domingo, 28 de novembro de 2021

Primeiro Domingo do Advento

28/11 Primeiro Domingo do Advento
Festa de Primeira Classe
Paramentos Roxos 

Intróito/Salmos 24, 1-3.

Para ti a explosão da minha alma, ó meu Deus! Em ti a minha confiança: para que não me envergonhe e para que os meus inimigos não riam de mim, porque quem conta com a tua vinda não ficará desapontado. Salmos Ibidem, 4 Mostra-me o teu caminho, Senhor, e ensina-me a segui-lo.( Não se diz Gloria Patri no advento).

Coleta
Manifestai, Senhor, o vosso poder e vinde para que, pela vossa proteção, mereçamos ser livres dos perigos iminentes de nossos pecados e, com vosso auxílio, alcancemos a salvação. Vós que viveis e reinais.

No domingo não se faz nenhuma comemoração.
 

Epístola de São Paulo aos

Romanos 13, 11-14
11 Isso é tanto mais importante porque sabeis em que tempo vivemos. Já é hora de despertardes do sono. A salvação está mais perto do que quando abraçamos a fé. 12 A noite vai adiantada, e o dia vem chegando. Despojemo-nos das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. 13 Comportemo-nos honestamente, como em pleno dia: nada de orgias, nada de bebedeira; nada de desonestidades nem dissoluções; nada de contendas, nada de ciúmes. 14 Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não façais caso da carne nem lhe satisfaçais aos apetites.  

Gradual/ Sl. 24, 3 e 4
Todos os que esperam em Vós, Senhor, não serão confundidos. V.Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, e ensinai-me as vossas veredas.
 
Aleluia, aleluia/v. Sl. 84, 8.
V. Mostrai, Senhor, a vossa misericórdia, e concedei-nos a vossa salvação. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho segundo  

São Lucas 21, 25-33
25 Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas. 26 Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas. 27 Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade. 28 Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação. 29 Acrescentou ainda esta comparação: Olhai para a figueira e para as demais árvores. 30 Quando elas lançam os brotos, vós julgais que está perto o verão. 31 Assim também, quando virdes que vão sucedendo estas coisas, sabereis que está perto o Reino de Deus. 32 Em verdade vos declaro: não passará esta geração sem que tudo isto se cumpra. 33 Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.

Ofertório/ Sl. 24,1 - 3
Para Ti, Senhor, levantei a minha alma: Meu Deus, em Ti confio, que eu me não sinta envergonhado nem riam de mim os meus inimigos. Pois todos os que esperam em Ti não serão confundidos.
 
Secreta
 Fazei, Senhor, que purificados pela poderosa virtude destes dons sagrados, alcancemos, mais puros, a fonte destes mesmos dons. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Prefácio da Santíssima Trindade(Missal) na semana o prefacio é comum 
 
Comunhão.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)
Sl.84, 13. – O Senhor dará a sua benignidade e a  nossa terra dará o seu fruto.

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
 
Depois da comunhão. 
– Possamos nós, Senhor, receber a vossa misericórdia no vosso templo, para podermos preceder com as devidas homenagens as próximas solenidades da nossa redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário