quarta-feira, 21 de junho de 2023

Dia 21 de junho dia de São Luís Gonzaga, Confessor.

21/06 Quarta-feira 
Festa de Terceira Classe 
Paramentos Brancos.
 São Luís Gonzaga, S.J., (Mântua, 9 de março de 1568 — Roma, 21 de junho de 1591) foi um religioso italiano e santo da Igreja Católica.Filho de Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione e irmão do Duque de Mântua, príncipe do Sacro Império, sendo herdeiro do feudo soberano de Castiglione; seu pai gostaria que seu primogênito seguisse seus passos de soldado e comandante no exército imperial.Com apenas 5 anos de idade já marchava atrás do exército do pai, aprendendo o uso das armas com os rudes soldados. Recebeu educação esmerada e uma forte educação cristã por parte de mãe, frequentou os ambientes mais sofisticados da alta nobreza italiana.Mas aquele menino daria fama à família Gonzaga com armas totalmente diferentes e quando foi enviado a Florença na qualidade de pajem do grão-duque da Toscana, aos dez anos de idade.Luís imprimiu em sua própria vida uma direção bem definida, voltando-se à perpétua virgindade. Em sua viagem para a Espanha, onde ficou alguns anos como pajem do Infante Don Diego, filho de Filipe II, serviu-lhe para estudo da filosofia na universidade de Alcalá de Henares e a leitura de livros devotos. Após ter recebido a primeira comunhão das mãos de São Carlos Borromeu, decidiu para surpresa de todos, pela vida religiosa, entrando para a Companhia de Jesus, derrubando por terra os interesses nele depositados pelo seu pai, tendo sido eternizado na fachada da Sé Nova de Coimbra com uma estátua em sua homenagem.Luís tornou-se o modelo da pureza para todos os jovens, mesmo em meio às vaidades e tentações do seu tempo. Ele teve uma grande provação por parte do seu pai, que ao saber que desejava ser sacerdote, não só o desaconselhou, mas passou a levá-lo em festas mundanas, até que perguntou a Luís: "Ainda segue desejando ser sacerdote?" "É isto que penso noite e dia", respondeu o jovem e perseverante santo. Renunciou ao título e à herança paternas e aos catorze anos entrou no noviciado romano da Companhia de Jesus, sob a direção de São Roberto Belarmino. Esquecendo totalmente sua origem de nobreza, escolheu para si as incumbências mais humildes. São Luís Gonzaga escreveu: "Também os príncipes são pó como os pobres: talvez, cinzas mais fedidas".Algo também que marcava a espiritualidade de Luís era a pergunta que fazia a si mesmo diante de algo importante a fazer: "De que serve isto para a Eternidade?
"São Luís Gonzaga teve de ir para Roma no ano de 1590 por motivos de estudo, mas ao deparar-se com as vítimas do contagioso tifo, compadeceu-se dos que sofriam e seu envolvimento foi tanto ao ponto de pegar a doença e morrer no dia 21 de junho de 1591 (data esta que hoje se comemora o seu dia) com apenas 23 anos, em nome da caridade e pureza.São Luís Gonzaga é considerado padroeiro da juventude e dos estudantes, e seu corpo repousa na Igreja de Santo Inácio, em Roma.

Intróito/Sal. 8, 6.
O Senhor o colocou apenas um pouco abaixo dos anjos: você o coroou de glória e honra.
Sal. 148, 2 Louvai ao Senhor, todos os seus anjos: louvai-o, todos os seus poderes.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, tu distribuis os bens celestes, e reuniste no jovem e angélico Luís, uma maravilhosa inocência à prática da mortificação: faze isso confiando em seus méritos e em sua intercessão: se não temos sua pureza, pelo menos imitou sua penitência.

