quinta-feira, 29 de abril de 2021

Comentários Eleison – por Dom Williamson Número DCCXVI (716) – 3 de abril de 2021

FALA SOLZHENYTSIN

Ao sofrer sob o comunismo, os russos aprenderam,

O que realmente importa, e voltaram para Deus.

Aqui está, para a Páscoa, o famoso Discurso Templeton de Alexander Solzhenytsin, resumido drasticamente. O discurso é de 1983.

Quando eu era criança, as pessoas diziam que foi o esquecimento de Deus que levou à Revolução Russa de 1917. Agora, em 1983, sou um homem, e essa frase ainda diz tudo. Ela resume todo o século XX com todos os seus crimes, começando com a Primeira Guerra Mundial, que não teria sido possível (por exemplo, a transformação de gás venenoso em arma) sem um amargor ímpio nos líderes da Europa. A Segunda Guerra Mundial também não. Os europeus estão exaustos. A paz depende dos corações fortes, não da bomba nuclear. Acostumamo-nos muito com o Apocalipse. Dostoievski disse que os grandes acontecimentos nos têm pego desprevenidos, e só depois que o mundo tiver sido possuído pelos demônios será possível salvá-lo novamente.

Enquanto isso, o Diabo está triunfando em todo o mundo. Em 1917, a fé estava extinta na classe dirigente russa, e estava ameaçada na classe trabalhadora. No entanto, houve um tempo em que a Rússia estava mergulhada no cristianismo ortodoxo. A piedade, e não o materialismo, moldava o pensamento e a personalidade das pessoas, e organizava suas vidas. Mas um cisma no século XXVII e as reformas de Pedro, o Grande, enfraqueceram a religião, e o secularismo do século XIX envenenou a classe dirigente, de modo que em 1917 a religião estava paralisada.

A revolução sempre começa com o ateísmo, diz Dostoievski, mas nunca o ateísmo foi tão malévolo como no coração do comunismo. Na década de 1920, houve uma verdadeira nuvem de mártires cristãos na Rússia, de alto a baixo da Igreja e do estado, enquanto, por exemplo, as crianças eram arrancadas de seus pais e de toda religião. Stalin favoreceu a religião apenas para reviver o patriotismo russo contra Hitler, e Brezhnev fingiu ser religioso para enganar o Ocidente; mas Krushchev demonstrou o quão profundamente a religião é odiada pelo comunismo e por todos os sucessores indignos do ensandecido Lenin. No entanto, nenhum desses perseguidores ensandecidos de Cristo esperava o que aconteceu: sob o rolo compressor comunista, a consciência russa de Deus é agora aguçada e profunda. Os tanques e os foguetes jamais destruirão o cristianismo.

No Ocidente, a religião está mais ameaçada desde dentro do que desde fora. Na Idade Média, o secularismo surgiu de dentro, mais perigoso do que tanques e foguetes. O ideal dela não voa mais alto do que a vida, a liberdade e a busca da minha própria felicidade. O bem e o mal são objetos de zombaria. Esquece-se o coração humano. Resultado: o mal está por toda parte. O Ocidente escorrega cada vez mais, perdendo sua juventude. A mídia blasfema contra Jesus e Maria. Nesse caso, que motivo tenho para não fazer o que gosto com minha liberdade? Por que não odiar minha própria sociedade, tal como ela está ensinando-me a fazer? As fraquezas do capitalismo não correspondem às fraquezas da natureza humana? Por exemplo, a busca de dinheiro ao pecado capital da avareza? O capitalismo jacta-se de estabelecer a igualdade. Mas não é uma igualdade de escravos, desprovida de valores espirituais? E isso me torna mais livre? Mas quanto mais “livre” eu sou, isso não significa que mais cegamente eu odeio? A salvação nunca pode ser pelo dinheiro ou pela abundância de bens materiais.

Sem amor, a vida e a arte perecem. No Ocidente, isso acontece voluntariamente nas mãos de homens que querem ocupar o lugar de Deus. Tanto o Oriente como o Ocidente têm se esquecido de Deus. No entanto, a chave para toda a nossa existência é a escolha diária que cada coração humano tem de fazer entre o bem e o mal. As teorias modernas que centralizam tudo na sociedade mostraram-se falidas, mas não rejeitamos suas mentiras. A menos que nos voltemos para Deus, nunca encontraremos a saída para nossos problemas. O inimigo está dentro de mim. Somos nós que nos enforcamos.

A vida humana não é mais que uma etapa no caminho para Deus. É mais do que as leis da matéria, ou seja, as ciências físicas. Em Deus vivemos e nos movemos, e temos nosso ser: Ele é o “Amor que move o sol e as outras estrelas” – Dante, verso final de toda a sua “Divina Comédia”. Esqueça os séculos XIX e XX. Devemos buscar a Deus. O chamado Iluminismo foi um completo fracasso.

Kyrie eleison.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.