sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

10 de dezembro dia de São Melquíades,Papa e Mártir.

 10/12 Sexta-feira
Feria de Terceira Classe
Paramentos Roxos 


   São Melquíades (em grego: Μελχιάδης ὁ Ἀφρικανός), também conhecido por Milcíades, Miltíades ou Melquíadas, foi papa entre 2 de julho de 311 até 10 de janeiro de 314.


             Sucessor de Santo Eusébio Melquíades era natural da África e assumiu o trono pontifício em Roma em 311, após o imperador Maxêncio ter exilado Eusébio para a Sicília. Durante seu pontificado, em outubro de 312 dC, Constantino derrotou Maxêncio e assumiu o controle de Roma. Constantino deu ao papa o Palácio Laterano, que se tornou a residência papal e sede do Governo cristão. Logo no início de 313 dC, Constantino e seu companheiro imperador Licínio chegaram a um acordo no Edito de Milão, indicando que eles iriam garantir a liberdade dos cristãos e restaurar as propriedades eclesiásticas.
           Também em 313 dC, Melquíades presidiu um Sínodo Laterano em Roma que inocentou Cecílio e condenou Donato (cisma do Donatismo)  como um cismático. Ele foi então convidado para o Concílio de Arles, mas entregou sua alma Deus antes de poder participar.
         
  O Donatismo (cujo nome advém de Donato de Casa Nigra, bispo da Numídia e posteriormente de Cartagopor volta de 332) um dos primeiros grandes movimentos cismático, esse movimento iniciou-se no período de perseguição do imperador romano Diocleciano. que afirmou que a eficácia dos sacramentos dependia do caráter moral do ministro. Em outras palavras, se um ministro envolvido em um pecado grave para batizar uma pessoa, que o batismo foi considerado inválido.Donatismo desenvolvido como resultado da perseguição dos cristãos ordenadas por Diocleciano em 303 em que toda a igreja e as escrituras cristãs foram destruídas. Outro edito proclamado em 304 ordenava os cristão queimasem incensos para os ídolos deuses do Império Romano para mas com firmesa os cristãos, recusaram. Maus cristãos entregaram textos sagrados aos seus perseguidores e ainda traiam outros cristãos entregando aos Romanos. Essas pessoas eram conhecidos como "cristãos" traditores que traíram outros cristãos.
  Na consagração do Bispo Cecílio de Cartago, em 311, Felix, um dos três bispos da Aptunga, que consagrou Ceciliano, tinha cópias da Bíblia para os perseguidores romanos. Um grupo de cerca de 70 bispos formaram um sínodo e declarou inválida a consagração do bispo. Um grande debate surgiu sobre a validade dos sacramentos (batismo, a Santa Missa, etc.)
     Após a morte de Ceciliano, Aelius Donatus o grande bispo de Cartago se tornou lider do movimento é chamado os donatistas estavam fazendo "convertidos" para sua causa e assim que surgiu a divisão dentro da Santa Igreja Católica. Eles começaram a mudar o nome de seus "convertidos", que era particularmente problemática para a Santa Igreja e foram condenado no Sínodo de Arles em 314 desde basicamente e como dito, a autoridade.
    A questão surgiu donatismo em muitos concílios ecuménicos e finalmente sofreu imperador Constantino em 316. Em cada caso, a consagração do Bispo Cecílio foi defendida. No entanto, a perseguição começou e por 350 anos, o movimento ganhou muitos convertidos incluindo igreja ortodoxa incontáveis ​​na África. Mas apologética foi conduzido por Agostinho virou o nó contra o movimento donatista que, para o próximo século, tinha morrido.
    O problema com donatismo não era ou não era a pessoa moralmente puro como a eficácia da administração do batismo e a Santa Missa não é perdido se o caráter moral do ministro é questionado ou se está demonstrado que é culpado . Em vez disso, os sacramentos são potentes, pelo que são representações visíveis de realidades espirituais. Deus está trabalhando neles e através deles e Ele não é limitado pelo status moral de quem administra exemplo abaixo.

Todos as missões feitas pelo Bispo Judas Iscariotes foram validas:Foi escolhido como um dos 12 apóstolos validadamente e pelo próprio Nosso Senhor Jesus Cristo, sendo apresentado, na listagem dos seus nomes, sempre em último lugar (Mateus 10:2-4; Marcos 3:16-19; Lucas 6:13-16). Mais tarde, ele tornou-se infiel e iníquo, conforme apresentado no Novo Testamento. Era o encarregado da bolsa do dinheiro dos apóstolos: «tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava» (João 12:6). Teria demonstrado exteriormente a sua fraqueza na cena da unção com óleo perfumado em Betânia, onde testemunhou que estava mais apegado ao dinheiro do que propriamente aos gestos concretos com que Jesus demonstrava a sua missão (João 12:1-6).