Leitura da Epístola do

Eclesiásticos 31,8-11
"8.Bem-aventurado o rico que foi achado sem mácula, que não correu atrás do ouro, que não colocou sua esperança no dinheiro e nos tesouros! 9.Quem é esse homem para que o felicitemos? Ele fez prodígios durante sua vida. 10.Áquele que foi tentado pelo ouro e foi encontrado perfeito, está reservada uma glória eterna: ele podia transgredir a Lei e não a violou; ele podia fazer o mal e não o fez. 11.Por isso, seus bens serão fortalecidos no Senhor, e toda a assembleia dos santos louvará suas esmolas. 
Gradual. Sal. 70, 5-6. GradualDómine, spes mea a iuventúte mea: in te confirmátus sum ex meus útero: de venez matris meæ tu es protector. Senhor, tu és minha esperança desde a minha juventude: em ti me apoiei desde o meu nascimento: desde o ventre de minha mãe você é meu protetor.
V/. Sal. 40, 13. Me autem propter innocéntiam suscepísti: et confirmásti me in conspéctu tuo in ætérnum. V/. Você me acolheu por causa de minha inocência: e você me fortaleceu para sempre em sua presença.
Aleluia, aleluia. V/. Sal. 64, 5. Beátus, quem elegísti et assumpsísti: habitábit in átriis tuis. Aleluia. Aleluia, aleluia. V/. Bem-aventurado aquele a quem escolheste e levaste contigo: habitará nos teus átrios. Aleluia.
¶ In missis votivis tempore paschali omittitur graduale, et eius loco dicitur: Durante o tempo pascal, omitimos o gradual e em seu lugar dizemos:
Aleluia, aleluia. V/. Sal. 64, 5. Beátus, quem elegísti et assumpsísti: habitábit in átriis tuis. Aleluia, aleluia. V/. Bem-aventurado aquele a quem escolheste e levaste contigo: habitará nos teus átrios.
Aleluia. V/. Sal. 70. 18. Deus, docuísti me a iuventúte mea: et usque nunc pronuntiábo mirabília tua. Aleluia. Aleluia. V/. Ó Deus, tu me ensinaste desde a minha juventude: e desde então anuncio as tuas maravilhas. Aleluia.
Post Septuagesimam autem, ommissis Allelúia et versu sequenti, dicitur tractus Beátus vir de Communi Confessoris non Pontificis . Após a Septuagesima, no entanto, o Aleluia e seu verso são omitidos e o traço Beátus vir é dito ser comum a um confessor que não é bispo .
Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 22, 29-40
"29.Respondeu-lhes Jesus: “Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus. 30.Na ressurreição, os homens não terão mulheres nem as mulheres, maridos; mas serão como os anjos de Deus no céu. 31.Quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que Deus vos disse: 32.Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó (Ex 3,6)? Ora, ele não é Deus dos mortos, mas Deus dos vivos”.* 33.E, ouvindo essa doutrina, as turbas se enchiam de grande admiração. 34.Sabendo os fariseus que Jesus reduzira ao silêncio os saduceus, reuniram-se 35.e um deles, doutor da Lei, fez-lhe esta pergunta para pô-lo à prova: 36.“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”. 37.Respondeu Jesus: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu o coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito (Dt 6,5). 38.Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39.E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18). 40.Nesses dois mandamentos se resumem toda a Lei e os Profetas”."
Ofertório/ Sal. 23, 3-4.
Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem ficará em seu lugar santo? Aquele que tem as mãos limpas e um coração puro.

Secreta
Senta-nos, Senhor, no banquete celestial, vestidos com este manto nupcial que a piedosa preparação e as lágrimas contínuas do Beato Luís adornaram com pérolas inestimáveis.

Comunhão/Sal. 77, 24-25.
Deu-lhes o pão do céu: o homem comeu o pão dos anjos.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Depois de nos ter nutrido com o pão dos Anjos, dai-nos também, Senhor, a viver de maneira angelical e seguindo o exemplo daquele que hoje honramos, permanecer sempre em ação de graças.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário