis que a Virgem se tornará mãe e dará à luz um filho: ele receberá o nome de Emanuel..(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
–Depois de termos recebido os teus dons, Senhor, te pedimos que faças aumentar as graças da salvação em nossas almas, recorrendo a este sacramento.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.