sexta-feira, 9 de junho de 2023

09 de junho dia dos Santos Mártires e irmãos Primo e Feliciano, confessor.

 09/06 Sexta-feira
Festa de Quarta Classe 
Paramentos Verdes
 
São Primo e São Feliciano, irmãos, nasceu em Roma, famosa por seu sangue e sua fé. Acusado pelos cristãos antes de Diocleciano e Maximiano imperadores, foram detidos e presos, mas o anjo do Senhor os livrou da prisão. Dentro de dias, por se recusarem a adorar a estátua de Hércules, cruelmente açoitado e entregou os promotores juiz, que pediu-os a obedecer os imperadores, mas, vendo que todos os seus procedimentos foram em vão, feita em separado, levando a Primo para a prisão e ficar lá Feliciano, que recomendou a ele para olhar para a velhice. "Olhe para Jesus Cristo, para isso, disse Feliciano, oitenta anos que tenho, e 30 que o Senhor brilhou-me para me dedicar a ele completamente." O juiz ordenou que ele açoitado, e depois cravá-lo em uma vara, e, trazendo Primo antes se disse que seu irmão já foi mudado, mas Primo respondeu que "ele sabia que seu irmão era firme na confissão de Cristo." Finalmente, depois de muitos mártires, foram decapitados em 09 de junho ano de nascimento do Filho de Deus, 303.
 
 
Intróito/P B. 12, 6.
Bendita seja a Santíssima Trindade e a sua unidade indivisível: glorifiquemo-la, porque fez irromper sobre nós a sua misericórdia.
Ps. ib., 1.Até quando, Senhor, você nunca vai me esquecer? Até quando você vai virar o rosto para longe de mim?
V/. Glória Patri.
Não dizemos o Gloria in excélsis.

Coleta
Deus, tu és a força daqueles que esperam em ti, sê favorável aos nossos pedidos: e já que a fraqueza do homem nada pode fazer sem ti, dá-nos o auxílio da tua graça; para que fiéis em observar seus mandamentos, possamos agradá-lo com vontade e ação.

 
Leitura da Epístola de

1. São João. 4, 8-21.
8.Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.9.Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter envia­do ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele.10.Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados.11.Caríssimos, se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros.12.Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito.13.Nisso é que conhecemos que estamos nele e ele em nós, por ele nos ter dado o seu Espírito.14.E nós vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo.15.Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus.16.Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para conosco. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele.17.Nisto é perfeito em nós o amor: que tenhamos confiança no dia do julgamento, pois, como ele é, assim também nós o somos neste mundo.18.No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor.19.Mas amamos, porque Deus nos amou primeiro.20.Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê.21.Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus, ame também a seu irmão.
 
Graduale. Ps. 40, 5 et 2.
Eu disse: Senhor, tem piedade de mim: cura minha alma, porque pequei contra ti.V/. Bem-aventurado aquele que compreende o necessitado e o pobre: ​​o Senhor o livrará no dia mau.

Aleluia, aleluia.V/PS.5,2 
Senhor, dá ouvidos às minhas palavras: entende o meu clamor. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho 

São Lucas. 6, 36-42.
36.Mas já vos disse: Vós me vedes e não credes...37.Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim não o lançarei fora.38.Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.39.Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia.40.Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”.41.Murmuravam então dele os judeus, porque dissera: “Eu sou o pão que desceu do céu”.42.E perguntavam: “Porventura não é ele Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu?”.
 
Ofertório/ Ps. 5, 3-4.
Esteja atento à voz da minha oração, meu rei e meu Deus; pois eu orarei a ti, Senhor.
 
Secreta
Nossas hóstias são oferecidas a você, receba-as favoravelmente, Senhor: e que elas nos sirvam para obter ajuda perpétua.
Prefácio Comum.

Comunhão/Salmo,9, 2-3.
Contarei todas as tuas maravilhas; em ti me alegrarei e me alegrarei; cantarei o teu nome, ó Altíssimo.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Somos alimentados, Senhor, com tão grandes bênçãos: fazei, nós vos imploramos, que aproveitemos estes salutares dons e que nunca deixemos de vos louvar.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.