   Essa é dura realidade do Modernismo dentro da Santa Igreja Catolica infiltrada por Varios Judas que traem a cada istante pura Dotrina Tradicional Nosso Senhor Jesus. Estes"cristãos" traditores que traíram também os fiéis cristãos que defendem a sã Doutrina de Sempre.
    Rezemos ao Papa São Melquíades interceda por nós na grande e ultima luta pelo Reino de Nosso Senhor e de Maria Santíssima.


Intróito/Is 30, 30; Ps  79, 2
S.:  Povo de Sião, eis que o Senhor vai chegar; virá salvar as nações. O Senhor fará ouvir a sua voz majestosa e vossos corações se alegrarão.  Sl.:Guia ó Pastor de Israel, escutai:  vós conduzis José como um cordeiro.( Não se diz Gloria Patri no advento).

Coleta
Despertai, Senhor, os nossos corações para que preparemos o caminho do vosso Filho único, de modo que à sua chegada possamos servir-vos de alma pura. Vós, que sendo Deus convosco, vive e reina na unidade de Deus Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Epístola de São Paulo aos

Romanos 15, 4-13
Ora, tudo quanto outrora foi escrito, foi escrito para a nossa instrução, a fim de que, pela perseverança e pela consolação que dão as Escrituras, tenhamos esperança. 5 O Deus da perseverança e da consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Jesus Cristo, 6 para que, com um só coração e uma só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. 7 Por isso, acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória de Deus. 8 Pois asseguro que Cristo exerceu seu ministério entre os incircuncisos para manifestar a veracidade de Deus pela realização das promessas feitas aos patriarcas. 9 Quanto aos pagãos, eles só glorificam a Deus em razão de sua misericórdia, como está escrito: Por isso, eu vos louvarei entre as nações e cantarei louvores ao vosso nome (II Sm 22,50; Sl 17,50). 10 Noutro lugar diz: Alegrai-vos, nações, com o seu povo (Dt 32,43). 11 E ainda diz: Louvai ao Senhor, nações todas, e glorificai-o, todos os povos (Sl 116,1)! 12 Isaías também diz: Da raiz de Jessé surgirá um rebento que governará as nações; nele esperarão as nações (Is 11,10). 13 O Deus da esperança vos encha de toda a alegria e de toda a paz na vossa fé, para que pela virtude do Espírito Santo transbordeis de esperança! 

Gradual/ Sl. 49, 2-3 e 5
S.:  De Sião, onde em beleza resplandece, Deus se mostrará seu explendor.
V.:  Reuni-Lhe os seus Santos, os quais sobre os sacrifícios contrariam aliança com Ele.

Aleluia, aleluia/v. Sl. 121, 1.
V. Alegrei-me no que foi me dito:Iremos para casa do Senhor. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 11,2-10
Tendo João, em sua prisão, ouvido falar das obras de Cristo, mandou-lhe dizer pelos seus discípulos: 3 Sois vós aquele que deve vir, ou devemos esperar por outro? 4 Respondeu-lhes Jesus: Ide e contai a João o que ouvistes e o que vistes: 5 os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, o Evangelho é anunciado aos pobres... 6 Bem-aventurado aquele para quem eu não for ocasião de queda! 7 Tendo eles partido, disse Jesus à multidão a respeito de João: Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8 Que fostes ver, então? Um homem vestido com roupas luxuosas? Mas os que estão revestidos de tais roupas vivem nos palácios dos reis. 9 Então por que fostes para lá? Para ver um profeta? Sim, digo-vos eu, mais que um profeta. 10 É dele que está escrito: Eis que eu envio meu mensageiro diante de ti para te preparar o caminho (Ml 3,1). 

Ofertório/ Sl. 84, 7 - 8.
– Ó Deus, voltado para nós, dar-nos-ás de novo a vida e o teu povo se alegrará em Ti. Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e dá-nos a tua salvação.
 
Secreta
Aplacai-Vos, Senhor, nós Vo-lo pedimos, com as preces e sacrifícios da nossa humildade, e já que não podemos apresentar-Vos nenhum mérito próprio, socorrei-nos Vós com a vossa proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Prefácio da Santíssima Trindade(Missal) na semana o prefacio é comum 
 
Comunhão.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)
Bar 5,5; 4, 36. – Levanta-te, Jerusalém, e pôe-te em lugar elevado, e vê a alegria que te vem do teu Deus.

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
–Saciados com alimento espiritual, humildemente Vos pedimos, Senhor, que, com a participação deste mistério, nos ensineis a desprezar as coisas terrenas e a amar as celestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.