sábado, 30 de dezembro de 2023

30 de dezembro dia dia de São Felix I,Papa e Mártir.

30/12 Sábado
 Feria de Segunda Classe 
Oitava de Natal
 Paramentos Brancos

Papa Félix  foi eleito papa em 5 de Janeiro de 269, permanecendo no Trono de São Pedro até o dia 30 de Dezembro de 274, foi sepultado na catacumba de São Calisto, sucedendo Papa Dionísio. Santo da Santa Igreja Cristã, nasceu em Roma.
Interveio na questão da deposição de Paulo de Samósata, condenado por suas doutrinas trinitárias e cristológicas no Sínodo de Antioquia (268). O Liber Pontificalis atribui-lhe um decreto com que se autorizava a celebração da Santa Missa sobre os túmulos dos mártires. Este decreto que Santa Missas devem ser celebradas sobre os túmulos dos mártires ("constituit Hic supra memorias martyrum celebrare missas"). Também deste post foi, evidentemente, aludindo ao costume de celebrar a Santa Missa privada na altares perto ou sobre os túmulos dos mártires nas criptas das catacumbas (missa ad corpus), enquanto a solene celebração sempre teve lugar nas basílicas construídas ao longo catacumbas.
Juntou-se aos fiéis nas catacumbas, para escapar à perseguição do Imperador Aureliano. Iniciou o sepultamento dos mártires sob o altar e a celebração da Santa Missa sobre seu túmulos. Segundo a tradição, o papa de número 26 teria morrido martirizado em 30 de dezembro de 274, sepultado na Catacumba de São Calisto, na Via Ápia, e sucedido por São Eutiquiano (275-283).

Intróito/ Is. 9, 6. Ps.  97, 1
Uma criança nasce para nós, um filho nos é dado: a soberania repousa sobre seus ombros e ele será chamado de Mensageiro do alto.Salmos 97, 1.Cante ao Senhor uma nova canção, pois ele tem feito maravilhas.Gloria Patri.

Coleta
Rogamos-te, Deus Todo-Poderoso, que teu Filho Eterno, por seu novo nascimento em nossa carne, venha para nos libertar da velha escravidão que nos mantém sob o jugo do pecado.

Leitura da Epístola

Tito 3,4-7
4 Mas um dia apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens. 5 E, não por causa de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude de sua misericórdia, ele nos salvou mediante o batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo, 6 que nos foi concedido em profusão, por meio de Cristo, nosso Salvador, 7 para que a justificação obtida por sua graça nos torne, em esperança, herdeiros da vida eterna.

Gradual/ Sl. 97, 3 e 2.
Os confins da terra viram o Salvador enviado por nosso Deus, toda a terra, cantar a Deus a sua alegria.V /. O Senhor deu a conhecer a sua obra de salvação: manifestou a sua justiça perante todos os povos.

Aleluia, aleluia/
Um dia santo brilhou sobre nós: Nações, venham e adorem ao Senhor, pois hoje uma grande luz desceu sobre a terra. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 2,15-20
15 Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou. 16 Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura. 17 Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino. 18 Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores. 19 Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração. 20 Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes fora dito.

Credo por causa da Oitava da Natividade.

Ofertório/ Sl. 88, 12 e 15.
 Seus são os céus, seus a terra. Foi você quem lançou as bases do universo e criou o que ele contém. Seu trono é baseado na lei e na justiça.

Secreta
Santifica estas ofertas, Senhor, pelo novo nascimento de teu Filho unigênito, e nos purifica das contaminações de nossos pecados.

Prefácio à Natividade
 
Comunhão/ Salmos 97, 3.
Os confins da terra viram o Salvador enviado por nosso Deus.
(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
O Deus Todo-Poderoso, o Salvador do mundo, que nasceu hoje, nos trouxe à vida divina. Nós imploramos que Senhor nos conceda o presente da imortalidade também.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário