segunda-feira, 26 de abril de 2021

Comentários Eleison – por Dom Williamson Número DCCXIII (713) – (13 de março de 2021)

CAUSAS DA RUÍNA


 Então, vamos dizer e amar a verdade até o fim,

E, humildemente, sob seu jugo, estiremos nossos pescoços.

 Há duas semanas, nestes “Comentários”, um tradicionalista veterano fez alguns comentários interessantes sobre o assunto dos infiltrados, conscientes ou inconscientes, que destruíram a Igreja Católica desde dentro. Os leitores deverão lembrar-se de como ele se esforçou em vão para tentar restaurar a Tradição Católica dentro da estrutura conciliar. Ele descobriu que não era possível fazê-lo. Quando, além disso, lhe foi perguntado: "Mas como os próprios clérigos puderam cometer o suicídio da Igreja? Isso não faz sentido!”, ele ainda tinha outras coisas interessantes por dizer:

  Acho que tudo isso se resume ao amor pela Verdade ou à falta dela. Em minha opinião, aqueles que realmente amam a Verdade a encontrarão – ou lutarão até que a encontrem, e então agirão de acordo com ela. Acho que a fé entrou em colapso nos anos de 1960 e 1970, porque os católicos se tornaram muito fracos. Na missa do meio-dia em minha paróquia nos anos de 1950, praticamente ninguém comungava. Os sacerdotes vêm do povo, e o povo amoleceu. Quando as mudanças aconteceram, metade dessas pessoas as aceitou de bom grado, pois tornavam muito mais fácil viver a “Fé”, já que os não católicos não eram mais hostis; uma fé era tão boa quanto a outra, e agora podíamos todos sorrir uns para os outros, e o clero sempre guiaria o caminho! A maior parte da outra metade se juntou a seitas protestantes ou simplesmente abandonou totalmente a religião. Algumas almas corajosas, uma pequena minoria que ainda possuía aquele amor pela Fé, formaram suas próprias capelas. Sua maior inspiração foi o Arcebispo Lefebvre, o único que tinha fé para compreender que a hierarquia estava em um estado desesperador de apostasia.

 Só Deus pode julgar os corações dos homens, mas, em minha opinião, não há desculpa para aqueles que abandonaram a Fé. Talvez quase todos os que o fizeram paguem com as suas almas. Minha geração é a pior, porque nascemos e crescemos na Fé e a abandonamos porque pensamos que nos tornaria a vida mais fácil e muito menos desafiadora. As gerações seguintes, embora um pouco menos culpáveis por terem tido sua herança católica negada, ainda tinham pouca desculpa, pois todos têm o dever de viver a Verdade. Onde a fé é branda, os católicos são covardes, principalmente quando se trata do aborto. Os Bispos nem mesmo se pronunciam contrariamente a ele, por medo de perder seu status fiscal ou de ofender alguém. O senador Timothy Kaine, que mora em nossa cidade, é tão pró-aborto e pró-perversão quanto se pode ser, e ao mesmo tempo afirma que a fé católica é o que mais importa em sua vida. Ele disse tudo quando afirmou: “Eu sou um católico tipo Francisco”. Que eu saiba, o Bispo de Richmond nunca o questionou sobre o aborto, muito menos lhe negou o que se passa por sagrada comunhão, quando ele deveria tê-lo excomungado há muito tempo.

 O veterano acima está investigando o colapso geral dos católicos após o Vaticano II. Outro leitor destes “Comentários” busca, a seguir, a causa do deslizamento particular da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, que, no entanto, havia sido suscitada por Deus para resistir àquele colapso geral:

  Eu acho que é o farisaísmo. É o mesmo farisaísmo que matou Nosso Senhor que agora está matando a Igreja e a Fraternidade. A verdadeira humildade e caridade se perderam. O farisaísmo, como o dos “sepulcros caiados” do Evangelho, leva à cegueira espiritual – “Cega este povo, para que vendo, não veja, ouvindo, não ouça”... Os fariseus tinham um conhecimento perfeito das Escrituras e da Lei, mas mesmo assim mataram seu Messias. Hoje eles estão matando a Igreja, e simplesmente não conseguem ver, estão cegos...

  Na Fraternidade, acredito que havia pelo menos sacerdotes subversivos e, na cúpula, alguns líderes que sofriam de completa cegueira, mas estes não teriam chegado a lugar nenhum se a Fraternidade como um todo não tivesse caído no farisaísmo. Se tivessem seguido humildemente o seu santo Fundador, não teriam pensado que saberiam mais do que ele, nem teriam deixado de lado os pedidos de Nossa Senhora dos Rosários para a Consagração da Rússia, pensando que saberiam mais do que o próprio Deus. Tal insulto não poderia ficar impune por Ele. O castigo foi a cegueira espiritual como a dos fariseus, um castigo terrível! Deus, tem misericórdia de nós!

Kyrie eleison.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.